Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos,

    Venho pedir a vossa opinião distanciada e desinteressada em relação a um negócio que tenho em vista.

    Vivo num T2 situado no último andar de um edifício dos anos 70, apartamento este que foi completamente remodelado há um ano. Entretanto, o meu vizinho do lado comentou comigo que deseja vender o apartamento dele, com a mesma tipologia e algumas paredes-meias com o meu, e ir para a terra gozar a reforma.

    Tenho a possibilidade de comprar esse apartamento com capitais próprios, até porque a casa está de origem e o preço de venda espelha esse facto, e posso também custear sem recurso à banca as obras de modernização indispensáveis.

    O propósito é colocar o apartamento, remodelado, no mercado de arrendamento (vivo num concelho em que a oferta é inferior à procura e os preços subiram consideravelmente nos últimos dois anos) e daqui por uns 10 a 15 anos fazer obras no sentido de transformar as duas fracções num T4 espaçoso.


    Neste momento estamos muito seduzidos pelas vantagens deste negócio. Gostaríamos, por isso, de ser alertados em relação a aspectos menos positivos que possamos estar a negligenciar.

    Obrigado,

    I.
  2.  # 2

    Caro Italiano, para mim uma boa oportunidade não se perde.
    Ainda por cima se o preço é convidativo, e a compra não lhe acarreta um esforço adicional em termos económicos.
    Tem de ver é se gosta da zona onde vive, e do prédio, vizinhos, etc... Não voltará certamente a ter no futuro a mesma oportunidade de aumentar a sua casa. Mesmo que pretenda no futuro vender o T4, se está numa boa zona, é sempre dinheiro em caixa!
  3.  # 3

    O único inconveniente que vejo é que vai passar logo a pagar mais despesa: cotas de condomínio, caso façam obras no prédio passa a pagar o dobro, etc. No entanto, se conseguir que lhe paguem uma renda que cubra estes gastos e recupere pelo menos o valor das obras num curto prazo de tempo, porque não?
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 4

    Falta a pergunta chave: o preço reflete a realidade do mercado aí na zona? É que em situações dessas natural será que o vizinho tente puxar o preço para explorar o vosso interesse.
    Se o preço estiver na média ou abaixo, eu avançaria. Se tem capitais próprios, com os juros miseráveis que os bancos estão a pagar, investir em imobiliário deve ser das melhores e mais seguras opções. Ainda por cima se o apartamento está de origem, o potencial de lucro é ainda maior, pois fazendo umas obras consegue depois vender por muito mais.
    Só um alerta quanto a uma possível fusão dos apartamentos. Soube de uns detalhes de um caso em que fizeram isso e fiz umas contas por alto para um cenário de uma potencial venda futura: para compensar o investimento feito na compra e remodelação dos dois apartamentos, o apartamento ampliado ia ter de ser vendido a um preço pelo qual se arranjavam apartamentos em prédios novos e com muito melhores condições, na mesma zona.
 
0.0105 seg. NEW