Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    O assunto refere o imóvel de morada de família.

    O imóvel em questão têm uma divida ao banco quase na totalidade, no entanto o meu ex-marido diz que cede a parte dele á filha , e que para isso quer que eu coloque a casa em nome da nossa filha , ainda menor.
    Uma vez que o empréstimo está quase pela totalidade, porque é que parece que ele está a dar algo á nossa filha ?

    A casa têm estado arrendada para pagar a prestação ao banco . Quando não está alugada , pagamos os dois 50/50.

    Estou com sérias dúvidas , se ,ao ceder e colocar a casa em nome da filha , isso um dia mais tarde não irá trazer problemas entre nós duas , uma vez que a vida dá muitas voltas .
    Como posso beneficiá-la sem deixar de salvaguardar também o meu direito a um teto no futuro ?
    Legalmente , qual a melhor opção ?
    Grata
    Isabel
    • RCF
    • 2 outubro 2017 editado

     # 2

    Colocado por: Sara LudovicoUma vez que o empréstimo está quase pela totalidade, porque é que parece que ele está a dar algo á nossa filha ?

    Esse algo seria, também, uma dívida. Pois, se a casa não está paga, sobre ela pende uma dívida.
    No entanto, eu digo "seria", porque não creio que tal seja possível, pois duvido muito que o Banco, que tem a hipoteca da casa, aceite esse negócio. O Banco fez-vos o empréstimo a vocês e, em princípio, terá hipotecado a casa. Por isso, vocês apenas conseguem vender a casa (ou alterar a propriedade) com a aprovação do Banco, que só deverá aprovar com a liquidação/pagamento do empréstimo. Comecem por aí e perguntem ao Banco se isso é possível.
  2.  # 3

    Muito obrigado.

    A mim também me parece ser assim.
  3.  # 4

    O seu ex pode pode querer dar a parte dele á filha...

    Mas estando a casa ainda hipotecada ao banco, cabe ao banco decidir se aceita isso ou não, pois na verdade , para o banco, as garantias do empréstimo são dadas por vocês os dois (e fiadores, se existirem), ou seja se deixarem de pagar as pretações, são os vossos bens que vão responder...

    No fundo parece que o seu marido está a pedir para ser exonerado do empréstimo a favor da filha, assumindo que alguém irá continuar a pagar o empréstimo a 100%

    No entanto existe um aspecto que deve ser considerado, se o seu marido tiver filhos de relacionmento posteriores, eles serão chamados à herança dessa casa, se ele for ainda co-proprietário.
 
0.0099 seg. NEW