Iniciar sessão ou registar-se
    • Ndts
    • 2 outubro 2017 editado

     # 1

    Boa tarde

    Sou um completo leigo na materia de construcao e projectos de arquitectura. Tenho lido bastante aqui no forum mas as duvidas cada vez são mais.
    Tenho um terreno na zona de alverca e pretendo construir uma
    moradiazinha.
    No entanto não sei por onde começar.
    A area do terreno é 304 m2
    Area de implantacao 115m2
    Area total de construcao 170m2 (2 pisos)
    Pretendemos 1° piso -open space(sala e cozinha) wc servico e lavandaria.
    2° piso - 1 suite e wc e 2 quartos e wc servico.
    O nosso orcamento não poderà ultrapassar os 150k jà com iva.

    Pergunto aos mais experientes se acham estes valores possiveis.
    E jà agora quantos euros posso contar para um projecto e especialidades.?
    • RCF
    • 2 outubro 2017

     # 2

    Não será fácil.
    Projetos e licenciamento municipal serão entre 10 a 15 mil euros.
    O controlo de custos deverá começar logo no projeto, com um projeto de construção simples, de linhas direitas e sem grandes vãos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ndts
  1.  # 3

    Os projectos por cerca de 5 a 6 mil euros faz a festa.
    Concordam com este comentário: skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ndts
    • Ndts
    • 2 outubro 2017 editado

     # 4

    Agradeço a partilha de informaçao.

    Sr.Pedro Barradas o que inclui esses projectos ? Por esses valores?
    Pode ser mais preciso?
  2.  # 5

    Esses valores incluem, grosso modo, todos os projectos necessários ( arquitectura e especialidades, PSS -FP)para submissão na fase de licenciamento na câmara, incluindo o lev. topográfico e as taxas dos projectos de gas e REH)
    Mas eu não lhe estou a fazer um orçamento aqui...

    Penso que conseguirá fazer a obra incluindo projectos com os 150k.
    • Ndts
    • 3 outubro 2017

     # 6

    Sr.Pedro calculo que não esteja a incluir projecto de execucao. Certo?
  3.  # 7

    Colocado por: NdtsSr.Pedro calculo que não esteja a incluir projecto de execucao. Certo?

    Certo, mas pode-se incluir Projectos de execução e mapas de quantidades... é uma questão de objectivos e de números.
    • Ndts
    • 3 outubro 2017

     # 8

    Só pra ter uma ideia .......mais 2, 3 mil euros ?
    Jà agora outra duvida, não é suposto o arquitecto fazer o acompanhamento de obra? Parece que é uma coisa à parte.......
    • Ndts
    • 3 outubro 2017

     # 9

    Só pra ter uma ideia .......mais 2, 3 mil euros ?
    Jà agora outra duvida, não é suposto o arquitecto fazer o acompanhamento de obra? Parece que é um serviço à parte.......
  4.  # 10

    Direcção de fiscalização de obra é aparte.
    coordenação de segurança em Obra, é aparte.
    Assistência técnica à obra ( dúvidas/ omissões de project)o, é de borla pois é dever do projectista prestar os esclarecimentos necessários, excepto os custos com deslocações.

    Por alto...
    Mapas de quantidades detalhados entre 1000 a 2000€ + IVA ( ao qual deverão ser fornecidos alguns elementos graficos extra de apoio - isto se não contratar PE)
    Projectos de execução (PE), conte com o 4000 a 5000€+ IVA, isto se for mesmo um projecto de execução a sério.
    ....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ndts
    • Ndts
    • 3 outubro 2017 editado

     # 11

    Sr. Pedro pelo que me apercebo o projecto de execucao nao sendo obrigatorio para as liçencas camararias é muito importante, para que seja tudo mais preciso em obra.
    No entanto quem garante ao cliente que não existe as tais derrapagens? E se existir a alguém responsavel? Quem?
    Isto são só duvidas q tenho
  5.  # 12

    Colocado por: NdtsNo entanto quem garante ao cliente que não existe as tais derrapagens? E se existir a alguém responsavel? Quem?

    Ninguem garante nada... Há que fazer o projecto para um valor aproximado, o tecnico tem de ser realista nas opções que toma.. e o cliente depois nos acabamentos e equipamentos que quer aplicar.

    E ninguém garante, porque simplesmente os preços que vai encontrar para a empreitada não tem valores tabelados... è tudo uma aproximaçã/ estimativa.
    O mapa de quantidades é importante, para conseguir controlar onde poderá ter de "cortar"ao nivel de custos.
  6.  # 13

    Por falar em projeto......

    O valor total dos honorários da presente proposta é de € 11.030,00

    6.1 Honorários do Projeto de Arquitetura
    Estudo Prévio Licenciamento Projeto de

    Execução Total
    1.500,00 € 3.700,00 € 2.430,00 €

    6.2 Honorários dos Projetos de Especialidades

    Licenciamento Total
    3.400,00 € 3.400,00 €

    que axam????
  7.  # 14

    Colocado por: psteumPor falar em projeto......

    O valor total dos honorários da presente proposta é de € 11.030,00

    6.1 Honorários do Projeto de Arquitetura
    Estudo Prévio Licenciamento Projeto de

    Execução Total
    1.500,00 € 3.700,00 € 2.430,00 €

    6.2 Honorários dos Projetos de Especialidades

    Licenciamento Total
    3.400,00 € 3.400,00 €

    que axam????


    Do quê, só vejo descrito valores, isso responde a que solicitação?
    • Ndts
    • 3 outubro 2017

     # 15

    Pedro Barradas pela sua experiencia esse mapa de quantidades devera ser feita pelo arquitecto, porque não pelo proprio construtor? Qual sera a diferenca se for tudo acordado com o cliente?
  8.  # 16

    Então como é que pede preços a vários empreiteiros, se não tiver um mapa com tudo devidamente conciliado... e assim estes respondem todos ao mesmo articulado...
    O mapa de quantidade pode ser executado pelo Arquitecto ( normalmente é trabalho conjunto com os dados de toda a equipa projectista), ou por um medidor orçamentista...
    Mas um mapa detalhado, ´so consegue depois de perder algumas horas me escolha de materiais e etc...
    • Ndts
    • 5 outubro 2017

     # 17

    Pedro Barradas

    Pelas contas que fiz por alto e com os valores que foi colocando ja vamos na mòdica quantia 15.990 euros ( com iva).
    À alguma coisa que deverei acrescentar?
    Para alem do que mencionou?
  9.  # 18

    Penso que para os 170m2 que quer construir, tendo em atenção que terá um custo de construção de até 150.000€, que os custos com estudos e projectos, incluindo execução e mapas de trabalhos, não deve ultrapassar os 10.000€ + IVA.
    • Ndts
    • 5 outubro 2017

     # 19

    Quem contrata a direcçao e fiscalizacao de obra? E a coordenacão de segurança em obra?
    É o dono de obra? Ou neste caso o arquitecto e restante equipa que pode mencionar alguem para o efeito?
    • Ndts
    • 5 outubro 2017

     # 20

    Quem executa a fiscalizacao de obra? E a coordenacão de segurança em obra? E jà agora quem contrata?
    É o dono de obra? Ou neste caso o arquitecto e restante equipa que pode mencionar alguem para o efeito?
 
0.0200 seg. NEW