Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa noite, já conhecia este forum, mas hoje acabei por me registar para colocar uma pergunta. Estou a recuperar uma moradia e fiquei espantada qd fui fazer uma visita ao local e reparei que os pedreiros colocaram as vigas de ferro que suportam as telhas, sobre a laje e não sobre a parede. Ou seja, as vigas, no ponto mais baixo do telhado estão a descarregar força sobre a laje. Na minha otica de leiga na matéria, isto nao me faz qq sentido. A minha pergunta é, sou eu que estou a exagerar ou foi mesmo uma grande aberração o que me fizeram no telhado? Desde já muito obrigada.
  2.  # 2

    O que está estipulado no projeto de estabilidade? O que diz o seu projetista sobre essa questão?
  3.  # 3

    Colocado por: Napiercolocaram as vigas de ferro que suportam as telhas, sobre a laje e não sobre a parede. Ou seja, as vigas, no ponto mais baixo do telhado estão a descarregar força sobre a laje.
    As vigas deviam "descarregar" noutras vigas, ou em pilares. A não ser que as paredes sejam resistentes.

    Explique-nos melhor: as vigas estão a descarregar em cima da laje (feita em quê?), mesmo por cima das paredes exteriores, certo?
    (não esquecer que as vigas do telhado descarregam cargas vertical+horizontal, e as paredes de tijolo não devem suportar este tipo de carga).

    Não sei o que ouviu (ótica) dizer, mas se colocar aqui uma fotografia (óptica) perceberemos melhor.
  4.  # 4

    Olá boa tarde, trata-se da recuperação de uma casa antiga, onde entre outras remodelações, teve lugar a construção de laje aligeirada e cobertura com estrutura metálica. Quanto às paredes, umas são de taipa, outras de "tijolo de burro" e outras ainda em tijolo "normal". Existe projecto de estabilidade, mas pelo que já entendi, existiu um erro nas medições e as vigas de ferro chegaram mais curtas, tendo o pedreiro, ainda não percebi se com o aval ou não do responsável pela obra, solucionado a questão assentando as vigas de ferro, na cota mais alta, numa parede (que foi reforçada com pilares e vigas) e na parte mais baixa, em cima da laje aligeirada que é o teto das divisões de baixo, mesmo quase ali no limite da laje onde pega com a parede que devia receber as vigas de ferro do telhado. Não sei se me expliquei bem, pq é na realidade complicado para quem não domina os termos técnicos expressar-se nestas andanças :) Fotos não consigo (para já) pq só consigo passar lá ao fim-de-semana. Aguardo resposta da empresa contratada, que me fez tanto o projecto de arquitectura como de estabilidade como a empreitada da obra.
  5.  # 5

    Colocado por: Napiermesmo quase ali no limite da laje onde pega com a parede que devia receber as vigas de ferro do telhado
    Não me parece que haja problema.
    Quanto a mim, até pode ficar melhor colocar essas vigas sobre o limite da laje que directamente sobre a parede (mas, tratando-se de laje aligeirada, depende do sentido em que estão as vigotas).

    Convém saber o que diz o projectista e, se ele não concordar, confrontar o técnico responsável.
  6.  # 6

    Isso parece uma bela pessegada. Fale com o projetista e confronte o diretor de obra com o sucedido. Já agora, escreva no livro de obra que a estrutura está a ser executada de forme contrária ao projeto, a ver se alguém se mexe.
    Se as vigas vieram curtas, emendavam-se ou faziam-se novas. De quem foi o erro? Do serralheiro? Do projetista? Do diretor de obra?
 
0.0113 seg. NEW