Iniciar sessão ou registar-se
    • envi89
    • 6 outubro 2017 editado

     # 1

    Boa tarde!

    Agora sou eu que começo a ponderar a construção, contudo queria mesmo construir térreo . E por isso tenho tido alguma dificuldade em encontrar um terreno certo para tal (para o meu bolso claro).

    Encontrei um com cerca de 600 m2 que me enche as medidas a nível de localização, nivelamento e custos de compra...contudo o proprietário ainda não conseguiu me elucidar sobre se é viável construir lá apenas R/C. Sendo assim, tomei a iniciativa e fui a CM-Aveiro (GAI) pedir informações e verifiquei que tenho que preencher um formulário, pagar 20 euros e aguardar a resposta entre 15-20 dias úteis. Isso é mesmo assim? Estranhei pois tenho conhecidos que em outros municípios obtiveram essa informação na hora e de graça, mostrando o a caderneta predial (sem cunhas :P) .

    Aproveito este tópico para fazer questões sobre a construção térrea:

    - Quais as condições para poder construir térreo?
    Para além da área , existe algum mínimo de frente?

    - Em ambos os lados existem casas térreas mais antigas , contudo os terrenos parecem ligeiramente maiores....isso pode indicar que a nível de urbanização permitem novas construções terreas ou não posso fazer essa correlação?


    Dados provisórios sobre o que pretendemos:

    - Construção térrea e sem cave (maior motivo é porque gostamos....e alguma esperança em idealizar um projecto simples para gastar o menos possível..e não...não vou perguntar se é possível construir com 100 mil :P .....isso vou estudar com o projecto e orçamentos).

    - T3 com cerca de 120~150 m2 (crescemos em casas com essa área....e desde que cumpra os requisitos, chega!)

    - Anexos e tipo de garagem a verificar após informações sobre o terreno.

    -Zona desse terreno: perto do estádio municipal - Taboeira


    Em suma....é assim tão dificil que um terreno se enquadre numa construção térrea?

    Muito obrigado
  1.  # 2

    só mesmo a camara poderá esclarecer, a nivel de experiência informo que tive que esperar 3 meses na camara para uma simples reunião de esclarecimento sobre questoes identicas, depois da rweunião surgiu-me outra duvida e a colaboradora do atendimento disse-me para meter um PIP que podia pagar valores proximos desses 20€ a, com os mesmos prazos previstos, (o prazo legal era 20dias mas já não estou certo), mas que para nõ contar que o prazo legal fosse cumprido que estava tudo atrasado.
  2.  # 3

    vai ás plantas do PDM de aveiro (em principio deverá estar disponível no site da CM) e procure o seu terreno.... a partir dessa planta pode saber mais informações sobre o terreno, condicionantes, etc. sempre é mais alguma coisa enquanto espera pela reuniao na CM... isso nessa CM é assim.. precisa de pagar para ter uma simples audiência?! eu aqui ligo pra la marco e normalmente é na mesma semana que lá vou...
  3.  # 4

    Colocado por: envi89Sendo assim, tomei a iniciativa e fui a CM-Aveiro (GAI) pedir informações e verifiquei que tenho que preencher um formulário, pagar 20 euros e aguardar a resposta entre 15-20 dias úteis.Isso é mesmo assim?Estranhei pois tenho conhecidos que em outros municípios obtiveram essa informação na hora e de graça, mostrando o a caderneta predial (sem cunhas :P) .

    Deveria ter marcado um atendimento com um tecnico.. o resultado da conversa não é vinculativo... mas deve ser de borla... digo eu...
  4.  # 5

    Consulte o regulamento municipal acerca de taxas, cada câmara tem o seu e o que acontece numas não pode ser transposto para outras. Por exemplo uma vistoria para alojamento local em Aveiro custa 200€, há câmaras que nem vistoria fazem, outras cobram pela área, outras é um valor fixo muito mais baixo.
  5.  # 6

    .
  6.  # 7

    Agradeços as repostas! Vou verificar a possibilidade de marcar reunião com um técnico!

    Já agora, alguém aqui tem alguma noção dos prazos médios para aprovação de projectos e emissão de licenças de construção em Aveiro? (após toda a documentação estar ok e do lado deles).


    Obrigado
  7.  # 8

    Nós já fizemos projectos para a câmara de Aveiro, na altura demorou cerca de 30 dias o cliente a receber a resposta das aprovações.

    Relativamente a reunião, pense em arranjar já uma equipa de técnicos para o apoiarem, isto porque, existe muita coisa técnica que secalhar lhe vão explicar na reunião de alguma forma complexa e técnica.
  8.  # 9

    Caro envi89,

    Como disse o Pedro Barradas deveria ter marcado uma reunião com o técnico, teria logo a resposta que procurava e sem pagar, tem é de esperar a disponibilidade dos técnicos, os seus colegas nos outros municipios devem ter feito isso, ou entao trouxeram apenas uma opinião da parte do atendimento.

    O direito à informação é uma figura prevista na legislação e implica oficíos, comunicações etc, dúvido que alguma câmara lhe dê essa informação e de borla.

    Se quiser também pode pegar na informação que tem do terreno, passar aqui no atelier uma vez que somos de Aveiro e talvez lhe consigamos responder ao que pretende.

    Boa sorte
    Nuno Costa

    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0143 seg. NEW