Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Dentro de umas semanas vão aplicar mosaico calcário com 2 cm de espessura numa casa de banho cá da casa. Esse mosaico tem as arestas boleadas.

    Ora este mosaico vai confrontar com o soalho em madeira do corredor.

    O ladrilhador disse-me que conseguia fazer os cortes dos mosaicos muito direitinhos, de forma a que não fosse necessário cobrir a junta com um perfil.

    Mas veio-me a dúvida. Esses perfis de transição são apenas para esconder os cortes defeituosos ou as diferenças de altura ou têm alguma outra funcionalidade prática que os torne importantes de usar?
  2.  # 2

    Colocado por: rcmoraisou têm alguma outra funcionalidade prática que os torne importantes de usar?

    Servem para garantir/esconder juntas de dilatação.
  3.  # 3

    E proteger a cerâmica e/ou pedra do esmilhamento.

    Aliás quando foram inventados o jovem aplicador Werner Schlüter quis apenas evitar essa patologia... e já lá vão mais de 45 anos.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  4.  # 4

    E deixar sem perfis para já e depois mais tarde se aquilo começar a ficar feio então colocar um perfil, seria má opção?
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilvaServem para garantir/esconder juntas de dilatação.


    Mas as juntas de dilatação não são apenas para exteriores ou grandes áreas? Não chegaria deixar 2 ou 3 mm de separação entre a pedra e a madeira do soalho, preenchidos com o betume das juntas ou um silicone?
  6.  # 6

    Colocado por: Schlüter-Portugalroteger a cerâmica e/ou pedra do esmilhamento.


    Mas estando as arestas dos mosaicos de pedra boleados, não é por si suficiente para evitar isso?
  7.  # 7

    Colocado por: rcmorais

    Mas estando as arestas dos mosaicos de pedra boleados, não é por si suficiente para evitar isso?


    Não
  8.  # 8

    Colocado por: rcmorais

    Mas as juntas de dilatação não são apenas para exteriores ou grandes áreas? Não chegaria deixar 2 ou 3 mm de separação entre a pedra e a madeira do soalho, preenchidos com o betume das juntas ou um silicone?

    Essas juntas não tem nada a ver com a área
  9.  # 9

    Na minha casa atual não tenho perfis entre a cerâmica e o soalho em vários pontos da casa e até ver está ok (no meu caso a cerâmica é de junta rectificada).
    Se ele consegue fazer isso assim perfeito, diria que esteticamente é uma boa opção.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  10.  # 10

    Colocado por: mhpintoE deixar sem perfis para já e depois mais tarde se aquilo começar a ficar feio então colocar um perfil, seria má opção?
    .
  11.  # 11

    Os perfis T shape têm algum contra?

    Estava a pensar no Sclutter de 14mm de largura, para ser o menos invasivo possível, e 9mm de profundidade. De notar que a pedra tem 2 cm de espessura.
  12.  # 12

    Colocado por: rcmoraisOs perfis T shape têm algum contra?

    Estava a pensar no Sclutter de 14mm de largura, para ser o menos invasivo possível, e 9mm de profundidade. De notar que a pedra tem 2 cm de espessura.


    Como contra o facto de sendo "tapa asneiras" a sua aplicação é à posteriori, logo ficam mais elevados que as peças de acabamento.

    O que sugiro, é que peça uma amostra em inox, inox escovado e alumínio para ensaiar no local e constatar.

    Na aplicação, usar um mastique de msp ou de poliuretano.

    Pode pedir essa amostra via: [email protected]
  13.  # 13

    Colocado por: Schlüter-PortugalComo contra o facto de sendo "tapa asneiras" a sua aplicação é à posteriori, logo ficam mais elevados que as peças de acabamento.


    PAra o caso não seria para tapar defeitos, apenas proteger os rebordos da pedra e da madeira de pinho do soalho (vai ser envernizado à posterior), sendo isso importante. Qual o tipo de perfil que seria mais adequado para esta situação?

    Há três dados importantes e que me esqueci de referir.
    O 1.º - é que o mosaico vai ser aplicado em "espinha", começando pela porta de entrada da divisão. O perfil TShape tem a desvantagem de tapar parcialmente o vértice dos mosaicos inteiros, embora sejam só uns 5mm.
    O 2.º - é que a última peça de soalho não foi perfeitamente cortada, pois não ficou absolutamente coincidente numa das pontas com o aro da porta. Na foto dá para ver. Creio que o TShape ajudaria a disfarçar isto.
    O 3.º - é que existe uma diferença de nível entre a betonilha e o soalho. O ladrilhador disse que, em principio, daria para corrigir ou pelo menos minorar, mas que caso aplicasse um perfil por cima (tipo Tshape) ajudaria a disfarçar os eventuais 1 a 3 mm de diferença numa das pontas.

    Eis umas fotos. Os mosaicos não estão colados.
      IMG_20171015_235253a.jpg
      IMG_20171015_235253.jpg
  14.  # 14

    Colocado por: rcmorais

    PAra o caso não seria para tapar defeitos, apenas proteger os rebordos da pedra e da madeira de pinho do soalho (vai ser envernizado à posterior), sendo isso importante. Qual o tipo de perfil que seria mais adequado para esta situação?

    Há três dados importantes e que me esqueci de referir.
    O 1.º - é que o mosaico vai ser aplicado em "espinha", começando pela porta de entrada da divisão. O perfil TShape tem a desvantagem de tapar parcialmente o vértice dos mosaicos inteiros, embora sejam só uns 5mm.
    O 2.º - é que a última peça de soalho não foi perfeitamente cortada, pois não ficou absolutamente coincidente numa das pontas com o aro da porta. Na foto dá para ver. Creio que o TShape ajudaria a disfarçar isto.
    O 3.º - é que existe uma diferença de nível entre a betonilha e o soalho. O ladrilhador disse que, em principio, daria para corrigir ou pelo menos minorar, mas que caso aplicasse um perfil por cima (tipo Tshape) ajudaria a disfarçar os eventuais 1 a 3 mm de diferença numa das pontas.

    Eis umas fotos. Os mosaicos não estão colados.
      IMG_20171015_235253a.jpg
      IMG_20171015_235253.jpg


    Tendo defeitos no corte o indicado é mesmo o t9/14 e.

    Caso contrário poderia utilizar o schiene
  15.  # 15

    OK. Já fiz o pedido para as amostras. Será sempre melhor testar primeiro.
  16.  # 16

    Colocado por: NortenhoNa minha casa atual não tenho perfis entre a cerâmica e o soalho em vários pontos da casa e até ver está ok (no meu caso a cerâmica é de junta rectificada).
    Se ele consegue fazer isso assim perfeito, diria que esteticamente é uma boa opção.


    O que é que usou entre os dois pavimentos? Tenho uma situação idêntica e não quero usar perfis, mas sei que é necessário um espaço de dilatação. O que pode ser usado para esse efeito?
  17.  # 17

    Usei uma coisa tipo isto:

    https://www.juntasyperfiles.com/shop/tapajuntas-o-cubrejuntas/145-reno-t-tapajunta-o-perfil-de-transicion.html#/altura_mm-9/ancho_mm-14/largo_cm-100/acabado-e_acero_inoxidable

    Mas também dava para fazer sem perfil. Para evitar que as arestas dos mosaicos possam partir, basta boleá-las com uma lixa fina. Depois é deixar um espaçamento de uns 3 mm entre os diferentes materiais para a sua dilatação e preencher com betume de juntas ou silicone à cor que pretender.
 
0.0211 seg. NEW