Iniciar sessão ou registar-se
    • ARreis
    • 17 outubro 2017 editado

     # 1

    Boa tarde!

    Venho por mais uma questão de SCIE, (aprender aos poucos :) )

    Tenho em mãos uma loja/restaurante com 40 m2 no segundo andar de um grande centro comercial.

    A minha duvida é: qual será a altura da UT VII a considerar? Da cota de soleira do centro comercial ou a cota de soleira da loja? o centro comercial tem certamente menos de 28mt de altura total mas é superior a 9mt.

    Isto está a fazer me confusão pois eu vou apenas tratar da loja isoladamente mas preciso de enquadrar a categoria de risco...
  1.  # 2

    Tem de considerar a altura da UT.... neste caso é o CC, a cota de soleira do CC, não serve, pois tem mais de um piso em relação ao PR. A loja em causa será uma parte dessa UT. Tem a CRI do edifício, e depois a CRI da sua Loja. O edifico é so UT VII, não tem UT VIII, UT II e UT III!!!? O CC já tem MAPS? a 1ª coisa a fazer é pedir uma cópia das MAPS do edifício (administração do CC), as MAPS da loja estarão hierarquicamente subjacentes ás MAP do CC e terão de estar coordenadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARreis
  2.  # 3

    Olá Pedro! Mais uma vez muito obrigado pelo tempo disponibilizado! :)

    Visto que é um centro comercial enorme com zona de estacionamento, zona comercial, zona de restauração (onde se insere o restaurante/loja em questão) e zona administrativa, certamente todas essas UT estão presentes.

    Por acaso já estava planeado ir ter com a administração do CC para pedir a documentação, MAPS e qualquer informação para poder desenvolver o projecto. É provável que a loja em questão não tenha MAPS pois já elaborei umas MAPS para um snack bar do CC anteriormente em falta.

    Então vamos lá ver, como procedo à classificação deste restaurante/loja? Ou é por ser mais tarde ou estou a ficar todo baralhado... :)

    Desde já obrigado Pedro! Já muito me tem ajudado! :)
  3.  # 4

    Colocado por: ARreisjá elaborei umas MAPS para um snack bar do CC anteriormente em falta.

    Fará do mesmo modo.. foram aprovadas pela ANPC, certo. Segue o mesmo caminho que teve co mas MAP's que já fez.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARreis
  4.  # 5

    Olá Pedro!

    Olha então falei com a administração do CC e não é que a única coisa que pretendem, afinal é uma planta de emergência com dispositivos, iluminação e caminhos de evacuação (o normal).

    Basicamente o cliente pediu nos um projecto SCIE mas no entanto de acordo com estas novas informações, não é necessário...

    Não nos foi pedido MAPS para já pelo cliente, por isso nem coloquei a questão...
  5.  # 6

    A planta de emergência não tem representado a iluminação, nem dispositivos ( excepto as botoneiras)... somente o que está descriminado na NT22
    a planta SCIE, é que tem e deve corresponder à simbologia da NT04...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARreis
    • ARreis
    • 18 outubro 2017 editado

     # 7

    Sim, eu no entanto já decidi que irei fazer a planta SCIE e a planta de emergência.

    Pedro mais uma vez mt obrigado por partilhar o seu conhecimento!

    Tem aqui em mim alguém com quem contar caso tb precise de algo.

    Havia de me deixar algum contacto caso me apareça alguma coisa de categoria 3 ou 4, que eu não posso fazer e quem sabe podia direccionar pra si...

    Um dia farei essa formação tb se for possível... :)

    Grande Abraço
  6.  # 8

    Colocado por: ARreisHavia de me deixar algum contacto caso me apareça alguma coisa de categoria 3 ou 4, que eu não posso fazer e quem sabe podia direccionar pra si...

    É só clicar no meu nome que tem os dados de contacto no meu perfil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARreis
 
0.0077 seg. NEW