Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a tentar vender a minha casa,

    O Sr da Imobiliária, veio tentar vender-me um serviço , qq coisa de certificação energética, que supostamente é obrigatório.

    Confirmam isso?
    é coisa para que preços.
    Há por aqui alguém que queira dar orçamento?
  2.  # 2

    É sim senhor.
    Pode descrever o imóvel (moradia/apartamento, área, localização, existem ou não plantas do imóvel)?
  3.  # 3

    vou ver se consigo as Plantas junto da C. M.
    até já
  4.  # 4

    Boa tarde,

    fiz alguma pesquisa no início do ano (pois vendi um apartamento que tinha), e das várias empresas que analisei, a que me pareceu ter melhores preços é a empresa ligada à Martifer (não me lembro do nome).
    Só não contratei esses serviços porque, sem me comunicar, a imobiliária decidiu tomar a iniciativa!
    Não gostei, apenas por uma questão de princípio. Afinal, o dinheiro é meu e eu é que devo tomar as decisões.
    Apesar de tudo, acho que não fiquei mal servida. 250 por um T3.
  5.  # 5

    Pois, a HomeEnergy... Referida como "a coisa", nos fóruns sobre RCCTE
  6.  # 6

    Colocado por: AugstHillPois, a HomeEnergy... Referida como "a coisa", nos fóruns sobre RCCTE

    lol
    Será porque um dos maiores responsaveis pela actual legislação ser agora um dos administradores dessa "coisa"??!!
    É que é mesmo o género de "embrulhada" a que os nossos actuais políticos nos estão a habituar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AugstHill
  7.  # 7

    Melhor que ser Director-Geral da Energia, só mesmo ex-director geral da energia.

    http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=5945

    E em que ano começou a ser obrigatório o certificado energético? Ui, ca bom

    http://www.aecops.pt/pls/daecops2/!aecops_web.show_page?action=show_news&p_sessao=&xcode=25334013
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sramimi
  8.  # 8

    O Imóvel é um T2, 12 anos, Em Odivelas - JArdim da Radial, desconheço as areas.

    Planta e Areas só daqui a 10 dias uteis ... (no coments, são só uma fotocopias)..
    • NMG
    • 30 junho 2009

     # 9

    E no meu caso, construção de moradia nova em que o projecto deu entrada em maio de 2007? dizem-me que não... a licença de construção é de 07/2008.
  9.  # 10

    Não precisa do CE para a emissão da licença de utilização, só precisa se a quiser vender
    • NMR
    • 12 agosto 2009

     # 11

    Boa tarde,
    Caso faça a venda através duma imobiliária, estas têm protocolos com empresas certificadoras em que o cliente é que beneficia...o preço através de imobiliária ronda os 200€ e é obrigatório. Se pedirem mais, estão a meter dinheiro ao bolso.
    Cumprimentos,
  10.  # 12

    Colocado por: Nuno RibeiroBoa tarde,
    Caso faça a venda através duma imobiliária, estas têm protocolos com empresas certificadoras em que o cliente é que beneficia...o preço através de imobiliária ronda os 200€ e é obrigatório. Se pedirem mais, estão a meter dinheiro ao bolso.
    Cumprimentos,


    Se esse certificado é feito ao quilo, como acontece com muitas dessas empresas certificadoras, o cliente pode não beneficiar lá muito.
  11.  # 13

    Colocado por: Nuno RibeiroBoa tarde,
    Caso faça a venda através duma imobiliária, estas têm protocolos com empresas certificadoras em que o cliente é que beneficia...o preço através de imobiliária ronda os 200€ e é obrigatório. Se pedirem mais, estão a meter dinheiro ao bolso.
    Cumprimentos,


    Ainda bem que temos as imobiliárias para nos ajudar... É só beneficios para o cliente....
    http://certificado-energetico.blogspot.com/

    Mais meio ano e custam 95€ (50€ + 45€ para financiar a Adene), considerando a quantidade de "peritos" que já existe.
    Hehehe
    • NMR
    • 13 agosto 2009

     # 14

    Bom dia, não culpem as imobiliárias pelas "borradas" do governo, e os certificados são mesmo feitos ao quilo, os técnicos não fazem o que deviam fazer, mas quem se sentir prejudicado que se queixe...em relação aos benefícios para o cliente, ainda bem que existem sempre os velhos do restelo, pois fazem parte da cultura portuguesa. Aproveitem enquanto o mercado imobiliário está como está, porque quando a transacção de imóveis só puder ser efectuada por profissionais vão lá todos pedinchar...
    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 13 agosto 2009

     # 15

    Colocado por: Nuno Ribeiroporque quando a transacção de imóveis só puder ser efectuada por profissionais vão lá todos pedinchar...

    Sabe alguma coisa em concreto que lhe indicie isso?
  12.  # 16

    Colocado por: Nuno RibeiroBom dia, não culpem as imobiliárias pelas "borradas" do governo, e os certificados são mesmo feitos ao quilo, os técnicos não fazem o que deviam fazer, mas quem se sentir prejudicado que se queixe...em relação aos benefícios para o cliente, ainda bem que existem sempre os velhos do restelo, pois fazem parte da cultura portuguesa.
    Cumprimentos

    Ninguem culpou (acho eu), quanto ao "beneficio" dos 200€, coloquei-lhe um link duma empresa que faz a +-150€. Com beneficios destes...

    Colocado por: Nuno RibeiroAproveitem enquanto o mercado imobiliário está como está, porque quando a transacção de imóveis só puder ser efectuada por profissionais vão lá todos pedinchar...
    Cumprimentos

    Não me parece que isso alguma vez vá acontecer, nem tinha lógica, eu pelo menos não a vejo...
    • NMR
    • 17 agosto 2009

     # 17

    Tem toda a lógica...evitam-se as trafulhices do costume (fugas aos impostos), evitam-se os clientes enganados por construtores sem escrupulos, evita-se muita coisa...e tudo caminha nesse sentido. Basta irem vendo os sinais.
    Cumprimentos
  13.  # 18

    Colocado por: Nuno RibeiroTem toda a lógica...evitam-se as trafulhices do costume (fugas aos impostos)...

    Sim, sim... Aliás, as imobiliárias nem fazem nada disso. Nunca vi uma imobiliária a fugir aos impostos, portanto é certo que esse problema fica resolvido.

    evitam-se os clientes enganados por construtores sem escrupulos...

    Portanto as imobiliárias vão fazer uma espécie de "certificação" do que vendem, responsabilizando-se elas próprias pelos problemas? Se for assim até acredito nesta frase. Como duvido muito que isso venha a acontecer, não estou a ver como é que os clientes ficam protegidos das "trafulhices".

    ...e tudo caminha nesse sentido. Basta irem vendo os sinais.Cumprimentos

    Ajude-me lá neste ponto. Quais sinais?

    A transacção ser efectuada exclusivamente por profissionais (imobiliárias ??) só terá lógica se existir para o cidadão, uma qualquer mais-valia, em termos de qualidade ou responsabilidade, é essa mais valia que eu não vejo.

    As imobiliárias fornecem um serviço ao vendedor, isto é publicitam-lhe a casa e assistem-no no negócio da venda, e cobram esse serviço!
    Para o comprador e na minha opinião, não trazem nenhuma mais-valia.
    • NMR
    • 17 agosto 2009

     # 19

    Acha que não trazem mais valia? Quanto tempo perde um comprador com papeladas e burocracias? Qual o spread que um comprador individualmente consegue e qual o spread que a imobiliária lhe consegue? Quem faz a análise e consegue o crédito que melhor se adequa ao comprador? No seu caso não sei, mas para mim e para muita gente, tempo é dinheiro.
    Em relação à fiscalização, está a ser implementada...todas as transacções são comunicadas, tudo ao mais infímo pormenor, o que não se passa em negócios entre particulares. Pense um pouco e veja se não se caminha para uma profissionalização total do mercado imobiliário.
    Cumprimentos
  14.  # 20

    Colocado por: Nuno RibeiroAcha que não trazem mais valia? Quanto tempo perde um comprador com papeladas e burocracias?

    Como comprador não perde tempo nenhum, isso é um bicho papão que gostam de enfiar nas pessoas. Os bancos tratam de tudo por um valor irrisório quando comparado com as imobiliárias, actualmente alguns bancos até oferecem esses serviços... Pronto, ok, é preciso ir ao banco 2 ou 3 vezes.

    Qual o spread que um comprador individualmente consegue e qual o spread que a imobiliária lhe consegue?

    Vão ao banco... procurem... esforçem-se também não é assim tão dificil.

    Quem faz a análise e consegue o crédito que melhor se adequa ao comprador?

    Quem vê estes posts até parece que as imobiliárias conseguem coisas extraordinárias e fazem análises profundas do perfil do comprador e da instituição de crédito, conseguem basicamente o que qualquer pessoa com vontade e algum jeito para negociar também consegue.... Se ganha x e pede y e a casa vale z, a taxa de esforço é n e a relação financiamento/garantia e ...blablabla..., entra tudo nas tabelas, mandam "lá para baixo" (entenda-se Lisboa) e o crédito à habitação vem aprovado. Actualmente as agências têm margens de negociação e autonomia mínimas, em créditos à habitação a particulares.

    No seu caso não sei, mas para mim e para muita gente, tempo é dinheiro.

    No meu caso, não. Não ganho assim tanto, logo prefiro perder o meu tempo do que pagar. Aliás essa máxima do "tempo é dinheiro" só se deve aplicar a 3 ou 4 % da população portuguesa, os outros todos sinceramente não devem ganhar assim tanto que o justifique. Repare que se voce me levar 500 euros para me tratar dos papeis, então meto 3 dias de férias, trato eu de tudo e ainda ganho dinheiro (ou melhor, não gasto tanto...).

    Em relação à fiscalização, está a ser implementada...todas as transacções são comunicadas, tudo ao mais infímo pormenor, o que não se passa em negócios entre particulares. Pense um pouco e veja se não se caminha para uma profissionalização total do mercado imobiliário.

    Isso é por causa do fisco... não tem nada a ver com o imobiliário em si, o estado quer é os impostos e é claro que também se passa nos negócios entre particulares. Além disso da profissionalização à exclusividade vai um passo de gigante, que sinceramente não creio que ocorra. Aliás estas coisas todas tipo casa pronta e empresa na hora, tudo feito pela net, conduz precisamente no sentido oposto. Uma espécie de faça-voçe-mesmo.

    Cumprimentos
 
0.0218 seg. NEW