Iniciar sessão ou registar-se
    • JCC
    • 29 junho 2009 editado

# 41

Colocado por: ng3a minha casa será vidraço moleano creme qual a opinião dos presentes sobre isso ???

O moleanos será a pedra mais "fraca" para se por em casa. Da minha experiência eu não recomendo.

Tem uma cor creme "bonitinha", mas é uma pedra pouco resistente e porosa, assim será melhor para interior. Mas também é usada no exterior, o que não me parece adequado. No meu caso estou a substituir a que tinha na zona de jardim (estava já quebrada e cheia de bolores, tendo cerca de 8 anos).

Imagino que seja bastante usada, por ser "barata" e esteticamente atraente, e muito corrente nas pedreiras (penso que seja o factor principal).

Estive recentemente numa "pedreira" (para escolher material para aplicar no jardim), e quando "reclamei" e disse "mal" do moleanos o Sr. referiu que no entanto haveria moleanos com características "melhores", e que eu tinha tido "azar"....

Para fazer o seu próprio juízo de valor recomendava que visitasse quem comercialize pedras ou fosse mesmos aos transformadores. Em Lisboa será a zona de Pero Pinheiro.
    • JCC
    • 29 junho 2009

# 42

Colocado por: lobitoEstava aqui a ver qula é a pedra do Centor Cultural de Belém, e parece que é Lioz.

É lioz, bem como parte da lisboa antiga, principalmente a Baixa Pombalina, até os lancis....que inveja!!
  1.  # 43

a pedra Vidraço, é diferente de Moleanos...

O vidraço é muito superior ( o vidraço é a pedra utilizada nas calçadas à Portuguesa, incluindo os respectivos lancis)
  2.  # 44

A opção vai ser colocar Lioz amaciado nas cantarias de janelas e portas e o Lioz bujardado nos alpendres e varandas.

Boa opção. Para as cantarias o preço é capaz de ficar puxado... (depende da espessura da cantaria, bem como dos trabalhados... e o tamanho também é significativo, porque uma ombreira com 2 metros....) mas é uma boa opção.

Qual o melhor para cantaria de portas e janelas e também para degraus exteriores? No quero uma pedra que se "suje" fácilmente ao longo do tempo como muitas que vejo colocadas em vivendas e com poucos anos de uso...

Embora não seja creme, com mármore de extremoz branco também consegue cantarias muito boas e com melhores preços. Incomparável, o preço de um mármore extremoz branco de média/alta qualidade e um lioz... (se bem que nas várias derivações dos lioz conseguem-se diferentes preços. Abancado, St. Floriant, chaimete, entre outros, são nomes dados ao "estrato" de onde sai a pedra. O abancado, por exemplo, é o "banco" de pedra que está antes do lioz puro...)

A casa é para construir onde, Marta?

Coisas da Casa
  3.  # 45

Fascinante, esta conversa ;-)
    • JCC
    • 29 junho 2009

# 46

Colocado por: Pedro Barradasa pedra Vidraço, é diferente de Moleanos...

Ovidraço é muito superior( o vidraço é a pedra utilizada nas calçadas à Portuguesa, incluindo os respectivos lancis)

Nesse caso o "vidraço" deverá ser a pedra "moleanos" que o Sr. da Pedreira referia como sendo "boa".
  4.  # 47

Colocado por: lobitoFascinante, esta conversa ;-)

Mesmo... o que esta conversa já me fez gloogar...
  5.  # 48

Olá, bom dia Adriano. A casa é para construir em Coimbra.
    No meio de tantas dúvidas o Lioz pareceu-me o que tem melhores caracteristicas, mas antes tinha pensado no mármore extremoz branco raiado...mas não tenho fotos que me mostrem como ficam as cantarias com este material...foi este o motivo que me levou a alterar...
    Mas realmente queria algo que valesse a pena noque diz respeito à relação qualidade preço. Ou seja, não quero o mais barato, mas também não quero o mais caro!
    Que opção escolheu para a sua casa?
    ;)
  6.  # 49

Ai que já não sei nada...primeiro mármore estremoz branco raiado, depois pensei no granito caverneira, mas não consegui googlar nadda sobre o assunto nem imagens do mesmo... depois o Lioz pareceu-me o mais adequado...e agora .... um grande nó na minha cabecinha.... :S
  7.  # 50

vá a uma estancia de transformação de pedras... ver as ditas ao vivo. Esclarece as suas dúvidas inloco... fica a saber preços, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Martaenf
  8.  # 51

Que opção escolheu para a sua casa?

Mármore extxemoz branco para cantarias, capeamentos e pavimento de varandas. Lioz (Lioz e Lioz abancado) para revestimento de uma parede exterior e interior.

Ainda falta decidir para bancadas de cozinha e tampos de WCs, mas não é para já :)

Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Martaenf
    • nv
    • 30 junho 2009

# 52

sabem me dizer se fica mais barato fazer uma fachada em grantito amarelo ou em xisto?
  9.  # 53

Granito...

a partir de 20€/m2 tem muita coisa....

Coisas da Casa
  10.  # 54

Marta, entretanto não sei se já se decidiu...

para dar o nó completo, deixo-lhe uma primeira imagem da aplicação de lioz na minha casa :)

Não consigo endireitar a imagem :(

Coisas da Casa
      IMG_15451.JPG
  11.  # 55

Bonito lioz. perguntas maquiavélicas:

Como vai fazer o remate superior da parede?
    Que cola e que betume cola usou?
    Vai hidrofugar? se sim, com que produto?
    Vai proteger? è que se não, no final, vai ter isso muito sujo. Com rebocos ainda por fazer e arranjos exteriores......

Essas pedras valem uma atenção especial

PS: e que tal virar a fotografia? dá cabo do pescoço ver assim
  12.  # 56

Como vai fazer o remate superior da parede?

Vou meter uma pedra a cobrir as duas partes lateriais, fazendo uma especie de capeamento, de 5 mm para fora da pedra. Se sobrar, será em lioz, senão, vou arranjar um resto qualquer parecido e colar uma tira de lioz no extremo. PAra quem vê, pensar que é lioz..eheh

Que cola e que betume cola usou?

Kerakoll H40 Flex. O betume ainda não sei, só chegou hoje à obra! :)

Vai hidrofugar? se sim, com que produto?

Em principio não. O acabamento escovado deixa a pedra num estado muito interessante. Mas entretanto vou receber um colega meu da empresa Tons de Pedra para me mostrar alguns produtos para aplicar para tratamento... Se gostar do aspecto de algum, talvez opte por isso. O unico que vi deixava a pedra muito brilhante, parecia envernizado...

Vai proteger? è que se não, no final, vai ter isso muito sujo. Com rebocos ainda por fazer e arranjos exteriores......

Esse é um risco. Provavelmente vou proteger com papelão algumas zonas. Nos arranjos exteriores já fizémos o pior, que foi uma escavação grande na parte da frente. o que falta fazer não causa muita sujidade.
    Quanto aos rebocos, teremos de proteger, porque iremos colocar ETICS por fora e as colas usadas, são muito liquidas e colam-se a tudo!!

Essas pedras valem uma atenção especial

Verdade! Embora tenhamos algumas pedras com um veio escuro, a qualidade do lioz saiu muito boa... :)

Coisas da Casa
      IMG_1614.JPG
  13.  # 57

Muito bonito

Qnto €€€€.. o m2?o material
  14.  # 58

Existem uns rolos de plástico fino quase autocolante, tipo aquele que se usa nas cozinhas para embrulhar os alimentos. Compre um rolo disso e protega isso bem.

Se precisar de hidrofugar, arranje um hidrofuqo que não impermeabilize
  15.  # 59

Qnto €€€€.. o m2?o material

É melhor não fazer esta conta :) Mas duvido que se conseguisse fazer um PVP abaixo dos 80€/m2 a 100€/m2... (com acabamento e com alheta)

Coisas da Casa
  16.  # 60

Olá Adriano, já hà muito tempo que não acedo ao fórum para ver os últimos comentários...
    Mas respondendo à sua questão: Ainda não decidi qual a pedra a aplicar, mas o mármore estremoz branco talvez seja a melhor opção tendo em conta a qualidade/preço. No entanto ainda não estou completamente esclarecida nem decidida pois queria algo mais beje...
    O que vale é que ainda tenho tempo para me decidir e ir ver às estâncias as pedras/cores/caracteristicas, etc.
    O Lioz é muito bonito mas iria-me ficar acima do orçamento...Decidi que não será a melhor escolha.
    No entanto essa parede de sua casa está lindissima. Bonito fica, não tenho duvidas, mas caro...
    A minha casa também vai ter uma "parede" que vai passar a meio do telhado da casa, mas vou colocar granito amarelo, ideia semelhante à que está patente nos muros e chaminés da casaque apresentei nas fotos acima.
    Ideias são muitas, mas também há factores condicionantes a ter em conta.
    Tenham uma boa noite
    :)

0.0282 seg. NEW