Colocado por: NdtsQuem executa a fiscalizacao de obra? E a coordenacão de segurança em obra? E jà agora quem contrata?
É o dono de obra? Ou neste caso o arquitecto e restante equipa que pode mencionar alguem para o efeito?
Colocado por: zinna
Sim é o Dono da Obra.
Pode estar bem assessorado...
Mas se contratar na altura do projecto já fica com uma grande ajuda.
Não queira nada do gabinete... O ideal é ser independente.
Colocado por: NdtsPedro Barradas pela sua experiencia esse mapa de quantidades devera ser feita pelo arquitecto, porque não pelo proprio construtor? Qual sera a diferenca se for tudo acordado com o cliente?
Colocado por: zinna
O Eng. Do gabinete não é o responsável pelo projecto?
Se for não pode ser o seu fiscal legalmente.
Colocado por: davidsptSe me permitem este aparte, mapas de quantidades são para ser realizados por engenheiros não por arquitetos.
Colocado por: NdtsPara quem està de fora deste negocio da construçao assusta- se, com tanto jogo de interesses, tudo muito confuso..... nùbio.
E este forum é o espelho disso. Cada um puxa a sua brasa.é o arquitecto é o engenheiro,é o fical de obra.....enfim............... hà por aï mais alguem a querer ganhar dinheiro. ........ que " paísinho ".........
No gabinete de arquitectura referiram me que poderia o engenheiro do projecto acompanhar a obra...hààà mas para esse servico é à parte ( paga deslocacoes).
Ahhh e tal os mais entendidos dizem, tem de ser alguem de fora do projecto....a fazer a gestao e acompanhamento e fiscalizacao. Portanto terei de contratar um inspector de obra.
Conversei com um construtor que aqui na zona tem boa fama, e ate conheço obras dele que me disse...... ahhhh e tal eu ja não construo, mas se quiserem até posso fazer a fiscalizacao da sua obra....... e pergunto eu...... o quebtem de tão bom ser fiscal....toda a gente o quer fazer?
Ah por aí mais alguem a querer ganhar dinheiro.........tou a nada nele.
Mas quantas pessoas são precisas para uma obra se concretizar?
Por lei o que exigem?
Colocado por: NdtsNo gabinete de arquitectura referiram me que poderia o engenheiro do projecto acompanhar a obra...hààà mas para esse servico é à parte ( paga deslocacoes).
Colocado por: DR1982Ndts, realmente, todos querem ganhar dinheiro! Nao ha como contratar uma empresa que se ocupe de tudo cheve na mao, incluindo projetos, fiscalização,etc...
De preferencia essas dessas agencias immobilières famosas!
Colocado por: Pedro BarradasComo é óbvio eu estava a ser ironico, apenas o fiz porque a maior parte dos DO's continuam a ver o fiscal e a equipa de projetos como os inimigos, que querem enriquecer à custa dos DO's, etc...
Lolol. então e estas não se cobram também!!!? ;) Os serviços é tudo "oferta"....
Temos que ver uma coisa, ninguém dá nada a ninguém.... pode-se é fazer melhor ou pior negócio... cumprir as expectativas, ou sairem estas furadas... Temos de ter consciência que a construção de um acasa não é o memso que ir ao supermercado comprar um determinado produto da marca X.... o produto é sempre o mesmo, portanto mais vale comprar no supermercado que for mais barato.. e mesmo assim há que ponderar se a deslocação ao super valerá a pena...
Colocado por: NdtsPara quem està de fora deste negocio da construçao assusta- se, com tanto jogo de interesses, tudo muito confuso..... nùbio.
E este forum é o espelho disso. Cada um puxa a sua brasa.é o arquitecto é o engenheiro,é o fical de obra.....enfim...............
Colocado por: Pedro Barradas
A questão não se põe assim, até porque as coisas não funcionam assim....o mapa deverá ser executado por todos os projectistas e conciliado por um técnico... É importante que esse técnico tenha capacidade técnica para tal..Este tanto pode ser arquitecto, engenheiro ou o tecnico especializado para o efeito, que é o Medidor-orçamentista ;)
Aqui no Gabinete, sou eu (arquitecto) que concilia e elabora o documento final agregador... Fiz questão de ao longo dos anos me informar sobre o assunto... Visto a quantidade de concursos públicos que temos concorrido...
Retifico muitos erros e omissões da engenharia ( fora as que me escapam), não tenha dúvida... Também lhe digo Mapas de quantidades não é para todos, há que ser rigoroso e dominar o panorama geral de toda a obra... o quantitativo, o qualitativo, o tecnologico... e sem esquecer o custo final das soluções escolhidas.
E este forum é o espelho disso. Cada um puxa a sua brasa.é o arquitecto é o engenheiro,é o fical de obra.....enfim............... hà por aï mais alguem a querer ganhar dinheiro. ........ que " paísinho ".........
Mas quantas pessoas são precisas para uma obra se concretizar?
Por lei o que exigem?
Colocado por: davidspt
Porque?
Colocado por: davidsptEstes técnicos devem ter certificado de formação profissional especifico TSST.
Colocado por: davidsptMas têm de existir quem seja capaz de compilar tudo e "acrescentar" a parte técnica e executável em obra. Para mim é muito importante que quem faz mapa de quantidades tenha experiência em obra.
Colocado por: Pedro Barradasou não sabendo ter a humildade de dizer que não sabe
Colocado por: NdtsPor lei o que exigem?