Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Em tempos adquiri um terreno que coloquei em nome dos meus dois filhos. O terreno era na sua maioria agrícola, mas tinha uma parte na REN. Tem um total de cerca de 1,3 ha, composto por 2 artigos. Na altura era permitido construir duas vivendas independentes, onde os meus filhos mais tarde poderiam construir, ficando a viver próximo de mim.

    Em má hora fiz aquele investimento das minhas poupanças, visto que pouco depois saiu um novo PDM.

    Fui saber se algo tinha mudado, e para minha surpresa o técnico da Camara Municipal informou-me que já lá não podia construir qualquer vivenda, a menos que dispusesse de 4 ha... coisa que obviamente não tinha. Contudo, como havia interesse em activar o turismo na zona, deixavam construir uma unidade turística de cerca de 480 m2, desde que tivesse pelo menos 10 quartos. Fiquei aborrecido, mas não podia fazer nada.
    Uma vez que não tinha qualquer possibilidade de construir a tal unidade com 10 quartos, para o terreno não ficar a dar batatas...pensei que mais tarde os rapazes venderiam aquilo e recuperariam o dinheiro investido.

    No mês passado soube, por acaso, que vai sair uma nova lei, de alteração ao POC, que define novos limites da reserva costeira (500m da arriba?) e, essa nova linha incluia o meu terreno todo. Só estavam à espera das eleições autárquicas para ser publicada a nova legislação.

    Fui à CM e confirmei: - tinha um mês para apresentar na CM um estudo prévio, que eles ainda poderiam aprovar, já não com os 500 m2 mas agora com 350 m2 , (e nem percebi bem o porquê da mudança de critérios). Se o não fizesse jamais lá construiria o que quer que fosse, o terreno a partir daí serviria apenas para batatas, pois ficaria todo ele incluído na reserva costeira.

    Contactei um arquitecto, meu vizinho, para fazer rapidamente um estudo prévio, pensando que poderia depois vender o terreno com um projecto aprovado, para alguem que quisesse construir a unidade turistica. Ele tem estado a tentar meter o Rossio na Rua da Betesga, e disse-me que em 350 m2 não seria possível apresentar uma unidade com 10 quartos, e tudo o mais que a lei exige para aprovar a unidade turistica. . Disse-me que tentasse comprar mais um bocado de terra senão nada feito. Fui aos vizinhos, e consegui que um me vendesse uma tira de terreno que fica ao lado. Dei mais 16.000 Euros, que nem sei se vou alguma vez recuperar...
    Tenho andado aflito, tenho de meter o estudo prévio na CM até ao fim do mês, senão o projecto tem fortes possibilidades de já não ser aceite. Depois, ainda tenho outra preocupação: se depois de aprovado, não vender aquilo num certo prazo de tempo, o projecto perde a validade e perco tudo.

    Que confusão! Não há nenhum respeito pelo dinheiro que amealhamos ao longo da vida. Como é que nos tratam assim?

    E, já agora uma outra questão.

    Será que depois de ter o estudo prévio aprovado o posso colocar aqui, para o avaliarem?
    Ou por não ser habitacional, é complicado?
  2.  # 2

    Pois as Câmaras poêm e dispôem...
    O jogos dos PDM

    Na minha opinião trocava de arquiteto. 350 m2 acho que dão para meter 10 quartos. Se por esperiência 4 ficaram em 165 m2.

    Tem a certeza que vai conseguir vender o projecto bem?
  3.  # 3

    Em portugal para os organismos que nos "governam" apenas existe o objectivo de sacar sacar e sacar ao maximo o contribuinte!

    Essa porcaria dava uma bela reportagem no sexta às 9 da rtp!

    Como raio é que vais num mês preparar isso tudo antes de a lei voltar a mudar?!
    Isto é incrivel e revolta-me ler estas porcarias........
    Malucos os que veêm de fora investir num país em que as regras mudam consoante as cores politicas
    Concordam com este comentário: Paramonte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F.zenha
  4.  # 4

    Colocado por: ParamonteNa minha opinião trocava de arquiteto. 350 m2 acho que dão para meter 10 quartos. Se por esperiência 4 ficaram em 165 m2.


    o problema não é os quartos, é tudo o resto que é preciso construir para dar apoio aos 10 quartos.

    repare se colocar em 20m2, um quarto com um wc individual, logo ai vão 200m2. os outros 150m2 parece muito, mas para cozinha, copa, recepção, wc's para utentes, wc's com acessebildides, wc's para funcionários, etc etc etc e o espaço começa a ser curtinho.

    eu já não tinha dado os 16.000€ pela tira de terreno adicional.
    Concordam com este comentário: HenDua
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F.zenha
  5.  # 5

    "onde os meus filhos mais tarde poderiam construir, ficando a viver próximo de mim".

    A vida dá tantas voltas que é cada vez mais difícil entender este tipo de investimentos.
    Concordam com este comentário: F.zenha
  6.  # 6

    eu já não tinha dado os 16.000€ pela tira de terreno adicional.

    Tinha outra solução? Eu comprei aquele terreno há mais de 10 anos por 120K e agora não tinha outro remédio.
    Ainda nem sequer fiz a escritura com o meu vizinho, só contrato de promessa. Mas dei a minha palavra.

    A vida dá tantas voltas que é cada vez mais difícil entender este tipo de investimentos.


    Acha que é fácil adivinhar?
    Terrenos costumam ser bons investimentos. Mas neste país nada é certo, cada um que se vire.
    Se eu tivesse investido noutra coisa podia ter perdido tudo na mesma.
  7.  # 7

    Portanto, para salvaguardar os 120, meteu mais 16 e ainda assim não tem garantias nenhumas.
    A solução era não investir mais nada, tentar vender o que tinha ou ver o que o futuro trará.

    Compreendo que tudo isto é uma filha da putice. Anda um gajo a trabalhar e amealhar algum e depois acontecem estas ****.
    Mas receio que em vez de 120 empatados, fique com 136k mais o dinheiro do projecto etc.
    Concordam com este comentário: F.zenha
  8.  # 8

    Colocado por: HenDuaMas receio que em vez de 120 empatados, fique com 136k mais o dinheiro do projecto etc.


    e se não vender, nem iniciar as obras a licença caduca e lá se vai tudo.

    Colocado por: F.zenhaTerrenos costumam ser bons investimentos.


    para investir é preciso saber da area onde se investe, um terreno numa zona urbana consolidada, pode ser um bom investimento. um terreno a 500m de uma arriba, ou é para construir logo ou é melhor estar quieto.

    Colocado por: F.zenhaSe eu tivesse investido noutra coisa podia ter perdido tudo na mesma.


    é verdade, se tivesse investido no BES, se calhar o amargo era igual
    Concordam com este comentário: HenDua, mhpinto, F.zenha
  9.  # 9

    para investir é preciso saber da area onde se investe, um terreno numa zona urbana consolidada, pode ser um bom investimento. um terreno a 500m de uma arriba, ou é para construir logo ou é melhor estar quieto.

    Eu não andei a medir isso, da distância à arriba. Nem sequer se falava dessas coisas. É junto da aldeia e as casas chegam mesmo ao lado. Há 10 anos dava duas vivendas, que eu informe-me na CM antes de comprar. Só que as regras foram sempre mudando, e agora deram-me o xeque mate. Os investimentos de terrenos são uma sorte para alguns e para outros é isto. O estado não quer saber. Corta sempre, por onde quer e lhe apetece
  10.  # 10

    F. zenha, na minha aldeia, que é no interior, aconteceu a mesma coisa. à uns anos todos os terrenos, que não eram urbanos, mas que não estivessem na RAN ou na REN, se tivesse x metros de confrontação com uma estrada (nem alcatroada tinha que estar) e água e luz a x metros, podia construir uma habitação. Depois lembraram-se, mudaram as coisas, e agora o terreno tem que ter pelo menos 4hectares. Está a ver numa aldeia do interior, terrenos com 4 hectares. isso só as propriedades alentejanas.

    temos agora na aldeia, ruas alcatroadas, com luz, com água, só não tem saneamento básico, pq falta construírem uma etar, assim que for construída até saneamento básico têm. Em que existem terrenos com casas e terrenos sem casa, em que não se pode construir.
    Concordam com este comentário: Itsme
  11.  # 11

    Na minha humilde opinião, o F.zenha cometeu vários erros e está a cometer mais uns quantos.

    Primeiro, descurou o facto de que muitos filhos, pelas mais diversas razões, acabam por se fixar noutras zonas. Mas esta ainda é o menos. Depois, fica a ideia de que investiu todas ou boa parte das suas poupanças num único bem, algo que contraria um princípio básico do investimento, que é o de diversificar ao máximo para minimizar o risco. Depois, não despachou logo o terreno mal soube que já não podia construir moradias.
    Agora, em desespero, está a procurar remediar a coisa, gastando dinheiro de forma que me parece pouco pensada.
    Duvido que essa faixa lhe dê a margem necessária para construir muito mais área.
    Depois, a probabilidade de encontrar um comprador para um projeto desses feito à pressa parece-me que deve ser muito reduzida, mas posso estar enganado.
    Ou seja, ao tentar sair do buraco está ainda a afundá-lo mais.

    Inclino-me a pensar que talvez fosse melhor ficar quietinho. Nada lhe garante que, mais cedo ou mais tarde, as regras não voltam a mudar. Basta que surja alguém mais influente com interesse em construir nessa zona. Aliás, não me surpreenderia nada se depois dessa nova imposição aparecesse alguém muito "generoso" a "safar" a malta dos terrenos onde a construção passou a ser proibida, comprando-os ao preço da chuva, e daqui por uns anitos por grande "sorte" dele as regras voltassem a mudar e já se pudesse construir.
    Procure arranjar forma de ficar de bem com o vizinho a quem prometeu comprar o terreno. Se fez CPCV, perder o sinal a favor dele já será compensação suficiente. Você perde a face mas não perde mais dinheiro. Pegue no dinheiro que não gasta dessa forma e ofereça-o aos seus filhos que lhe ficarão certamente muito gratos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F.zenha
  12.  # 12

    Colocado por: pauloagsantostemos agora na aldeia, ruas alcatroadas, com luz, com água, só não tem saneamento básico, pq falta construírem uma etar, assim que for construída até saneamento básico têm. Em que existem terrenos com casas e terrenos sem casa, em que não se pode construir.

    Eu diria que são exatamente coisas dessas que fazem os PDM ser revistos.
  13.  # 13

    Triste... malditos incompetentes que temos a gerir o país.
    Isto é tudo jogos de interesse, devia ser obrigatorio avisos ao proprietarios com antecedencia de pelo menos 1 ano que iria a ser proibido a construçao!..
    Concordam com este comentário: F.zenha, master_chief
  14.  # 14

    Procure arranjar forma de ficar de bem com o vizinho a quem prometeu comprar o terreno. Se fez CPCV, perder o sinal a favor dele já será compensação suficiente. Você perde a face mas não perde mais dinheiro. Pegue no dinheiro que não gasta dessa forma e ofereça-o aos seus filhos que lhe ficarão certamente muito gratos.


    Falei com os meus filhos e resolvemos em família seguir este caminho. E, se por qualquer motivo aquilo encravar na CM (sei lá, já não digo nada) o vizinho desfaz o negócio, porque ainda não fizemos a escritura. Está tudo combinado e ele facilitou as coisas.
    O anteprojecto (PiP) da casa com os 10 quartos vai entrar na CM, até ao fim do mês como eles aconselharam. Com o tal pedaço que estou a comprar, o arquitecto já consegue trabalhar. Depois a autorização deve sair lá mais para a frente.
    Também sei que depois terei de fazer um projecto completo, para ser aprovado com todas as especialidades. E, depois de aprovado, só tenho um ano para vender aquilo.

    E se não vender, no tal prazo de um ano?
    Aquilo pelos vistos caduca e voltamos à estaca Zero. Não sei. Tenho de pensar como vou resolver o problema.
    Será que posso começar a obra, erguer umas paredes e parar a mesma alegando falta de cacau? Nem é fingir-me de mula, é a verdade. Será que assim não se perde o direito a construir?
  15.  # 15

    Colocado por: mhpinto
    Eu diria que são exatamente coisas dessas que fazem os PDM ser revistos.


    claramente que sim, não se tivesse o processo de revisão do PDM do meu concelho ter-se iniciado à 15 anos

    e quem vai ficar à espera todo esse tempo.
  16.  # 16

    A licença de construção tem uma validade. Acabando, tem de renovar a mesma.

    Veja lá no que se vai meter... Para tentar sacar o investimento inicial, ainda vai enterra mais um tanto...
    Concordam com este comentário: mhpinto, F.zenha
    •  
      mhpinto
    • 26 setembro 2017 editado

     # 17

    Colocado por: silvacastrodevia ser obrigatorio avisos ao proprietarios com antecedencia de pelo menos 1 ano que iria a ser proibido a construçao!..

    A sério? Para quê?
    Para que o pessoal vendesse e outro ficasse com a batata quente?
    Para o pessoal se meter a correr a fazer casas quando a ideia é exatamente limitar a construção nessas zonas (a correção dos motivos não vem agora ao caso)?

    Atenção que não estou a dizer que concordo com a forma de gerir estas coisas. Acho é que não é avisando um ano antes que se resolve seja o que for.
    Para mim, isto deveria contar como expropriação. Tudo bem que o bem não é retirado, mas qualquer ação do Estado que, claramente, como neste caso, se traduza numa redução significativa do valor de um imóvel, deveria dar direito a uma indemnização.
    Concordam com este comentário: F.zenha
  17.  # 18

    Reduçao significativa??? o terreno fica a valer tostoes amigo!
    Como falado pelo Sr. F.Zenha so para batatas .... e hoje há pouco quem queira.
    Passar a batata quente?.. quem compra tem de estar ciente dos prazos, normalmente isso devia de vir em Diario da republica a mencionar que certas localidades vao ter o PDM revistos! Mesmo sendo as Camaras a gerir esse assunto.
    Concordam com este comentário: F.zenha
  18.  # 19

    A construçao era um setor onde empregava mais pessoas, se as pessoas tivessem menos limitaçoes, e se construi-se mais talvez o país ate crescesse verdadeiramente
  19.  # 20

    Aos mamarrachos que se veem aí e à quantidade de imóveis devolutos que existem, diria que as coisas não podem ser tão lineares assim.
    Concordam com este comentário: mhpinto
 
0.0218 seg. NEW