Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Deve contratar esses serviços a outrem. É mais em conta conciliar a CSO com a DFO na mesma pessoa / empresa.
    Estes serviços são extra projecto. Referem se à fase em obra.
  2.  # 22

Colocado por: NdtsQuem executa a fiscalizacao de obra? E a coordenacão de segurança em obra? E jà agora quem contrata?
    É o dono de obra? Ou neste caso o arquitecto e restante equipa que pode mencionar alguem para o efeito?

Sim é o Dono da Obra.
    Pode estar bem assessorado...
    Mas se contratar na altura do projecto já fica com uma grande ajuda.
    Não queira nada do gabinete... O ideal é ser independente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ndts
  3.  # 23

Colocado por: zinna

Sim é o Dono da Obra.
    Pode estar bem assessorado...
    Mas se contratar na altura do projecto já fica com uma grande ajuda.
    Não queira nada do gabinete... O ideal é ser independente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ndts

O fiscal de a minha obra,vai ser u engenheiro do gabinete,não acha bem?
  4.  # 24

Tive alguns contratempos com o meu projecto, a minha sorte foi ter contratado um caderno encargos, que fui falando e posteriormente a fiscalização.... Já ganhei o dinheiro da fiscalização
    Você acha que ele se vir alguma coisa mal... Lhe vai dizer.?
    O Eng. Do gabinete não é o responsável pelo projecto?
    Se for não pode ser o seu fiscal legalmente.
  5.  # 25

Colocado por: NdtsPedro Barradas pela sua experiencia esse mapa de quantidades devera ser feita pelo arquitecto, porque não pelo proprio construtor? Qual sera a diferenca se for tudo acordado com o cliente?

Não vá nessa lengalenga dos empreiteiros eles querem fazer é como lhes dá mais jeito e depois no final não consegue comparar nenhum orçamento. Claro que sugestões e alternativas são sempre bem vindas, mas seguindo uma linha de pensamento comum.

Se me permitem este aparte, mapas de quantidades são para ser realizados por engenheiros não por arquitetos. Excepto como é óbvio a decisão dos materiais e acabamentos cuja a listagem deve ser feita pela componente de arquitetura. É como as fiscalizações. Eu sou da opinião que cada "macaco no seu galho" e tal como os engenheiros não se devem meter nas decisões estéticas porque têm uma mentalidade mais "quadrada" o inverso devia suceder-se na componente técnica.

Relativamente a questão inicial do tópico um projecto de execução/licenciamento para o estilo de moradia que apresenta não ultrapassa os 10.000€ já com iva
  6.  # 26

Colocado por: zinna
    O Eng. Do gabinete não é o responsável pelo projecto?
    Se for não pode ser o seu fiscal legalmente.

Porque?
  7.  # 27

Colocado por: davidsptSe me permitem este aparte, mapas de quantidades são para ser realizados por engenheiros não por arquitetos.

A questão não se põe assim, até porque as coisas não funcionam assim.... o mapa deverá ser executado por todos os projectistas e conciliado por um técnico... É importante que esse técnico tenha capacidade técnica para tal.. Este tanto pode ser arquitecto, engenheiro ou o tecnico especializado para o efeito, que é o Medidor-orçamentista ;)

Aqui no Gabinete, sou eu (arquitecto) que concilia e elabora o documento final agregador... Fiz questão de ao longo dos anos me informar sobre o assunto... Visto a quantidade de concursos públicos que temos concorrido...
    Retifico muitos erros e omissões da engenharia ( fora as que me escapam), não tenha dúvida... Também lhe digo Mapas de quantidades não é para todos, há que ser rigoroso e dominar o panorama geral de toda a obra... o quantitativo, o qualitativo, o tecnologico... e sem esquecer o custo final das soluções escolhidas.
    • Ndts
    • 6 outubro 2017

# 28

Para quem està de fora deste negocio da construçao assusta- se, com tanto jogo de interesses, tudo muito confuso..... nùbio.
    E este forum é o espelho disso. Cada um puxa a sua brasa.é o arquitecto é o engenheiro,é o fical de obra.....enfim............... hà por aï mais alguem a querer ganhar dinheiro. ........ que " paísinho ".........

No gabinete de arquitectura referiram me que poderia o engenheiro do projecto acompanhar a obra...hààà mas para esse servico é à parte ( paga deslocacoes).

Ahhh e tal os mais entendidos dizem, tem de ser alguem de fora do projecto....a fazer a gestao e acompanhamento e fiscalizacao. Portanto terei de contratar um inspector de obra.

Conversei com um construtor que aqui na zona tem boa fama, e ate conheço obras dele que me disse...... ahhhh e tal eu ja não construo, mas se quiserem até posso fazer a fiscalizacao da sua obra....... e pergunto eu...... o quebtem de tão bom ser fiscal....toda a gente o quer fazer?

Ah por aí mais alguem a querer ganhar dinheiro.........tou a nada nele.
    Mas quantas pessoas são precisas para uma obra se concretizar?
    Por lei o que exigem?
    • emad
    • 6 outubro 2017

# 29

Colocado por: NdtsPara quem està de fora deste negocio da construçao assusta- se, com tanto jogo de interesses, tudo muito confuso..... nùbio.
    E este forum é o espelho disso. Cada um puxa a sua brasa.é o arquitecto é o engenheiro,é o fical de obra.....enfim............... hà por aï mais alguem a querer ganhar dinheiro. ........ que " paísinho ".........

No gabinete de arquitectura referiram me que poderia o engenheiro do projecto acompanhar a obra...hààà mas para esse servico é à parte ( paga deslocacoes).

Ahhh e tal os mais entendidos dizem, tem de ser alguem de fora do projecto....a fazer a gestao e acompanhamento e fiscalizacao. Portanto terei de contratar um inspector de obra.

Conversei com um construtor que aqui na zona tem boa fama, e ate conheço obras dele que me disse...... ahhhh e tal eu ja não construo, mas se quiserem até posso fazer a fiscalizacao da sua obra....... e pergunto eu...... o quebtem de tão bom ser fiscal....toda a gente o quer fazer?

Ah por aí mais alguem a querer ganhar dinheiro.........tou a nada nele.
    Por lei o que exigem?

Pois. Você tem de ler mais sobre construção.
    Isto é um negócio /traballho para todos os envolvidos. Ou acha que vai fazer uma casa Boa, bonita e barata?
    Ainda vai a tempo.
  8.  # 30

Colocado por: NdtsNo gabinete de arquitectura referiram me que poderia o engenheiro do projecto acompanhar a obra...hààà mas para esse servico é à parte ( paga deslocacoes).

Então e queria que fosse de borla!!? Mas uma coisa é acompanhar/ visitar... tirar duvidas de projecto. OUTRA COISA é DIRECÇÃO DE FISCALIZAÇÂO DE OBRA (DFO)...
    Eu fico mais surpreendido por, pelos vistos, a proposta de honorários que recebeu desse gabinete não descrever todos os serviços que estão incluídos, as exclusões e ainda informar do que será obrigatório em fase de obra.. podendo ser esses mesmos contratados ou não e o valor.

Em obra precisa ter um Coordenador de Segurança em Obra , e um Director de fiscalização de Obra, que é a seu cargo. Se conseguir que um mesmo tecnico faça ambas as valências é mais barato.

Durante a obra, o empreiteiro geral tem de ter um Diretor Tecnico de Obra ( é a cargo do mesmo e tem de estar inscrito no quadro da empresa)

Quanto ao valor de honorários que descrevi. eu escrevi que seria no máximo expectável, os 10k + IVA.. o máximo, não disse em algum lado que seria esse o valor.. aliás até pode conseguir tudo incluído por 5000€... já com IVA e tudo!!! lolooll.... Boa sorte...

PS: eu não tenho interesses nenhum consigo... Mas osos interesses, são os decorrentes da legislação... se não quiser nomear um CSO.... é a sua responsabilidade.. mas a pelo que me informaram à bem pouco tempo, a ACT, irá ter uma remessa de novos inspectores... e irá actuar mais duramente nas obras, acabou-se as advertências e as palmadinhas nas costas..
    Concordam com este comentário: Nss
    • DR1982
    • 6 outubro 2017 editado

# 31

Ndts, realmente, todos querem ganhar dinheiro! Nao ha como contratar uma empresa que se ocupe de tudo cheve na mao, incluindo projetos, fiscalização,etc...
    De preferencia essas dessas agencias immobilières famosas!

Edit:
    Basta ler um pouco aqui pelo fórum para perceber que o que eu disse nao é verdade e que eu estva a ser ironico! Resolvi editar para nao indusir ninguem em erro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  9.  # 32

Colocado por: DR1982Ndts, realmente, todos querem ganhar dinheiro! Nao ha como contratar uma empresa que se ocupe de tudo cheve na mao, incluindo projetos, fiscalização,etc...
    De preferencia essas dessas agencias immobilières famosas!

Lolol. então e estas não se cobram também!!!? ;) Os serviços é tudo "oferta"....

Temos que ver uma coisa, ninguém dá nada a ninguém.... pode-se é fazer melhor ou pior negócio... cumprir as expectativas, ou sairem estas furadas... Temos de ter consciência que a construção de um acasa não é o memso que ir ao supermercado comprar um determinado produto da marca X.... o produto é sempre o mesmo, portanto mais vale comprar no supermercado que for mais barato.. e mesmo assim há que ponderar se a deslocação ao super valerá a pena...
    • DR1982
    • 6 outubro 2017 editado

# 33

Colocado por: Pedro Barradas
    Lolol. então e estas não se cobram também!!!? ;) Os serviços é tudo "oferta"....

Temos que ver uma coisa, ninguém dá nada a ninguém.... pode-se é fazer melhor ou pior negócio... cumprir as expectativas, ou sairem estas furadas... Temos de ter consciência que a construção de um acasa não é o memso que ir ao supermercado comprar um determinado produto da marca X.... o produto é sempre o mesmo, portanto mais vale comprar no supermercado que for mais barato.. e mesmo assim há que ponderar se a deslocação ao super valerá a pena...
    Como é óbvio eu estava a ser ironico, apenas o fiz porque a maior parte dos DO's continuam a ver o fiscal e a equipa de projetos como os inimigos, que querem enriquecer à custa dos DO's, etc...
    Enquanto que deveria ser exatamente o contrário, é por isso que as empresas chave na mao continuam a apregoar "zero preocupações" e vao todos na cantiga!
    • RCF
    • 6 outubro 2017

# 34

Colocado por: NdtsPara quem està de fora deste negocio da construçao assusta- se, com tanto jogo de interesses, tudo muito confuso..... nùbio.
    E este forum é o espelho disso. Cada um puxa a sua brasa.é o arquitecto é o engenheiro,é o fical de obra.....enfim...............

Que grande verdade!
    Se já percebeu isso, direi que está no bom caminho...
  10.  # 35

Colocado por: Pedro Barradas
    A questão não se põe assim, até porque as coisas não funcionam assim....o mapa deverá ser executado por todos os projectistas e conciliado por um técnico... É importante que esse técnico tenha capacidade técnica para tal..Este tanto pode ser arquitecto, engenheiro ou o tecnico especializado para o efeito, que é o Medidor-orçamentista ;)

Aqui no Gabinete, sou eu (arquitecto) que concilia e elabora o documento final agregador... Fiz questão de ao longo dos anos me informar sobre o assunto... Visto a quantidade de concursos públicos que temos concorrido...
    Retifico muitos erros e omissões da engenharia ( fora as que me escapam), não tenha dúvida... Também lhe digo Mapas de quantidades não é para todos, há que ser rigoroso e dominar o panorama geral de toda a obra... o quantitativo, o qualitativo, o tecnologico... e sem esquecer o custo final das soluções escolhidas.

Também concordo Pedro, no entanto acho que a parte descritiva deverá ficar com os engenheiros (medidor orçamentista se existir alguém apenas para esse cargo), porque são mais virados para a parte técnica. Claro que têm de ser uma pessoa que saiba o que está a fazer.
    O apoio dos colegas é fundamental, porque a parte de acabamento têm de vir definida pelo Arquiteto a eléctrica pelo Engº Electrotécnico, etc... Mas têm de existir quem seja capaz de compilar tudo e "acrescentar" a parte técnica e executável em obra. Para mim é muito importante que quem faz mapa de quantidades tenha experiência em obra.
    Eu respeito muito o trabalho dos colegas dai achar que cada um deve ficar com aquilo para que foi formatado.

Por lei o que exigem?

O problema que enfrentamos no sector da construção está na transparência do que se põem em cima da mesa, Mas a culpa começa no cliente que quer tudo mas baratinho... Depois existem técnicos e empreiteiros que aproveitam para puxar "a brasa a sardinha deles"... Começando pelos empreiteiros à antiga que acham sempre que a fiscalização é um treta "para quê, eu já faço construção a 20 anos...", também não querem Mapas de Quantidades, porque pode vir uma solução que não usa e depois? Assim se for ele a fazer o orçamento numa folha A4 só usa sempre a mesma coisa independentemente de estar mal... Alguns técnicos deixaram de ser técnicos e são biscateiros, desenrascam por pouco dinheiro! Como é possível fazerem-se projectos de licenciamento por 1800€? E os clientes acreditam que se pode fazer omoletes sem ovos... Mas depois vão pagando uma série de coisas em separado.

É esta a realidade que temos, infelizmente

Eu tenho empresas nos três sectores: Construção, Projecto e Chave na Mão... Mas é tudo branquinho como a água não há cá fumos, perdemos imensos clientes, os do "bom e barato", mas temos os que nos interessam... Os que sabem o que realmente querem!

Deixando este devaneio, os intervenientes para a construção de uma casa são:
    Dono de Obra - Promotor e deverá ser o fornecedor das linhas guias que pretende para o projeto
    Projectistas - Conjunto de técnicos que irão elaborar o projecto, mapa de quantidades, caderno de encargos, etc, nomeadamente, Arquitetos, Engº Civis, Engº Eletrotécnico
    Fiscalização - Honorários pagos pelo DO para defender os seus interesses e a boa execução dos trabalhos
    Diretor de Obra - Figura representativa do empreiteiro e compete ao mesmo defender os interesses do empreiteiro, aliados a boa execução
    Encarregado - Ligação entre o diretor de obra e o pessoal da produção
    Coordenador de Segurança em Obra - Empreiteiro e DO devem ter um individualmente cada, devem zelar pelo cumprimento das boas normas em matéria de segurança e desenvolvimento do PSS/Compilação técnica. Estes técnicos devem ter certificado de formação profissional especifico TSST.

Acho que não me esqueci de ninguém?
    Concordam com este comentário: Ndts, Pedro Barradas
  11.  # 36

Colocado por: davidspt

Porque?

Os projetistas fazem o projeto.

Logo a fiscalização deve ser por cargo do D.O e ser outro gabinete a fazê-lo .
    Porquê ?
    Se existir algumas incongruências no projeto.. o DO é alertado e pede revisão....
    Existe bons e maus profissionais, e muitos é chapa 5 para tudo.
  12.  # 37

Colocado por: davidsptEstes técnicos devem ter certificado de formação profissional especifico TSST.

Era bom que assim fosse mas infelizmente a legislação é ambígua nesse aspeto.
    Apenas diz que deve ter formação na área, sem especificar qual o grau de formação
  13.  # 38

Colocado por: davidsptMas têm de existir quem seja capaz de compilar tudo e "acrescentar" a parte técnica e executável em obra. Para mim é muito importante que quem faz mapa de quantidades tenha experiência em obra.

Aqui não concordo.... ;)
    mas quem lhe disse que um arquitecto não tem experiência em obra!!!?, olhe conheço muitos engenheiros que é só gabinete.. Se é o arquitecto ou o engenheiro é irrelevante, tem de ser uma pessoa capaz, independentemente do curso que tirou...
    Temos muitos arquitectos que só vem a parte estética, infelizmente.. .. mas temos também por outro lado muitos engenheiros que à obra vão so passear.... projecar muito menos, muitos , infelizmente são operadores de software...Hoje em dia o importante é cumprir o prazo pelo mais baixo custo.. não querem saber de opções, soluções, versões... Isto tambem vai sendo válido para os projectos de arquitectura.. é so ver os diversos topicos para vermos precisamente isso... ´
    Da minha parte, como arquitecto, tenho a sorte e o "azar", de ser muitas vezes requisitado ( por arquitectos e/ou engenheiros amigos e desconhecidos) para opinar tecnicamente em diversas soluções técnicas ... a maior parte das vezes, sem receber dividendos...
    è daquela coisas que não se pode generalizar.. muito menos entra naquela "guerra" do arquitecto/ engenheiros, é preciso é saber o que se está a fazer., ou não sabendo ter a humildade de dizer que não sabe,, passar a bola ou estudar o assunto .. Abraços.
  14.  # 39

Colocado por: Pedro Barradasou não sabendo ter a humildade de dizer que não sabe

Ora aqui está uma grande verdade.
    Se cada um de nós soubesse reconhecer as suas limitações, este mundo (da construção) seria certamente muito menos tenebroso.
  15.  # 40

Até aqui já ficou claro tudo aquilo que é recomendável (e eu concordo) contratar para uma obra. Mas ainda está uma pergunta por responder:
    Colocado por: NdtsPor lei o que exigem?

Eu até respondia, mas como não tenho certeza absoluta, vou deixar, para já, aos mais entendidos.

Eu até fazia a pergunta de outra forma: mesmo sendo de lei, o que é que é mesmo verificado?
    Por exemplo, é obrigatório por lei ter seguro de empregada doméstica, para quem as tem, mas algo me diz que muitos poucos serão os que contratam esse seguro, já que não há fiscalização. Claro que depois se há um azar é uma carga de trabalho, mas não é essa a conversa aqui.

0.0256 seg. NEW