Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Pretendo construir um anexo no fundo do meu terreno numa cidade. Todos os vizinhos têm um anexo semelhante nessa parte do lote, mas já com muitos anos, o meu será feito agora, novo. Pensou- se numa área de 12 a 15 metros quadrados, de ponta a ponta do terreno, a encostar aos muros de meação e às laterais dos outros anexos, com autorização dos vizinhos e sem encostar à via pública. Seria essencialmente para arrumos de apoio ao jardim. Fui à Camara Municipal onde soube que a partir dos 10 metros quadrados é preciso pedir licença. Fui falar com um arquitecto que me deu um orçamento de 1750 euros, sem contar com o estudo de estabilidade. Dizem que se trata de um licenciamento simplificado mas necessito de:
    - levantamento topografico
    -desenho spor técnico à escala
    -estudo de estabilidade de estruturas
    -director de fiscalização de obra
    Etc etc...
    Ora estamos a falar de pelo menos duas especialidades ( Arquitectura e engenharia?) já para nao falar dos custos da obra propriamente dita. Gastar mais de 2000 num projecto para um simples anexo parece- me surreal. Será que toda a gente passa por isto? Ou constroem ilegalmente? Eu quero fazer a coisa "às direitas" mas quero ter a certeza que não estou a desperdiçar dinheiro.
    Obrigada por todas as experiencias e opinioes que possam dar.
  2.  # 2

    Acho que consegue o serviço completo por menos de 2000€, já com IVA ( Lev. Top, arq. e todas as especialidades necessárias)... Mas depende do complicometro da câmara... deslocações, e da facilidade em obter os dados da edificação existente...
    Direcção de Fiscalização de obra.. para 20m2, uns 250€ deve chegar.

    Se não está contente com o orçamento recebido, deve pedir mais cotações... Se calhar tem uma surpresa e com metade faz a festa.
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
    • RCF
    • 25 setembro 2017

     # 3

    Colocado por: Anton2Será que toda a gente passa por isto? Ou constroem ilegalmente?
    creio que muitos construirão ilegalmente... mas, tem riscos.

    Colocado por: Anton2Eu quero fazer a coisa "às direitas"
    Construa com área de apenas até 10m2... ou então, abra os cordões à bolsa. Eu tentaria encaixar nos 10 m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
  3.  # 4

    Obrigada pelos comentários. 10 metros seria uma possibilidade, mas depois não dá para alinhar com o resto dos anexos vizinhos, oque acaba por ficar pior esteticamente...quais são os riscos, embargarem a obra e coima? Já tive um arquitecto conhecido a dizer para iniciar obra e entrar depois com os papéis, mas tenho receio que isso chateie logo os fiscais da câmara!
    • RCF
    • 25 setembro 2017

     # 5

    Colocado por: Anton2quais são os riscos, embargarem a obra e coima?

    Sim. E depois, terá sempre de licenciar (ou demolir).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
  4.  # 6

    Se a capacidade construtiva do lote estive esgotada não vale a pena gastar dinheiro com projectos, porque a câmara não os vai aprovar.
    Se todos os vizinhos já tem o anexo feito, o melhor é começar as obras e esquecer os projectos.
    Concordam com este comentário: Anton2
  5.  # 7

    Já está tudo "cheio como um ovo" no interior do quarteirão...para além dos anexos referidos das casas geminadas existem pequenas construções claramente ilegais, onde moram pessoas. Eu tenho o empreiteiro que fez a renovação da casa pronto para arrancar com o anexo, mas queria primeiro esclarecer bem o licenciamento, que não me parece de todo "simplificado" nem rápido.
  6.  # 8

    Embora não seja consensual, poderá eventualmente prescindir da fiscalização. Há Câmaras que interpretam a lei como sendo apenas obrigatória em obras públicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
    • ik
    • 26 setembro 2017

     # 9

    Colocado por: PicaretaSe a capacidade construtiva do lote estive esgotada não vale a pena gastar dinheiro com projectos, porque a câmara não os vai aprovar.
    Se todos os vizinhos já tem o anexo feito, o melhor é começar as obras e esquecer os projectos.
    Concordam com este comentário:Anton2


    É raro ver o Picareta a falar tão bem :)

    Faça isso nas calmas, o mais certo é estarem todos ilegais e ninguém vai atirar "pedras"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
 
0.0138 seg. NEW