Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal!
    Comprei recentemente um apartamento a um familiar, o apartamento tem cerca de 25anos e só foi utilizado apenas 1 ano visto o meu familiar estar emigrado.
    O apartamento após os primeiros anos cedeu e ficou com uma fenda grande numa das fachadas e várias estaladelas no interior da habitação.
    Na altura o meu familiar andou atrás do empreiteiro mas este tinha-se pisgado para o Brasil por ter vendido imóveis sem escritura.
    O meio da sala tinha de abatimento quase de 4cms e se saltar sente-se o chão abanar.
    Queria reconstruir o imóvel mas gostava de saber se o mesmo está em risco e se há alguma solução?
  2.  # 2

Com esses problemas o melhor será sempre falar com um profissional que se desloque ao local e avalie os danos. Pelo que refere os danos são estruturais e algo mais grave pode não ter acontecido devido à habitação não ter tido uso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

E sendo um apartamento. é um problema concerteza transversal a todos os condóminos pelo que a solução deverá passar por decisão de assembleia de condóminos.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 4

Colocado por: KMAvrO meio da sala tinha de abatimento quase de 4cms e se saltar sente-se o chão abanar.

e mesmo assim você comprou o apartamento..... em caso de sismos são esses prédios os primeiros a cair. eu não tinha comprado esse apartamento num prédio com essas anomalias.

uma coisa é um daqueles apartamentos em prédios muito antigos com paredes em tabique e chão em madeira. salta num chão desses e o chão abanar, é uma coisa normal.

agora saltar num chão, num prédio com 25 anos, deduzo que seja em alvenaria/betão e o chão abanar, eu tinha muito medo.
  5.  # 5

Sim é verdade, mesmo assim adquiri o imóvel porque o valor que o meu familiar pedia por ele era muito, muito baixo para um T3.
    O condomínio teve problemas com duas empresas de gestão de condomínio que ficavam com o dinheiro e não faziam obras no mesmo, acabaram por pintar a fachada da frente e fugir com o resto do dinheiro acabando por ficar a fachada de trás por arranjar e ainda uma dívida à Otia de 4800€+juros de demora.
    Neste momento está um proprietário de um dos imóveis a tomar conta do condomínio sendo que se está a liquidar a dívida à Otis para posteriormente conseguirmos ter um fundo maneio para obras.
    Mas falando do caso do imóvel, ele tem quase 9metros sem uma base de apoio, não terá sido esse o erro de construção?pode ver na foto, é o primeiro andar q está em reconstrução.
      IMG_3264.JPG
  6.  # 6

isso não tem uma pastelaria mesmo na esquina da rua?
  7.  # 7

Essa questão é irrelevante.
    O que procuro saber é se há riscos estruturais, a quem me devo dirigir para saber o mesmo.
    O que a mim me foi dito foi que apenas o meu andar foi afectado é que podia ser a base deste que teria cedido, mas pergunto se será mesmo apenas isso ou se poderá haver riscos para todo o prédio?
    Cumprimentos!
    Concordam com este comentário: Diogo999
  8.  # 8

Colocado por: KMAvrEssa questão é irrelevante.

Apenas para a identificação do prédio.

Colocado por: KMAvrO que procuro saber é se há riscos estruturais, a quem me devo dirigir para saber o mesmo.

Sem ver im loco dificilmente alguém poderá opinar. Mas assim a olho o problema é mesmo a base do seu apartamento.
    Erro de calculo, erro de construção ou os dois juntos.
  9.  # 9

Colocado por: KMAvrO que procuro saber é se há riscos estruturais, a quem me devo dirigir para saber o mesmo.

Um engenheiro civil, peça uma análise/ peritagem preliminar visual... depois logo veja se há justificação pra preocupações e necessidade de ensaios mais elaborados.. em ultima análise pode pedir relatório inspeção ao LNEC, pode contactar os serviços da Câmara municipal.. Nem todas tem meios tecnicos e humanos para elaborar relatórios/ peritagens mais aprofundadas...
  10.  # 10

Um vão de 9 metros sem vigas, tem que abanar....resta saber se no projecto também não existiam vigas. Tem que arranjar uma cópia do projecto de estabilidade na câmara municipal, e pedir uma peritagem a isso
  11.  # 11

Colocado por: Picaretaresta saber se no projecto também não existiam vigas. Tem que arranjar uma cópia do projecto de estabilidade na câmara municipal, e pedir uma peritagem a isso

Era isso que ia agora acrescentar... se o projeto está devidamente calculado.. e se o que foi construído cumpre o estipulado em projecto.
  12.  # 12

Colocado por: Picaretae pedir uma peritagem a isso

Como é um problema estrutural, deverá ser o condomínio a pagar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
  13.  # 13

Esta é a parte de trás que não chegou a ser arranjada pelo condomínio e na qual se vê bem a fenda que afecta o pilar central que separa a janela da sacada da sala.
      IMG_3265.JPG
  14.  # 14

Têm ai uma boa deformada, tem sim senhor...
  15.  # 15

@PedroBarradas é quais os custos associados a tudo isso?copia de projecto e peritagem?!é que estar a suportar encargos sozinho não é fácil.
  16.  # 16

Colocado por: KMAvrEsta é a parte de trás

Conheço o prédio, mas não conheço a história.
    Mas sendo da época dos "patos bravos" era de esperar.
    Concordam com este comentário: Supporter
  17.  # 17

Colocado por: KMAvr@PedroBarradas é quais os custos associados a tudo isso?copia de projecto e peritagem?!é que estar a suportar encargos sozinho não é fácil.

Tem de pedir cotações...
    como já disseram esse tipo de patologias devem ser custeadas pelo condomínio.
    • KMAvr
    • 28 setembro 2017 editado

# 18

@zedasilva o empreiteiro na altura fugiu para o Brasil pois tinha vendido imóveis sem escritura, o meu familiar teve a sorte(e azar) de ter a escritura mas depois que surgiu o problema andou em círculos, a câmara mandava-o para o empreiteiro, o empreiteiro não se sabia dele e o advogado do meu familiar pouco conseguiu fazer.
    Como estavam emigrados e essa não era habitação permanente acabaram por se desinteressar do imóvel durante anos.
    Fartos dos encargos do mesmo decidiram vendê-lo, eu acabei por o adquirir sem saber dos problemas do condomínio(que esse parece estar a seguir bom porto).
    Mas o que me intriga é mesmo a viabilidade de alojamento da habitação pois ele arranjado dava um óptimo apartamento.
  18.  # 19

A câmara não lhe resolve nada, aliás nem tem técnicos habilitados para a peritagem.
    Fazer o condomínio pagar essas obras tb não deve ser coisa fácil.
  19.  # 20

Também conheço perfeitamente o prédio... já passei várias vezes nesse "túnel" (uffffffffffff)
    Concordam com este comentário: zedasilva

0.0219 seg. NEW