Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, já li alguns tópicos por aqui relacionados como o que venho pedir ajuda.
    Tenho uma moradia (fria no inverno) que tem recuperador de calor no piso de baixo e pretendia aquecer os quartos na parte superior visto que quando liga a lareira num dos quartos a parede fica bastante quente e por isto gostava de saber se é possível instalar algum tipo de distribuidor de calor e tubagens para passar para os quartos, no sótão por onde passa toda a caixa do recuperador tenho bastante espaço para instalar tubagens ou que for necessario, o maior problema penso que esteja mesmo no recuperador pelo que vi não tem nenhuma saída a não ser a do fumo e também não tem nenhum ventilador.
  2.  # 2

    Do que eu sei e falo por ter o que quer, o que tem que fazer é "construir uma caixa" devidamente isolada à volta do recuperador (provavelmente ele já está embutido numa estrutura de gesso cartonado) e daí extrair o calor com recurso a um motor próprio. Esse motor tem um termoestato que aciona o motor quando a temperatura na "caixa" atinge o valor definido.
  3.  # 3

    Sim ele já está embutido numa caixa onde também tem uma saída de ar que por sinal sai bastante quente. Mas esse motor tem de ser instalado na zona do recuperador ou pode ser colocado no sótão?
  4.  # 4

    Acho que convém estar próximo mas necessarimente fora da caixa quente. Para dentro dessa caixa vai apenas um tubo através do qual o motor puxa o calor.
  5.  # 5

    Obrigado pela dica. Vou ter que por mãos à obra. Penso que desses motores a venda no leroy quanto mais potente melhor deverá ser o resultado.
  6.  # 6

    Colocado por: clasusmas necessarimente fora da caixa quente
    só se não usar ventilador adequado.
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealvessó se não usar ventilador adequado.

    Penso que não seja boa ideia porque o motor vai ficar constantemente sujeito a altas temperaturas. Eu prefiro ter o motor fora!
  8.  # 8

    Colocado por: Pedrom92Penso que desses motores a venda no leroy quanto mais potente melhor deverá ser o resultado.

    Não tenho a certeza em relação a isso mas nessa matéria já não o posso ajudar.
  9.  # 9

    o ventilador fica melhor no sotão, se ficar dentro da hotte mesmo que faça uma divisória vai aquecer sempre,
    eu fiz uma divisória dentro da hotte e o ano passado o motor começou a parar algumas vezes,
    mas no seu caso se tem espaço no sótão avance com isso.
    se o seu recuperador não tem carter ou se o carter nao tem saídas, terá que puxar o ar quente da hotte, mas nesse caso terá que ter boas aberturas por baixo na hotte para poder entrar ar fresco e a hotte não ficar em depressão.
    mas vai ter de fazer algumas obras / abertura na laje.
    por cima da laje onde está o recuperador é logo o sótão ou tem algum quarto?
    coloque algumas fotos
  10.  # 10

    Sabem que existem motores proprios para colocar dentro da hotte para trabalhar com o ar quente?
  11.  # 11

    Por cima do recuperador tem os quartos o sótão fica por cima dos dos quartos. Onde está o recuperador tem uma entrada de lado e uma saída mais junto ao teto. Teria de fazer uma caixa por cima do recuperador?
  12.  # 12

    Ponho aqui uma foto do recuperador.Recuperador

  13.  # 13

    Colocado por: Pedrom92Ponho aqui uma foto do recuperador.Recuperador

    Falta mesmo é a foto ...
  14.  # 14

    terá de passar um tubo desde o recuperador até ao sotão (passando pelo quarto do 1 andar)
    no sotão instala o ventilador que depois envia o ar para os quartos

    coloque foto de dentro da hotte (atraves da grelha de cima)
  15.  # 15

    Tem tecto rebaixado, i.e., de gesso cartonado? Se sim, qual a altura entre a laje e o tecto?
  16.  # 16

    Não o teto e normal não é em gesso cartonado. Vou tentar por a foto que não estou a conseguir..
  17.  # 17

    Recuperador

    Grelha superior

    Dentro da grelha para cima parece estar tapado.
  18.  # 18

    Para mim talvez rebaixasse o tecto no comprimento da parede até à face do recuperador e instalava o motor aí dentro. Depois punha uns focos e até pode ser que ficasse catita.
    Caso não queira possívelmente o motor tem que ir para o sótão mas deve de gastar mais dinheiro (isto sou eu a dizer que sou um comentador).
  19.  # 19

    Rebaixar o teto não dá, o mesmo já é muito baixo. Devido na altura de construção terem subido o chão por causa da garagem.
  20.  # 20

    consegui ver se o recuperador tinha algumas saídas??
 
0.0208 seg. NEW