Iniciar sessão ou registar-se
    • jomel
    • 28 setembro 2017 editado

     # 1

    Viva,

    Dado que já bebi muita informação de outros tópicos deixo o tópico relativo a construção da minha moradia...

    Ponto de situação:
    - Lote comprado com 400m2 para a construção bruta até 252m2, implantação de 84m2;
    - Contratado arquitecto (vai acompanhar a obra) + contratado os projetos de especialidades;
    - Projeto está na câmara (pedido de alteração ao alvará);
    - Os projetos de especialidades:
    > em fase de submissão/submetidos nas entidades certificadoras;
    > revisão final das peças escritas (mapa de quantidades + estimativa orçamental);

    Orçamentos:
    - O Arquitecto responsável pelo projeto já avançou com orçamentos a fim de estimar custos / negociar orçamentos após escolha dos materiais com o DO:
    > orçamento de carpintarias;
    > orçamento cerâmicas + torneiras;
    > orçamento caixilharias e portões;
    > orçamento climatização;
    > orçamento de guardas, espelhos e resguardos de duche;
    > orçamento alarme/porteiro/vigilância;
    > orçamento aspiração central;

    Próximos passos:
    - Pedir orçamentos de construção (espera da revisão final as peças escritas);
    - Analise dos orçamentos de construção em conjunto com o arquitecto e visita a obras de referência;
    - Muros (pode ser uma possibilidade avançar de imediato uma vez que já tenho a pedra disponível);

    Objetivo:
    Iniciar a obra em fevereiro/março 2018 e demorar no máximo 12 a 15 meses a finalizar a mesma.

    Nota,
    O tópico será actualizado sempre que tiver informação útil para apresentar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, eei35229
      Planta_2.png
      Planta_1.png
      Planta_0.png
  1.  # 2

    Seguem algumas prespetivas:
      perspetiva_3.jpg
      perspetiva_2.jpg
      perspetiva_1.jpg
  2.  # 3

    Uma reserva de 4m3 de aguas pluviais,... Isso serve para 2 dias de rega.... tem de meter pelo menos uns 40m3, senão mais vale estar sossegado.
    Não sei qual a localização.. mas essa capacidade não é sustentável, a menos que esteja nos Açores.
    Mesmo para reutilização dessas aguas nos tanques de autoclismo... Isso eventualmente dará para 1 mês.. mas essa agua parada necessita de o minimo de tratamento. Com mais de 1mes sem chover, muito frequente em Portugal continental...

    Outro pormenor.. não temos uma única IS a cumprir a lei das acessibilidades... no piso 0 ou no piso +1.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jomel
  3.  # 4

    Boa sorte para a construção.

    Já agora, qual é o concelho em que se localiza a futura construção?
  4.  # 5

    O Norte se for do lado dos quartos opostos à suite, sem qualquer protecção às sacadas, não me parece uma boa opção.

    Edit. Nos outros dois, será pela falta de sombra. No Verão pode ser menos confortável dormir nesses quartos.
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasUma reserva de 4m3 de aguas pluviais,... Isso serve para 2 dias de rega.... tem de meter pelo menos uns 40m3, senão mais vale estar sossegado.
    Não sei qual a localização.. mas essa capacidade não é sustentável, a menos que esteja nos Açores.
    Mesmo para reutilização dessas aguas nos tanques de autoclismo... Isso eventualmente dará para 1 mês.. mas essa agua parada necessita de o minimo de tratamento. Com mais de 1mes sem chover, muito frequente em Portugal continental...

    Outro pormenor.. não temos uma única IS a cumprir a lei das acessibilidades... no piso 0 ou no piso +1.


    Viva,
    Desde já obrigado pela partilha da sua informação.

    Relativamente as observações,
    > o estudo pedido da minha parte para a reserva de aguas pluviais foi no sentido de dar suporte a rega exterior (quanto a capacidade do mesmo não estava a pensar superior a 10m3);
    > quanto ao plano das acessibilidades pode analisa-lo em detalhe no anexo.
      PlanoAcessibilidades.png
  6.  # 7

    Obrigado por mostrar essas peças do plano de acessibilidades... no entanto, não preciso desse desenhos bonitos, para saber que não cumpre o texto legislativo... no que concerne a habitação... Mas como isso é da responsabilidade do técnico autor e as câmaras agora também se excusam cada vez mais de verificar os projectos...

    No seu caso, ainda faltaria demonstrar nos desenhos bonitos a acessibilidade a ser efectuada pelas escadas, e a formalização da plataforma elevatória que deveria ser prevista ( entre o piso o e o piso +1).. sem falar no percurso exterior...

    Também não entendo o porquê de demonstrar percursos acessíveis para locais onde tal não é obrigatório... deixando por resolver onde é OBRIGATÓRIO... não me vou alongar mais.
    .. tanta circunferencia de rotação 360º.. não sei para quê... depois uma serie de parametros em incumprimento... bem sei que me estou a repetir... mas cada vez aque vejo esse desenhos, mais incoerências encontro.

    No entanto, boa sorte.
    O projecto de arquiterctura está bem apresentado.
  7.  # 8

    Colocado por: PapoilaVerdeBoa sorte para a construção.

    Já agora, qual é o concelho em que se localiza a futura construção?


    Viva,
    No concelho de Vila Nova de Gaia.
  8.  # 9

    Colocado por: 21papaleguasO Norte se for do lado dos quartos opostos à suite, sem qualquer protecção às sacadas, não me parece uma boa opção.

    Edit. Nos outros dois, será pela falta de sombra. No Verão pode ser menos confortável dormir nesses quartos.


    Viva,

    A orientação será a seguinte relativamente as plantas apresentadas.
      Orientacao.png
  9.  # 10

    epá... o Norte é para ali!!? e vai ter os quartos do piso +1 com envidraçados a norte ( sem nunca terem qq tipo de exposição solar!!!?. Eu meteria vãos complementares a Nascente e poente.....
    Concordam com este comentário: nelson__ricardo
  10.  # 11

    algo deste genero
      pl.png
  11.  # 12

    Não precisa estragar o projecto todo.. discuta isso com o seu arquitecto, há vairas maneiras de resolver. Tem de conciliar o aspecto exterior com a funcionalidade interior...e vice versa ;)
    • jomel
    • 28 setembro 2017 editado

     # 13

    Colocado por: Pedro BarradasObrigado por mostrar essas peças do plano de acessibilidades... no entanto, não preciso desse desenhos bonitos, para saber que não cumpre o texto legislativo... no que concerne a habitação... Mas como isso é da responsabilidade do técnico autor e as câmaras agora também se excusam cada vez mais de verificar os projectos...

    No seu caso, ainda faltaria demonstrar nos desenhos bonitos a acessibilidade a ser efectuada pelas escadas, e a formalização da plataforma elevatória que deveria ser prevista ( entre o piso o e o piso +1).. sem falar no percurso exterior...

    Também não entendo o porquê de demonstrar percursos acessíveis para locais onde tal não é obrigatório... deixando por resolver onde é OBRIGATÓRIO... não me vou alongar mais.
    .. tanta circunferencia de rotação 360º.. não sei para quê... depois uma serie de parametros em incumprimento... bem sei que me estou a repetir... mas cada vez aque vejo esse desenhos, mais incoerências encontro.

    No entanto, boa sorte.
    O projecto de arquiterctura está bem apresentado.


    Após reunião com o técnico da câmara não foram colocados entraves, fizeram algumas ressalvas quanto ao bidé, mas já está justificado, e a saída da escada no piso 1 que está muito em cima da porta!
    Caso seja exigido pode ser anexado à memoria descritiva.
  12.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasUma reserva de 4m3 de aguas pluviais,... Isso serve para 2 dias de rega.... tem de meter pelo menos uns 40m3, senão mais vale estar sossegado.
    Não sei qual a localização.. mas essa capacidade não é sustentável, a menos que esteja nos Açores.
    Mesmo para reutilização dessas aguas nos tanques de autoclismo... Isso eventualmente dará para 1 mês.. mas essa agua parada necessita de o minimo de tratamento. Com mais de 1mes sem chover, muito frequente em Portugal continental...

    Outro pormenor.. não temos uma única IS a cumprir a lei das acessibilidades... no piso 0 ou no piso +1.

    Onde viu os 4m3?
  13.  # 15

    Colocado por: nelson__ricardoalgo deste genero
      pl.png


    Viva,

    Obrigado pela sua informação.
    Após estudo realizado optei por no final do dia deixar entrar o sol poente que vai bater na fachada!
    Na verdade para mim os quartos só serão para dormir, foi mesmo opção minha a localização das janelas.
  14.  # 16

    Colocado por: callinasOnde viu os 4m3?

    Esta escrito na planta... sobre o deposito.
  15.  # 17

    duvido que de inverno dê algum sol nessa fachada mas são opiniões
    normalmente a norte mandam colocar os wc e casa das maquina, se é assim que quer siga em frente a casa é para sí :)
  16.  # 18

    Colocado por: jomelNa verdade para mim os quartos só serão para dormir, foi mesmo opção minha a localização das janelas.

    Uma das razões, senão a principal para optar por uma melhor disposição das janelas, dormir com conforto.
    https://www.publico.pt/2017/02/09/sociedade/noticia/portugueses-dormem-pouco-mal-e-nada-fazem-para-o-contrariar-1761393#
  17.  # 19

    Colocado por: nelson__ricardoduvido que de inverno dê algum sol nessa fachada mas são opiniões
    normalmente a norte mandam colocar os wc e casa das maquina, se é assim que quer siga em frente a casa é para sí :)


    É provável que em alguns dias do inverno fiquem sem sol. :/
    Mas também não é linear abrir janelas como sugeriu, para o lote em causa a legislação não o ia permitir.
  18.  # 20

    Colocado por: 21papaleguas
    Uma das razões, senão a principal para optar por uma melhor disposição das janelas, dormir com conforto.
    https://www.publico.pt/2017/02/09/sociedade/noticia/portugueses-dormem-pouco-mal-e-nada-fazem-para-o-contrariar-1761393#


    Ui...tópico interessante, mas é muito subjetivo a questão de dormir com conforto. Respeito a sua visão... mas tenho outros planos para contrariar essa estatística :) (por exemplo, um bom colchão e ótima companhia)
    Concordam com este comentário: toragrossa, eei35229
 
0.0223 seg. NEW