Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou iniciar a construção de uma moradia, as imagens anexas são as primeiras ideias do Arq., gostamos das ideias mas falta-nos incluir a lareira no projeto e estamos a achar a cozinha pequena e com pouca arrumação, gostava de uma bancada ou ilha que ainda estamos a equacionar algumas alterações (ex: abrir a cozinha para a sala de jantar) aceitamos as vossas opiniões. A casa irá ter cave onde será também garagem e sótão. Dado que a moradia será no Alentejo, onde as temperaturas são muito quentes no verão é muito frio no inverno gostaríamos que a casa tivesse as melhores técnicas/ materiais em termos de isolamento, sendo que somos novos nestas andanças gostaríamos também das vossas opções em relação ao que podemos optar.
      E30DA574-6AF9-4770-B406-C06755FF4372.jpeg
      6EF1F68D-91B2-46E8-9A5F-994F992A4B9B.jpeg
  2.  # 2

    A planta mais de perto
      628B4099-DD8C-4AEB-BE5D-9A9242E17B60.jpeg
  3.  # 3

    O material que queremos ao redor da casa na parte lateral e um pouco na frente e pilares é este lajeado.
      4C979081-2EB4-441B-A1A5-BF2624A256B6.jpeg
  4.  # 4

    Boas.

    Sinceramente não gosto da planta, tem que puxar pelo seu arquitecto, porque isso parece trabalho de um desenhador dos anos 90.

    O telhado no alçado esquerdo está mal desenhado de certeza.
    Concordam com este comentário: Picareta, pauloagsantos, nunogouveia
  5.  # 5

    Gosto da solução de revestimento pétreo que quer...
    Mas o projecto está mauzinho. olhe, pelo menos retire os pilares redodnos e os capiteis, com essa pedra fica mal, meta antes uns belos pilares rectangulares ou quadrados, com alguma imponencia, quiça também forrados com essa magnifica perdar. As guardas de vidro, nos alçados são também muito infelizes.. isso é horrivel.
    A varada suspensa na sala de jantar. eu não a faria. alguém irá para lá!?, deixe a janela de sacada, mas sem varanda, somente com um gradeamento simples.
    E por amor de deus não meta janelas com os vidros aos quadradinhos.. apenas mexendo nestes pormenores via ficar com uma construção mais barata e coerente e eficiente. também noto que a casa está cabeçuda.. as proporções não estão boas... não é harmonioso a volumetria com os vãos.( repare no alçado frontal na zona dos quartos.. tem uma testa enorme...
    Quanto à planta, deve ser uma planta que estava para ali no fundo da gaveta. Não entendo os recortes todos... Parece um projecto com mais de 20 anos, agora reaproveitado...

    Não compreendo qual a relação interior/ exterior na moradia... ou melhor a sua inexistência.... Onde é o Norte? Não tem um alpendre verdadeiramente para desfrutar... ou vai somente utilizar a varanda da cozinha para as patuscadas!!!?.. posso estar enganado e a vida social fazem-mna na semi-cave, é isso?
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 6

    Sim os pilares serão mesmo retangulares ou quadrados e não como se encontram na imagem. As janelas serão também bem mais simples e não cheias de quadradinhos como se vê na imagem. Na parte de trás da casa onde se encontra a varanda tem um espaço de terreno que queremos aproveitar para fazer um pequeno telheiro e churrasqueira.
    Relembro que estas imagens foram apenas uma ideia inicial para o projeto, nada ainda deve estar totalmente enquadrado.
    • RCF
    • 6 outubro 2017 editado

     # 7

    As janelas aos quadradinhos dizem muito sobre este projeto... usavam-se há 20 anos atrás.
    O salão também era típico até há alguns anos atrás. Era algo para usar uma ou duas vezes no ano.
    Mesmo as instalações sanitárias, a avaliar pela largura, não sei se atualmente cumprirão as regras de acessibilidade.
    Acho que, particularmente, o enquadramento da cozinha e salas poderá ser melhorado, de forma a ficarem mais próximas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mhpinto
  7.  # 8

    Concordo com muito do que escreveu o Pedro Barradas.
    Só as janelas aos quadradinhos não me causam assim tanta confusão, pois poderão até enquadrar-se numa casa que, parece-me, se pretende algo rústica. Não que eu optasse por elas, atenção.

    O que não percebo de todo é a compartimentação, excessiva, da zona social, principalmente o facto de o "salão" não ter qualquer ligação com o resto. Qual a finalidade desse salão?
    A cozinha não me parece pequena, se o que pretende é que sirva apenas como zona para confecionar alimentos. Se quer lá meter uma mesa, não meta, para isso tem uma sala de jantar.
    Ilhas ou penínsulas, para mim, só fazem sentido em conceitos em espaço aberto. Como da planta se depreende que não deve ser muito fã disso, sugiro um conceito intermédio. Poderia por exemplo abdicar da parede que tem as duas portas (para quê duas portas, quase lado a lado?) e fazer aí uma península em L com o resto da bancada.

    De uma forma geral, a casa tem demasiada zonas de circulação. Isso nota-se muito na zona dos quartos, onde a localização desse vestiário (mais um onde os utentes serão obrigados a ligar sempre a luz, apesar de serem primordialmente usados durante o dia) impôs um corredor grande demais. Isso por exemplo torna, a meu ver, grande demais a distância entre o quarto ao lado da suite e o WC comum. Nessa configuração de casa, para mim, o que faz sentido é ter um pequeno hall que dê entrada para todos os quartos.

    Vai fazer algum aproveitamento do sótão? Se não vai não percebo o porquê de o telhado ser tão elevado, sendo que, a meu ver, isso torna a casa bem menos interessante do ponto de vista estético. Se vai, pondere bem se vale a pena.

    Pretende ter alguma churrasqueira? Se sim, onde?

    O que pretende fazer da semi-cave?

    Se nos der um pouco a ideia de como pretende viver a casa será mais fácil dar sugestões.
  8.  # 9

    Nota-se que é uma planta que estava na gaveta já há uns bons anos, ainda nem sequer existia a lei das acessibilidades.
    Concordam com este comentário: antonylemos, leandro_m
  9.  # 10

    Colocado por: AMotaA planta mais de perto
      628B4099-DD8C-4AEB-BE5D-9A9242E17B60.jpeg


    algo me diz que esse salão vai ficar fechado o ano inteiro. e a vida vai-se de desenrolar entre a cozinha e a sala de jantar, ainda por cima se estão a equacionar mandar a parede abaixo.

    não gosto da casa, espaços enormes, sem nenhuma ligação entre eles, o wc de serviço é interior, o que podia ser evitado, muitos espaços de circulação.

    no entanto você é que tem que gostar
  10.  # 11

    Uma planta completamente nova com menos 14m2 de area bruta ( no minimo) , ficava mais barata (dava para pagar um projecto de arquitectura decente e ainda sobrava para outros mimos...) e muito melhor do que essa
    Concordam com este comentário: mhpinto, antonylemos
  11.  # 12

    credo!!!!!
    Concordam com este comentário: antonylemos
      Capturar.PNG
  12.  # 13

    Colocado por: Picaretacredo!!!!!


    Abrenuncio!
    Concordam com este comentário: nunorocha
      lixo.JPG
  13.  # 14

    ... eu nem quis abordar a planta...
    Mas o que é certo é que um projectinho novo, bem pensado, reflectido pelo "arquitecto".. AMota, é mesmo um arquitecto que está a fazer isto!!?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  14.  # 15

    Eu nem ia comentar esse 'projecto' mas nao consigo evitar dizer que eu não via disso desde os fins dos anos 80 quando o meu pai constriu a sua casa e eu o acompanhava ás idas ao gabinete do desenhador...

    faltam cotas.. que largura tem os corredores? porque tem um dente ali á entrada na parede da sala? Para uê tantas porta!!! so ali á entrada da cozinha tem 3, da sala de jantar para o salao tem de se percorrer a casa quase toda?...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 16

    Estamos a equacionar fazer a seguinte alteração, da cozinha para a sala de jantar ou deixar totalmente aberta sob uma bancada ou deixar parede até mais ou menos ao fogão e daí ficar a bancada para pequenas refeições, aproveitando a outra parede da cozinha. Não sei até que ponto deixar um pouco da parede ficaria esteticamente bem. Pretende-se também, como a maioria referiu e na minha opinião bem, a abertura de uma porta entre o salão e a sala de jantar ficando desta forma com espaços mais amplos e funcionais. A colocação da lareira estamos a pensar no canto direito do salão. Peço desculpa pelos rabiscos não estarem perfeitos mas foi só para terem uma ideia e nos poderem dar as vossas opiniões.
      83576179-C658-47E6-B312-AD6BDD5FCF21.jpeg
  16.  # 17

    não vai ser alterar a bancada e abrir uma porta que vai fazer grande diferença. O projecto é mesmo muito mau.. nem sequer cumpre com a lei das acessibilidades. não sei quem está a fazer o projecto ou se essa pessoa é arquitecto. se for arquitecto sugiro que procure outro. sem querer ofender eu pegaria nisso que tem metia ao lixo e começava de novo.
    Concordam com este comentário: Picareta, Pedro Barradas
  17.  # 18

    Colocado por: AMotaSim os pilares serão mesmo retangulares ou quadrados e não como se encontram na imagem. As janelas serão também bem mais simples e não cheias de quadradinhos como se vê na imagem.

    Acho que por aqui se percebe que este projecto foi retirado da gaveta, do fundo...
    Se numa primeira conversa com o arquitecto, ele vos apresentou isto, é para mim mais que evidente que isto já estava feito há muito tempo.
    O arquitecto não tem ligações ao Oriente?
    No alçado esquerdo, aqueles teladinhos e as janelas aos quadrados fazem me lembrar os templos chineses.
  18.  # 19

    Parece-me que o "arquiteto" tirou 5 ou 6 projetos da gaveta, colocou-os à sua frente e pediu para escolher o que mais lhe agradava.

    Agora faz umas adaptações a seu gosto, outras que recolherá daqui e voilá... Aliás, o que parece é que você já se "apoderou" do projeto, faz você mesmo as adaptações que pretende - aquelas que está agora a pedir opinião - e vai poupar imenso trabalho à pessoa a quem vai pagar.

    Mas se gostar da disposição, áreas, compartimentações, etc., força, avance!

    Na minha opinião, deveria pedir ao "arquiteto" a elaboração de um projeto com base naquilo que você descrever como sendo o que pretende e não partindo de algo pré-existente, que aqui vários já apelidaram de "datado".

    Se não gosta, não adapte para ficar mais ou menos. Diga-lhe o que não gosta e ele que pense, que crie, que faça valer o título...
    Concordam com este comentário: mhpinto
  19.  # 20

    Colocado por: AMotaEstamos a equacionar fazer a seguinte alteração, da cozinha para a sala de jantar ou deixar totalmente aberta sob uma bancada ou deixar parede até mais ou menos ao fogão e daí ficar a bancada para pequenas refeições, aproveitando a outra parede da cozinha. Não sei até que ponto deixar um pouco da parede ficaria esteticamente bem. Pretende-se também, como a maioria referiu e na minha opinião bem, a abertura de uma porta entre o salão e a sala de jantar ficando desta forma com espaços mais amplos e funcionais.

    Melhor, fica, claramente. Mas há aí tanta coisa que poderia ficar melhor que sou obrigado a concordar com quem lhe sugere que comece do zero. Como mero exemplo, pergunto o que fica a fazer, nessa nova configuração, esse corredor junto ao WC de serviço.

    A sério, se quer que a malta seja mais produtiva nos seus comentários, diga-nos porque é que se mantêm agarrados a essa planta. Há várias razões válidas, como isso ter sido terreno comprado com projeto e agora quererem poupar algum dinheiro no projeto ou os constrangimentos serem tantos que não se pode ir muito além disso. Por exemplo, isso é um loteamento onde pouco se pode mexer nas casa projetadas?
    Explique-nos também um pouco da forma como querem viver a casa. Ou seja, dê-nos uma ideia daquilo que pediu ao arquiteto.
 
0.0209 seg. NEW