Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: electraoJá apanhei um paper sobre este assunto. Mas já é muita carga para a minha camioneta:

    http://paginas.fe.up.pt/~vpfreita/mce04004_Geometria_de_insolacao.pdf

    Ainda bem que há arquitectos para o fazer ;)


    É um bom documento, obrigado por colocar aqui, mas não não são precisas aquelas fórmulas :) mas é um bom manual


    O software faz as contas através das fórmulas, logo parece-me que serão precisas. ;)
    Sem formulazinha, não há softwarezinho...
  2.  # 22

    Boas

    electrão disse
    O sketchup mostra o resultado final de uma moradia concebida sob a orientação solar.

    A minha pergunta vai no sentido de calcular a pála de sombreamento. Será uma regra tão simples quanto a imagem abaixo?
    Exemplo: pé direito H = 2.3m => dimensão da pála L = 2.3/2 = 1.15m

    Senão, como é calculado? que inputs são necessários para dimensionar o tamanho da pála? E que equação a seguir? Ou há alguma tool para o cálculo


    Na verdade aquela fórmula será válida apenas para locais situados no mesmo hemisfério e à mesma latitude. O sombreamento depende do ângulo da incidência solar e da sua variação ao longo do ano. Como já viu noutras intervenções pode fazer isso de duas formas:
    1 - Usando software à disposição para o efeito.
    2 - Graficamente: parte-se do princípio que, numa janela orientada para uma determinada direcção, a solução ideal será aquela que permite o sombreamento durante determinada época do ano, por exemplo, de Abril a Setembro, e insolação de Outubro a Março. Os dados necessários seriam os ângulos de incidência em Abril e Março. Estes ângulos, no esquema que apresentou, são definidos pelas duas setas.

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 23

    Colocado por: PBarata
    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: electraoJá apanhei um paper sobre este assunto. Mas já é muita carga para a minha camioneta:

    http://paginas.fe.up.pt/~vpfreita/mce04004_Geometria_de_insolacao.pdf

    Ainda bem que há arquitectos para o fazer ;)


    É um bom documento, obrigado por colocar aqui, mas não não são precisas aquelas fórmulas :) mas é um bom manual


    O software faz as contas através das fórmulas, logo parece-me que serão precisas. ;)
    Sem formulazinha, não há softwarezinho...


    é como dizer sem padeiro não há pão, mas nem todos somos padeiros...
    para isso há engenheiros informaticos, se quiser fazer à mão força mas a mim parece-me que são mais que umas formulazinhas :) devem preencher umas boas folhas e folhas se quiser chegar ao resultado de um cpu :)
  4.  # 24

    Colocado por: Fernando Gabriel
    é como dizer sem padeiro não há pão, mas nem todos somos padeiros...
    para isso há engenheiros informaticos, se quiser fazer à mão força mas a mim parece-me que são mais que umas formulazinhas :) devem preencher umas boas folhas e folhas se quiser chegar ao resultado de um cpu :)


    Não... parece pior do que aquilo que é, a trigonometria assusta. Na faculdade (aquela escola que não serve para grande coisa), num exame prático da respectiva cadeira e para uma pala/janela não demora mais de 15 minutos a responder.
  5.  # 25

    Boas

    para isso há engenheiros informaticos, se quiser fazer à mão força mas a mim parece-me que são mais que umas formulazinhas :) devem preencher umas boas folhas e folhas se quiser chegar ao resultado de um cpu

    São mais que umas fórmulazinhas se quisermos fazer a comprovação matemática do fenómeno (as famosas questões dos testes que começavam por "demonstre que...). A resolução de um caso específico na realidade até é simples e basta uma ou duas fórmulas bastante simples, por sinal. E se for pela resolução gráfica até nem são precisas fórmulas. Isto não quer dizer que não seja mais prático usar software.

    Não... parece pior do que aquilo que é, a trigonometria assusta

    Não devia assustar, afinal trata-se de matéria do secundário é mais má fama que outra coisa.


    cumps
    José Cardoso
  6.  # 26

    Por curiosidade, será que alguém quer deixar aqui um exemplo teórico/prático para uma cobertura? Infelizmente estou muito limitado no que diz respeito a área de implantação, mas não há nada como saber o que poderia ou teria de fazer.

    Exemplo no estilo académico:
    Imaginemos uma casa em Lx com uma sala virada a sul e com determinado vão/pé-direito, com as coordenadas geográficas (latitude, longitude) e segundo as permissas de insolação/ensobramento....
    Cálculo da pála de modo a satisfazer as permissas apresentadas.
    Resolução:
    Cálculo dos ângulos de incidência
    aplicação da Fórmula A, Fórmula B, ...
    Pála = Y,YY m.

    De modo a podermos fazer analogias com as nossas casas/pálas e concluirmos até que ponto este tópico é contemplado no dimensionamento das pálas nos nossos projectos :)
  7.  # 27

    Colocado por: PBarata
    Colocado por: Fernando Gabriel
    é como dizer sem padeiro não há pão, mas nem todos somos padeiros...
    para isso há engenheiros informaticos, se quiser fazer à mão força mas a mim parece-me que são mais que umas formulazinhas :) devem preencher umas boas folhas e folhas se quiser chegar ao resultado de um cpu :)


    Não... parece pior do que aquilo que é, a trigonometria assusta. Na faculdade (aquela escola que não serve para grande coisa), num exame prático da respectiva cadeira e para uma pala/janela não demora mais de 15 minutos a responder.


    simples"" não estamos a falar da mesma coisa de certeza :) sem falando por exemplo na variável da rotação terrestre estar a abrandar e já vão 24 acertos de tempo desde os anos 70, faça aí então um cálculo para dia 1 de dezembro de 2010 as três horas na latitude 41 longitude 9, para um vão de 2x2 virado a sudoeste, que área esta em sombra? com uma pala de 100cms por 20cms :)
  8.  # 28

    Boas

    sem falando por exemplo na variável da rotação terrestre estar a abrandar e já vão 24 acertos de tempo desde os anos 70

    Confesso que é a primeira vez que ouço falar disso. O dia está a ficar mais longo? E qual é a taxa de variação? Em todo o caso isso não afecta o ângulo de incidência apenas faria mudar a hora em que se verifica. Para resolução do problema, sabe os ângulos de incidência do sol nesse local e nesse dia (refiro-me ao ângulo máximo ou seja, meio dia solar)? Neste momento não tenho esse dado á disposição - férias :-) - mas basta isso.

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 29

    sabe os ângulos de incidência do sol nesse local e nesse dia (refiro-me ao ângulo máximo ou seja, meio dia solar)? Neste momento não tenho esse dado á disposição - férias :-) - mas basta isso.


    Como os poderemos obter? Através do sketchup?
    Eu já instalei o sketchup e inclusivé importei a localização da minha nova casa no sketchup, mas não tive acesso ao modelo 3D da casa e como tal não posso visualizar a insolação ou não na casa.

    Obrigado
  10.  # 30

    Colocado por: j cardosoBoas

    sem falando por exemplo na variável da rotação terrestre estar a abrandar e já vão 24 acertos de tempo desde os anos 70

    Confesso que é a primeira vez que ouço falar disso. O dia está a ficar mais longo? E qual é a taxa de variação? Em todo o caso isso não afecta o ângulo de incidência apenas faria mudar a hora em que se verifica. Para resolução do problema, sabe os ângulos de incidência do sol nesse local e nesse dia? Neste momento não tenho esses dados á disposição - férias :-) - mas basta isso.

    cumps
    José Cardoso


    Como se diz na minha terra: "ele está a quere pegar" :)
    Eu no dia 2 de Março de 2018 às 10:00 vou estar deitado na minha cama, virada a sudeste o sol vai bater-me nos pés ou não ?? LOL

    Quanto ao abrandamento do planeta tem essencialmente a ver com o efeito da lua nas marés (tidal braking) e desde 1905 já provocou um atraso de +- 42 segundos. Esta do abrandamento foi mesmo "atirar areia" para a discussão... LOL

    Já agora - Boas férias!
  11.  # 31

    eu para um cliente realizei, em SU uma animação do efeito do sol durante um dia (nascer ao pôr-do-sol) para os equinócios de Inverno e de Verão...
    é nestas duas alturas do ano q se devem verificar e analizar os ensombramentos.
  12.  # 32

    Boas

    Como os poderemos obter? Através do sketchup?

    Não conheço o sketchup. Tenho (no escritório) uma tabela com esses elementos para todo o ano no hemisfério norte. Também no SOLTERM é possível obter esses elementos. Se bisbilhotar na net é provável que também os consiga.

    cumps
    José Cardoso
  13.  # 33

    Boas

    para os equinócios de Inverno e de Verão...
    é nestas duas alturas do ano q se devem verificar e analizar os ensombramentos.

    Refere-se concerteza aos solstícios de verão e de inverno? Confesso que por sair do âmbito do meu trabalho não faço esses estudos, mas estava convencido que seriam feitos para outras alturas do ano: equinócios de Março e Setembro. Agradeço o esclarecimento (embora ainda não tenha entendido muito bem o porquê dessas datas, mas lá chegarei)

    cumps
    José Cardoso
  14.  # 34

    José.. tem razão.. é solstício... :))


    LOLOLOLLL....
    é quando o sol projecta os raios solares mais e menos inclinados... são os limites da pala de ensombramento que se estiver a estudar...
    para mais esclarecimentos:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Solst%C3%ADcio
  15.  # 35

    Boas

    é quando o sol projecta os raios solares mais e menos inclinados... são os limites da pala de ensombramento que se estiver a estudar...
    para mais esclarecimentos:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Solst%C3%ADcio

    Obrigado, vou dar uma vista de olhos.
    E juro que não vou utilizar os conhecimentos para fazer projectos de arquitectura :-)

    cumps
    José Cardoso
  16.  # 36

    Colocado por: PBarata
    Colocado por: j cardosoBoas

    sem falando por exemplo na variável da rotação terrestre estar a abrandar e já vão 24 acertos de tempo desde os anos 70

    Confesso que é a primeira vez que ouço falar disso. O dia está a ficar mais longo? E qual é a taxa de variação? Em todo o caso isso não afecta o ângulo de incidência apenas faria mudar a hora em que se verifica. Para resolução do problema, sabe os ângulos de incidência do sol nesse local e nesse dia? Neste momento não tenho esses dados á disposição - férias :-) - mas basta isso.

    cumps
    José Cardoso


    Como se diz na minha terra: "ele está a quere pegar" :)
    Eu no dia 2 de Março de 2018 às 10:00 vou estar deitado na minha cama, virada a sudeste o sol vai bater-me nos pés ou não ?? LOL

    Quanto ao abrandamento do planeta tem essencialmente a ver com o efeito da lua nas marés (tidal braking) e desde 1905 já provocou um atraso de +- 42 segundos. Esta do abrandamento foi mesmo "atirar areia" para a discussão... LOL

    Já agora - Boas férias!


    atirar areia, não é apenas uma variavel e cientificamente conta apesar de residual, ainda não vi contas nenhumas, nem resultado, já lá vão 15 minutos, acho graça a quem quer competir com computadores em números, talvez a jogar xadrez ainda ganhe, ou no arkanoid :)
    não sei quem é voce, mas pelo que vi hoje, ganha o prémio de cinismo aqui do fórum :) parabéns :)
  17.  # 37

    já agora o resultado é igual à superficie total, às 3 horas do dia 1 de dezembro de 2010 nas coordenadas dadas, é de noite.
  18.  # 38

    Boas

    já agora o resultado é igual à superficie total, às 3 horas do dia 1 de dezembro de 2010 nas coordenadas dadas, é de noite.

    De repente lembrei-me daquela famosa réplica num programa de TV: "A sério Mike? Fantástico, Melga". Deduzo que a esta hora também já descobriu de que cor era o cavalo branco de Napoleão? :-)

    cumps
    José Cardoso
  19.  # 39

    Colocado por: Fernando Gabrieljá agora o resultado é igual à superficie total, às 3 horas do dia 1 de dezembro de 2010 nas coordenadas dadas, é de noite.


    Como eu disse "tá a querer pegar" LOL
    Não é cinismo, não preciso de lhe demonstar nada, nem fazer "brincadeiras".
    Esses cálculos são efectuados em exames das disciplinas respectivas nos cursos de eng. civil (e talvez noutors cursos, não sei) e de facto tem 15 a 20 minutos para resolver...
    Para Portugal resume-se praticamente à consulta mais ou menos "habilidosa" de alguns diagramas e tabelas.
  20.  # 40

    Eu não entendo nem nunca vou acreditar que consegue calcular a área de ensombramento de um vão com as variáveis todas em 20m, mas ok se diz que consegue, encerro o caso
 
0.0222 seg. NEW