Iniciar sessão ou registar-se
    • Anton2
    • 9 outubro 2017 editado

     # 1

    Caros foristas,
    Já sei que existem algumas discussões acerca deste tópico, mas a informação parece-me bastante díspar...alguma luz por favor!
    Estamos a renovar o telhado da nossa moradia e como temos tudo a electricidade (não temos rede de gás) queremos pôr paineis fotovoltáicos. Pedimos orçamentos e temos uma empresa a dizer que precisamos de 18 painéis e baterias (crca de 15.000 euros) e outra a dizer que so precisamos de 4 painéis e uma bomba de calor (cerca de 3.000 euros).
    Temos tudo electrico- placa, cilindro, aquecedores, etc etc. Um consumo de electricidade gigante e uma capacidade maxima de 6.9 edp ( para aumentar sera necessario mudança do ramal)

    PERGUNTA: Como é que passo outro inverno sem ter a luz a ir abaixo sempre que queremos ligar alguns aquecedores? Pensava que fotovoltáicos iriam ajudar, mas quantos serao necessarios? Com bateria ou sem? Com bomba de calor? Obrigada por toda a "luz" que possam dar a este tópico,
  1.  # 2

    Para o seu problema o ideal é alterar o ramal para este suportar maior capacidade.

    O investimento em baterias não tem retorno em tempo útil...

    Poderá sim adquirir alguns painéis para autoconsumo (para 6,9 e sem saber ao certo o consumo entre as 9h e as 18h) diria que no máximo 1000w (4 painéis) e se possível eliminava os aquecedores e adquiria Ar Condicionado.
    Concordam com este comentário: Anton2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
  2.  # 3

    Colocado por: turnipPara o seu problema o ideal é alterar o ramal para este suportar maior capacidade.

    O investimento em baterias não tem retorno em tempo útil...

    Poderá sim adquirir alguns painéis para autoconsumo (para 6,9 e sem saber ao certo o consumo entre as 9h e as 18h) diria que no máximo 1000w (4 painéis) e se possível eliminava os aquecedores e adquiria Ar Condicionado.
    Concordam com este comentário:Anton2
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anton2


    Os 9,6 de max limitam a quantidade de paineis que oodemos ter? Estávamos a tentar depender menos da edp, daí deixar a mudança de ramal para último recurso ( é um processo demorado e caro...) Será que com 4 ou 6 painéis já sentimos alguma diferença no consumo diário?
  3.  # 4

    Se calhar quando precisar ligar aquecedores não haverá sol para produção energia.
    Se conseguir e for viável, pode ter os aquecedores a funcionar quase 24horas, assim, basta nas horas que mais precisar energia, desliga os aquecedores e só os liga depois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
  4.  # 5

    antes de começar a investir em painéis, baterias e outros que tais, compre um aparelho que permita monitorizar os consumos da casa, 24/7, pelo caminho tente támbem monitorizar as temperaturas/humidade relativa.

    Poderá perceber porque os 6,9 não chegam e onde pode actuar - mudar hábitos ou alterar/adquirir outras soluções.

    ao renovar o telhado, está a apostar num bom isolamento térmico?
    faça a preparação do telhado para a instalação dos painéis (fotovoltaicos E térmicos) - suportes, cabos eléctricos, tubagens - e quanto tiver dados mais palpáveis sobre os consumos/necessidades, procurar a solução.
    Concordam com este comentário: papacurvas, Bruno.Alves, fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
  5.  # 6

    Temos uns aquecedores que são uns emissores térmicos, mas é a mesma coisa que um aquecedor electrico mas de parede. Tem um consumo super alto. Sem ligar nenhum aquecedor consigo ter uma ou duas maquinas a trabalhar (lavar E secar), placa para cozinhar, cilindro (sempre ligado) e ainda o aspirador/televisao luzes etc. Se ligo UM aquecedor vai logo luz abaixo. Para ligar dois aquecedores tenho de desligar quase tudo. Será que bomba de calor ligada a painéis fotovoltáicos seria uma solução, a bomba de calor consegue manter a água dos banhos quente durante as horas sem sol? E tentar usar a energia solar para ligar maquinas durante as horas de sol?
    Será que não escapo a mudar o ramal?
    Não quero gastar agora tanto dinheiro e ficar sem uma boa solução!
  6.  # 7

    Se está a remodelar o telhado, aproveite e veja o estado das caixilharias e isolamento das paredes.
    Se fosse eu canalisava a verba para isolamento de paredes e tectos.

    Depôis pensava na necessidade de aquecimento/arrefecimento da casa.

    Para substituir o cilindro não precisa de bomba de calor, um simples sistema de aqs com termosifao vai resolver esse problema.

    Também ando a pensar em painéis fotovoltaicos, mas cheguei à conclusão que eles produzem energia quando eu menos necessito dela. De verão e das 10:00 às 18:00.

    Primeiro vou ter que mudar de hábitos antes de investir.
    Boa sorte nessa remodelação.
  7.  # 8

    Colocado por: Anton2Se ligo UM aquecedor vai logo luz abaixo.


    Vai me desculpar mas acho isto estranho.... Eu tb tenho tudo eletrico( ainda não tenho climatização) e tenho 5,75 sem stress.

    Porque não faz uma melhor gestão dos seus equipamentos? Tem de ter tudo ligado ao mesmo tempo?!? Maquina de secar/lavar roupa e loiça não são programaveis? Já pensou em colocar uma tomada relógio no cilindro? Intercalando com os aquecedores.

    Não tem ai uma limitação com os disjuntores?!?
    Concordam com este comentário: Anton2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
  8.  # 9

    Uma solução fotovoltaica para o seu caso nao vai resolver rigorosamente nada.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, leandro_m
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
  9.  # 10

    Colocado por: jorgealvesUma solução fotovoltaica para o seu caso nao vai resolver rigorosamente nada.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anton2


    Então por favor diga o que é que acha que pode resolver, pelo menos a ajudar!
  10.  # 11

    Tire essa solução de aquecimento e meta uns a/C... e para a agua quente sanitária um sistema termosifão...

    Eu tenho 6.9kVA, tudo electrico 4 pessoas.. enão tenho problemas desses.( te tenho termoacumulador, pois não consigo meter AQS por termosifão numa casa alugada)

    Não sei qual a dimensão e localização da sua casa, mas concerteza que isto tudo junto não gasta mais de 8000€
    e não se esqueça de reforçar o isolamento térmico sobre a laje de esteira da casa!!!
    Concordam com este comentário: Anton2, Bruno.Alves, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
  11.  # 12

    Esses aquecedores são aqueles tipo "pedra"? Se sim, desfaça-se disso, é pior que mau.
  12.  # 13

    Colocado por: Bruno.AlvesEsses aquecedores são aqueles tipo "pedra"? Se sim, desfaça-se disso, é pior que mau.

    Tenho isto:
    http://www.adax.lt/en/864-adax-vp11.htmls
  13.  # 14

    Não, esses não são "pedra".
    A minha sugestão, antes de comprar outra coisa que não seja melhorias no isolamento, é fazer como referiu o nmex2 acima: compre um aparelho para ligar no quadro, que meça os consumos, alguns dias na fase de entrada, depois por circuitos. Identifique quanto é que consome e onde.

    Esses aquecedores podem facilmente consumir 1000-1500W cada um. Aquecimento eléctrico de água também tem consome à volta de 1000W (mas só trabalha aos bocados). Se ligar o fogão eléctrico e juntar mais 750W em iluminação, frigorífico, TV, etc, corre o risco de disparar o disjuntor de entrada, sim...

    O problema dos painéis é que normalmente estão a produzir quando não está ninguém em casa, logo para reduzir a factura, 2 painéis normalmente chegam para cobrir o standby da casa. Acima disso só faz sentido a quem tiver onde empregar a energia gerada, ou então colocar baterias, mas aí o custo dispara. E baterias para armazenar energia suficiente para todos os consumos que tem agora teriam de ser imensas, muito muito caras.
    Daí que defenda o que disse acima: analise primeiro onde gasta o quê.
    Concordam com este comentário: Anton2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anton2
  14.  # 15

    dependendo do modelo.. esses aquecedores electricos ( possivelmente em banho de oleo...) podem consumir até 2500W.... ora se os paineis tiverem uma produção ATÈ 300W cada.. para alimentar um bicho desses são necessários 10 unidades... mas tem de haver Sol... depois como quando há sol não é preciso aquecimento, é necessário ter uma bateria de acumuladores.... portanto não resolve nada... tal como descreveu o jorgealves... Uma solução fotovoltaica, para si.. sinceramente, não faz sentido.
    Concordam com este comentário: Anton2
  15.  # 16

    Boas,
    Aproveitando este tópico, também eu estou a pensar em investir nuns painéis fotovoltaico para autoconsumo.
    Após pesquisar sobre o assunto e depois de alguma medições, dado os equipamentos cá de casa e o gasto que tenho em standby, um sistema de 500W é o máximo para que seja economicamente rentável para o meu caso.

    Até aqui tudo bem, agora a minha duvida é relativamente à questão legal, em especifico um ponto que ainda não vi a ser muito discutido. Na lei está previsto que sistemas inferiores a 1500W sem venda para a rede, é apenas necessária uma Mera Comunicação Prévia.
    No entanto, sempre que é referido a injecção de energia em excesso na rede é associado é venda da mesma.
    E se eu pretender oferecer o meu excesso ? Visto que para vender energia tenho de pagar mais do que aquilo que ganho !!

    Isto porque estes kits que se vendem por ai baratinhos, não têm sistemas de gestão de energia que detectem quando é que estamos a alimentar a rede eléctrica para impedir o mesma.

    Com isto onde eu quero chegar é, e se um dia os "macacos" se lembram de começar a fiscalizar estas coisa para verificarem se a potencia do sistema é a que foi comunicada e para verificar se existem mecanismos que impeçam a injecção de energia na rede.

    Ou pior, dado que não está previsto na lei a injecção de energia na rede de forma gratuita, a EDP Distribuição, imaginando que com a adesão ao autoconsumo começa a perder uns milhões na receita, e decide deixar de realizar ou até mesmo reverter as alterações necessárias ao contador (o chamado anit-fraude) para que este deixe de contar a produção como consumo. Desta forma, travando as UPAC.
  16.  # 17

    Não percebo a questão...
    Faz a comunicação, se o contador não for adequado eles trocam gratuitamente (senão o que devolve à rede é contado como consumo - ou seja o que dá à rede ainda o paga como se consumisse) e está feito.
  17.  # 18

    A questão é que a lei apesar de não ser muito clara nesse sentido (pelo menos para mim), parece implicar que a única forma de poder injectar o excesso de energia na rede eléctrica é vendendo a mesma. Que sabemos que não compensa dado todos os encargos.

    Por isso o que li até agora é que a malta simplesmente oferece o excedente à EDP (esta agradece), não consegui foi perceber se isto é ou não legal.

    Caso não seja, e no futuro eles lembrem-se de andar a fiscalizar essas coisas, os painéis fotovoltaico poderão dar mais prejuízo do que lucro.

    Na lei diz que caso o contador não seja adequado a EDP tem de trocar de forma gratuita para um que seja, mas isto é aplicável para os contadores analógicos, porque não é do interesse deles que o mesmo ande para trás quando estamos a produzir em excesso. Penso que não diz em lado nenhum que eles tem de realizar alterações aos contadores no sentido de não contarem a produção como consumo, em clientes que não tenham a vertente de venda de energia.
  18.  # 19

    Colocado por: filipeff12única forma de poder injectar o excesso de energia na rede eléctrica é vendendo a mesma
    no auto consumo nao é assim, o que acontece é ser contado como consumo e pagar para injectar na rede.
    • espt
    • 30 janeiro 2018

     # 20

    Se tiver um contador recente não acontece isso; pura e simplesmente ele não conta o que sai da habitação, portanto, oferece à rede.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, jmachado
 
0.0224 seg. NEW