Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, moro num edifício em que a fachada é de tijolo burro e dado vários problemas de infiltrações, o condomínio decidiu colocar o sistema etics.
    Eu concordo com as obras mas tenho alguns pontos que discordo e por isso peço a vossa opinião em duas questões:
    - utilização de placa eps de 4 cm, eu acho que no mínimo deveria ser 5 cm (zona Penafiel, porto);
    - Dois ou três moradores decidiram colocar ar condicionado das varandas e aproveitar para colocar o tubo de esgoto a passar nas paredes exteriores abrindo roços no esferovite.
    -Cada maquina de ar condicionado deve ter o seu tubo de esgoto ou pode-se ligar por exemplo 4 máquinas a um tubo só?

    Acham que 4 cm é suficiente?
    Ao abrir roços no esferovite não anula o efeito do sistema de isolamento? e as ligações do esgoto do a/c não são susceptíveis de dar problemas uma vez que vão ficar por baixo da armadura?
      ligaçoes ac.jpg
  2.  # 2

    Obrigado pela rápida resposta,
    Penso que o único impedimento arquitetónico que poderia existir seria apenas os parapeitos mas pelo que entendi eles vão colar uma pedra por baixo da existente e assim sair fora do esferovite.

    Quem decidiu a espessura foi o empreiteiro, questionei sobre a aplicação de 5 cm mas ele disse que para a zona o recomendado era entre 3 e 4 por isso não havia problema, como era mais caro as pessoas decidiram aplicar de 4cm. Eu no entanto considero que, dado o custo que cada condómino vai ter, um pequeno acréscimo traria um melhor isolamento sendo o seu custo diluído no futuro.

    Não faço ideia como vão rematar esses roços porque isso não estava previsto na obra nem foi discutido na assembleia. Penso que não é boa ideia abrir roços porque não tenho a certeza se isso vai ficar bem rematado, além de que, provavelmente vão ter de colocar tubos no exterior quando os outros condóminos decidirem meter também ar condicionado...

    Fico muito preocupado com a possibilidade de fugas ou de entupimento pois moro no segundo andar e os tubos do 3 e 4 andam na minha fachada, e caso venha existir algum entupimento/fuga, só vai ser visível quando já existirem muitos estragos. Questionei o encarregado da obra que me respondeu que a instalação do ar condicionado foi contratada por cada condómino, logo eles só se responsabilizam pelo sistema etics.
  3.  # 3

    tente organizar com quem de direito (condomínio, empreiteiro do ETICS, outros...) deixarem um tubo de queda ao longo de toda a altura da fachada e por detrás do etics, onde vai recolher a descarga dos AC actuais, e preparado para a recepção de os eventuais que possam vir a existir no futuro,

    fazer uma obra dessas, com essa questão dos AC e não deixar já praparado o futuro, faz pouco sentido - e como diz, dividido pelos vários condóminos, o custo é mínimo.
  4.  # 4

    Eu bem tentei que ficasse um tudo vertical para servir todos no futuro, mas como isso não estava previsto na obra, o empreiteiro diz que não vai parar para decidirem onde passar o tubo e o condomínio nada diz...
    Apenas passaram tubos de drenagem de 2 apartamentos que já tinham ar condicionado instalado, pela fachada do prédio até encontrar o tubo da caldeira.
    O que eu acho é que pode vir a causar problemas, pois juntaram 4 máquinas num só tubo de drenagem.
    Quer me parecer que ninguém se vai responsabilizar por essa instalação.
    Além de que no futuro se os outros apartamentos decidirem colocar ac vão ter de arranjar outra solução.
  5.  # 5

    Atenção que essa obra carece de licenciamento municipal, se tentarem fazer isso diretamente e sem licenciar arriscam-se a pagar multa, a ter a obra embargada e a pagar ao construtor para estar parado.
    Já agora, a caixa de ar não tem já isolamento? Ficaria mais barato aplicar apenas o reboco armado, embora concordo que com o isolamento eliminem as pontes térmicas.
 
0.0068 seg. NEW