Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!

    A minha casa tem a parede Sul toda pintada com tinta de borracha! (Coisas que o mestre convenceu a minha mãe a fazer quando a casa foi arranjada!!!!!!!)

    Acontece que a parede do meu quarto ressoa no Inverno...... Vê-se a água na parede e vou lá muitas vezes limpar com um pano!!! Por mais que areje a casa, e arejo muito, as paredes exteriores ficam pretas..... Será da tinta? Será da casa não ter parede dupla? Será de ter o aquecedor ligado? (Esta última ergunta é só memso por descargo de consciência!!!!!) A casa foi muitos anos habitada pela minha avó e nunca tal aconteceu, mas também não havia a tal tinta enm o aquecedor ligado tanto tempo.....

    Que me dizem?????? Tiro a tinta????? E ficará por quanto?????? São uns 15 metros, dois andares!!!!!!!!!!!!!!
  2.  # 2

    Ana Pereira1
    Sem conhecer a arquitectura da casa e sem estar a ver o local, é complicado

    Antes de responder, você devia dar-nos mais alguns dados:
    A sua casa é uma moradia com 4 frentes? Ou é uma casa em banda?
    Não aparece condensação de humidade nos vidros das janelas?
    E a fachada Norte não tem este problema porquê? São marquises fechadas?
    E o tecto? É uma placa em betão armado debaixo de uma cobertura inclinada em telhado?

    Vou deixar para último lugar a tal hipótese de arrancar a tinta (apesar de eu ter a certeza de haver aqui quem vá dizer que esse «ressoamento» se deve ao facto de a parede «não respirar»).

    No Inverno todas as paredes exteriores, mesmo as que estão a Sul, estão frias. Se não forem duplas e não tiverem qualquer tipo de isolamento térmico, a humidade da casa migra para essas superfícies frias, onde condensa. Com a concentração da humidade, também se multiplicam os fungos que andam pelo ar (são transparentes, mas ficam negros quando morrem).

    Uma solução para esse problema é fazer uma parede "dupla" em pladur (pela interior), com isolamento térmico entre o pladur e a alvenaria. Mas sem ter mais dados, abstenho-me de dizer que seja «a» solução.
  3.  # 3

    Olá Luís!

    Aqui vão as respostas.......

    A casa é geminada e tem 60 anos!
    Também aparece condensação nas janelas, que são as originais, em madeira e vidro simples!
    Do lado Norte tem a casa geminada com a minha!
    O tecto é de cimento armado (acho que é assim que se diz; é cimento com barrinhas de ferro pelo meio, a fazer uma malha/rede, não muito grosso) e está coberto com lã de rocha colocada por nós, para ajudar no isolamento térmico! O telhado não tem placa; as telhas assentam directamente nos caibros de madeira!

    A solução de parede dupla não é possível, pela dimensão das divisões.... Não há armários embutidos, pelo que todos os quartos têm que ter guarda-vestidos e não sobra espaço em 2 dos quartos para se circular e abrir portas decentemente, se fizer a parede em pladur! Essa solução já foi estudada, mas obrigada pela sugestão!!!!
  4.  # 4

    1. isole as janelas o melhor possível (ou substitua-as por caixilhos com vidro duplo);
    2. utilize um desumidificador (o excesso de humidade dentro de casa é prejudicial à saúde).
  5.  # 5

    Pois, Luís..... eu USO desumidificador!!!!!!!!!!

    Se calhar tenho é que usar uns 4 ou 5...........o que é impensável em termos de conta da electricidade.........

    as janelas vão ser substituídas, aliás tenho um tópico no fórum sobre isso memso.........
  6.  # 6

    Ana,
    Para haver esse nível de condensação dentro de casa tem de haver produção de humidade (cozinha, banhos, actividade física,...) e paredes MUITO frias.
    No seu caso, a parede «simples» (sem qualquer isolamento térmico) não ajuda nada.

    Já agora esclareça-nos:
    - A parede a Sul, que foi pintada com tinta de borracha, foi a do lado EXTERIOR, espero?!? E do lado de dentro, que tipo de tinta aplicaram?
    - As paredes a Nascente e Poente não sofrem do mesmo, e não têm tinta "borracha" (membrana)?

    Pessoalmente, tenho uma teoria muito pessoal sobre como «encaminhar» as humidades para um determinado ponto da casa, mas depende muito da arquitectura.

    Creio que a solução para o(s) seu(s) problemas passa por colocar o sistema capotto (isolamento térmico pelo exterior).
  7.  # 7

    Realmente para resolver o problema, uma das soluções será colocar o sistema capotto, porque isso é falta de isolamento termico.
  8.  # 8

    A casa tem a estrutura de há 60 anos!

    Um rectângulo com uma porta da frente (entrada) e uma atrás para dar acesso ao quintal. Logo na entrada é a sala; a cozinha e a casa de banho ficam no meio da área dos quartos.......é tudo misturado! É claro que tem a húmidade dessas divisões.....inevitavelmente e infelizmente!!!!

    Também já soube do capoto, mas voltamos ao memso problema: só se justificaria pôr o capoto se fizessemos obras "grandes" (mudar a cozinha para o R/C, antiga cave e agora sala principal.... o que implicaria uma mudança de escadas interiores e tudo que implica tansformar uma cozinha num quarto (que aproveitariamos para fazer 2 armários embutidos para 2 dos quartos), assim como montar uma cozinha nova, excepto parte dos electrodomésticos!!!!!!) E com capoto, obras grandes e janelas xpto, mais vale fazer um esforço e fazer uma casa nova! Afinal, metade do investimento já lá está...................


    Quanto ás perguntas que faz:

    - foi do lado exterior! Do lado de dentro, quando foi pedido orçamento para arranjar a casa, o mestre afiançou que era uma tinta boa; a minha mãe, na sua ingenuidade por a pessoa ser mais ou menos conhecida acreditou!!!!! Foi pintada com tinta de interior, creio que plástica, da marca Modelo! Nas paredes exteriores, a tinta está praticamente toda aos risquinhos, como se fossem teias de aranha, e a levantar da parede..... Ou seja, fantástico! Daqui a uns tempos queremos pintar com tinta anti-fungos, para ver ao menos não é preciso lavar todos os anos e andar a passar o pano para minimizar o escuro....

    - as paredes Nasc e Poen ficam escuras, mas não com a água da parede Sul; a esquina Sul com Poente tem água, mas acho que é por "contaminação", digo eu, que não sei nada do assunto..............
  9.  # 9

    Vamos mudar as janelas para resolver a parte do ruído, mas a humidade não me parece, acho que vou memso ter que comprar outro desumidificador...........

    O R/C, que é metade abaixo do nível da terra e vem em declive até a traseira ficar ao nível de R/C, é em tijolo deitado e tem muito maior isolamento. No Inverno é bem mais quente e no Verão bem amis fresco. Mesmo com as porta-janelas a serem uma desgraça....
  10.  # 10

    O problema é de isolamento térmico, ou o coloca por dentro (parede de pladur) ou por fora (cappotto). Uma solução paliativa poderá ser, substituir o radiador para aquecimento, por um aparelho de ar condicionado que, aquecendo, também diminui bastante a humidade relativa do ar. Não se esqueça também que a ventilação da divisão em causa é muito importante.
  11.  # 11

    Sim, já pensie na possibilidade do ar condicionado....

    Quanto ao arejamneto, já está no limite..... tempo favorável, janelas abertas e no Inverno, um pouco e manhã e depois sempre que possível!

    Sei que é um problema "sem resolução" e que tem a ver com o tipo de construção...........mas pronto, faz-se oque se pode!!!!!!!!

    Muiot obrigada pelos conselhos e pela atenção de todos!
  12.  # 12

    Boas

    a parede do meu quarto ressoa no Inverno....

    A casa foi muitos anos habitada pela minha avó e nunca tal aconteceu

    O tecto é de cimento armado (acho que é assim que se diz; é cimento com barrinhas de ferro pelo meio, a fazer uma malha/rede, não muito grosso) e está coberto com lã de rocha colocada por nós, para ajudar no isolamento térmico!


    Uma interpretação possível:

    A casa sempre foi fria, com o calor a perder-se pelo tecto e parede; ao isolar o tecto foi concentrar as perdas de carga térmica apenas na parede, pelo que o vapor de água condensa todo ali. Solução? Isolar essa parede. Não tem espaço por dentro? Faça-o por fora (tem até a vantagem de não ter obras dentro de casa. E substitua as janelas.

    cumps
    José Cardoso
  13.  # 13

    Obrigado José!!!!!!!!!!
 
0.0171 seg. NEW