Iniciar sessão ou registar-se
    • RFVM
    • 8 outubro 2017

# 1

Boa tarde
    Vi uma habitação que têm em 1° andar habitação e no r/c um ex comercio qualquer que já foi desativado mas que continua como sendo comércio , eu ficando com a casa seria para tornar o comércio em habitação para ficar com 2 andares de habitação,é fácil de mudar comércio para habitação em termos de licenças e assim ,o que é preciso?
  1.  # 2

Colocado por: RFVMé fácil de mudar comércio para habitação em termos de licenças e assim

É muito fácil...o contrário é que é mais difícil.

Colocado por: RFVMo que é preciso?

Isso só vendo as licenças que existem, mas terá que contratar um arquitecto para tratar do processo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, doisarquitectos
    • RFVM
    • 8 outubro 2017

# 3

Aquilo até está mais ao menos dividido têm umas 3 divisões nem teria que fazer obras estruturais ,só mesmo arranjar paredes visto que todas têem cerâmica de cima a baixo ,teria que arrancar e por reboco e pintar , mas não teria que mexer em nada assim mais grave , secalhar apenas por tubagens novas e estruturar a coisa ,visto que nem deve ter tomadas em todas as paredes, mas queria saber se em termos de gastos seria assim muito caro fazer essas mudanças de licenças ,pondo arquitecto secalhar já vai sair um bocado caro
  2.  # 4

Já viu a licença de utilização ? o que diz?
    Quantas fracções tem o imóvel?
  3.  # 5

Se não mexe com a fachada eu mantinha nos papéis como o comércio. Fazia as obras tendo sempre em conta que podem vir a ser duas frações.
    Quem sabe se daqui a 10 anos não da jeito fazer um comervio novamente.
    Mas isso tem de ser bem feito bem pensado bem executado.
    Contrate um arquiteto .

O edifício tem duas portas de entrada ?
    • RFVM
    • 9 outubro 2017

# 6

Sim têm 2 portas independentes ,não existe ligação por dentro ,falei em mudar a licença porque tenho a ideia que em IMI se paga mais como comércio, ou estou enganado?
  4.  # 7

Colocado por: RFVMIMI se paga mais como comércio

paga o mesmo
  5.  # 8

Na transacção, quem compra paga muito mais imposto.
    Ao longo da vida do imóvel já não sei.
  6.  # 9

Colocado por: callinasAo longo da vida do imóvel já não sei.

paga mais em termos de certificado energético do que o habitacional

0.0129 seg. NEW