Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Como vai fazer o remate superior da parede?

Paulo, tentando responder a esta questão que é bastante importante. Em principio, será algo do tipo:

Devidamente colado e betumado :)

Coisas da Casa
      IMG_1709.JPG
  2.  # 62

Essa junta, se mal tratada, vai meter água, mais cedo ou mais tarde. A água da chuva vai depositar-se ai e escorrer para dentro. esse bordo deveria ter ficado com inclinação para fora.

Tenha cuidado com a betumagem dessa zona
  3.  # 63

Sim, aliás, aquela junta vai ser feita com 2 cms, que é a largura da pedra que está na vertical. O objectivo é ficar mesmo à face!

Falei com os ladrilhadores e falei-lhes nisso. Eles recomendaram fazer a junta até à face da pedra abaixo e que quando betumarem tapam tudo para não ter problemas... Também lhes disse para taparem todo o tijolo com a massa kerakoll, para não ficar muitos "buracos" debaixo da pedra

Coisas da Casa
  4.  # 64

Certo, mas continua com problemas nas juntas entre as pedras. Basta uma delas abrir (e com as variações de temperatura, não é dificil). Eu, se clahar, fazia uma meia cana em argamassa entre as pedras, e colava lá uma tela asfáltica, mas rematando a tela, na face superior da pedra da parede, onde depois assenta o capeamento.
    Nas pontas deixava uns furos para ventilar as humidades
    Qualquer coisa assim:
      Clipboard.jpg
  5.  # 65

O Paulo lembra-me o meu irmão (Engº Civil, mas já não ligado a essa ctividade) com a "paranoia" da água... :)
    Sempre que falo com ele de algum assunto deste tipo ele também só pensa em como evitar a TODO o custo problemas com a água.
    Ele diz que ficou "farto" de tanto problemas devido a ela...
  6.  # 66

O ideal seria ter feito um pequeno lintel de 12cm de altura com um ou dois ferros de 10mm e antes da colocação da pedra, impermeabilizar o muro e depois colocar as pedras, a pedra do topo com uma pequena inclinação para o lado de dentro.

Porque sendo a parede apenas em tijolo ela vai partir e estalar...

Esta é a minha opinião...
  7.  # 67

vasco, eles ainda vão a tempo de partir os canudos do tijolo e efectuar um lintel...
    acho que as pedras deveriam ser coladas por pontos... com uma cola de ligantes mistos. nas alhetas, a junta entre ambas as pedras, devera ser previsto um complemento de estanquidade/ junta de trabalho, com um mastique apropriado, por exemplo o SIKA flex 11FC
    Concordam com este comentário: aquapego
  8.  # 68

Colocado por: Pedro Azevedo78O Paulo lembra-me o meu irmão (Engº Civil, mas já não ligado a essa ctividade) com a "paranoia" da água... :)
    Sempre que falo com ele de algum assunto deste tipo ele também só pensa em como evitar a TODO o custo problemas com a água.
    Ele diz que ficou "farto" de tanto problemas devido a ela...

A água é como as mulheres, se as deixamos entrar, só saem depois de nos deixarem na bancarrota.

Caro amigo, a água é o pior inimigo da qualidade de construção e é neste pormenores que se lixa tudo
    Concordam com este comentário: aquapego
  9.  # 69

Colocado por: PauloCorreiaA água é como as mulheres, se as deixamos entrar, só saem depois de nos deixarem na bancarrota.

lololol
    Vão haver queixas... :)
  10.  # 70

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: PauloCorreiaA água é como as mulheres, se as deixamos entrar, só saem depois de nos deixarem na bancarrota.

lololol
    Vão haver queixas... :)

Ó Paulo, deixe-me adivinhar - A sua mulher ainda está e África,?
    LOL
    Um abraço
    Carlos
  11.  # 71

Colocado por: engcarlos
    Ó Paulo, deixe-me adivinhar - A sua mulher ainda está e África,?

Não, já cá está, mas com um pouco de sorte volta depressa para lá

Colocado por: Pedro Azevedo78Vão haver queixas... :)

ora, deixe haver, se elas podem falar mal, nós estamos proibidos?

Sabe que nos Estados Unidos existe uma associação das segundas mulheres, que basicamente protestam contra o facto de as primeiras deixarem os ex-maridos na penuria para o resto da vida e desse modo, elas já não têm direito a nada, porque eles já nada têm?
  12.  # 72

Paulo, voltando ao tema sério...

Essa solução é interessante. Até porque tenho margem de manobra no tijolo para poder "escavar". Mas chegando à ponta da parede, a ágiua escorre para onde?

É que se for furar a pedra que faz a face abaixo (acho que se percebe o que é) arrisco-me a ter manchas de água a deslizar pela pedra abaixo...

Se tiver cuidado nos betumes e de seguida aplicar um selante/repelente sobre a pedra e sobre a esquina, não será melhor?

Coisas da Casa
      IMG_1588.JPG
  13.  # 73

Colocado por: AdrianoPMas chegando à ponta da parede, a ágiua escorre para onde?

A ideia não é essa, mas sim usar aquilo como reserva, isto é, caso existem falhas que se venham a revelar com o passar do tempo, aquilo apanha essa água ou humidades que depois evaporará.

repare que está sempre a pensar na união do capeamento com a parede, mas o maior problema está nas juntas entre as pedras do capeamento. Essas juntas, serão pedras encostadas topo a topo.

Se as pedras do capeamento tivessem os topos cortados a "meia madeira", sobrpunham-se e já eliminavam muito do problema.

Outra solução, é encher esse buraco com argamassa, impermeabilizar com uma tela liquida tipo Rasolastik e assentar as cantarias. E é a melhor. Simples, fácil de executar e segura. Esqueça o resto que lhe disse antes, é o mal de pensar rápido demais
  14.  # 74

Colocado por: Pedro Barradasa pedra Vidraço, é diferente de Moleanos...

Ovidraço é muito superior( o vidraço é a pedra utilizada nas calçadas à Portuguesa, incluindo os respectivos lancis)

No projecto de construção da minha moradia tenho o vidraço de ataija creme como a pedra escolhida pelo arquitecto para as cantarias, e revestimentos exteriores, e aproveito para dizer que me vai custar os olhos da cara.
    Realmente estou um pouco apreensivo para não dizer aterrorizado só de pensar que vou gastar uma pipa de massa numa
    pedra que pode não ser a mais indicada para o efeito.
    • ng3
    • 7 dezembro 2009

# 75

no meu caso é Vidraço moleano creme sabem informar sobre qualidade e algumas imagem de vivenda com este tipo de pedra.
  15.  # 76

Boa tarde,

No caso de escolha de Lioz para os tampos de cozinha e móveis de casa de banho acham uma boa escolha ?

Deve levar um bom impermeabilizante?
    Cumprimentos a todos
    Morgado
  16.  # 77

No caso de escolha de Lioz para os tampos de cozinha e móveis de casa de banho acham uma boa escolha ?

Claro que é uma boa escolha. Se puder meter um impermeabilizante, melhor...

No final, a parede que coloquei fotos acima ficou assim...

IMG_3592.JPG
  17.  # 78

Boa tarde,
    Branco estremoz Bujardado para fachadas, o que acham?? e preços??

Cumps

Jpaulo
  18.  # 79

Colocado por: AdrianoP

Claro que é uma boa escolha. Se puder meter um impermeabilizante, melhor...

No final, a parede que coloquei fotos acima ficou assim...

IMG_3592.JPG

E isso então é lioz?
  19.  # 80

Boa tarde,
    Branco estremoz Bujardado para fachadas(3cm), o que acham?? e preços da pedra e do grampeamento/mão de obra?

Já agora preços para o granito amarelo real nas mesmas condições.

Cumps

Jpaulo

0.0304 seg. NEW