Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Desde que descobri este fórum (a 2/3 dias) ainda não o consegui largar!

Parabéns pela iniciativa do seu autor e a todos o que o alimentam de uma forma ou outra com o seu contributo.

Obviamente não cheguei a este fórum por acaso...tal como muitos aqui, vou construir!

Na verdade sem certezas de nada...preciso da vossa ajuda, e atendendo que já vi muitas criticas (que considero construtivas) vou arriscar neste momento a apresentar aquele que é o meu projeto para o submeter à vossa avaliação (enquanto ainda vou a tempo)

Agradeço sejam meiguinhos LOL

Desde já obrigada a todos.

Enquadramento:

A propriedade que possuo para fazer esta construção é (pra mim) exageradamente grande, conto com 40 metros de frente e 100 metros de profundidade.

No entante só posso construir em metade dele.

Ele tem acesso por 2 ruas (frente a sul e a parte de trás a norte)

Como a propriedade é enorme, optamos por fazer a casa toda ele de res do chão (um único andar) e adapta-la ao máximo para pessoas de mobilidade reduzida.

Entendemos que não fazia sentido fazer uma "gaiola" de 2 ou 3 pisos no meio do terreno...tendo tanto terreno, vamos espalhar!

Outro requisito foi que o escritório tivesse acesso fácil a quem vem do exterior, sem entrar propriamente na casa, pois somos profissionais liberais, e trabalhamos em casa, recebendo nesta nossos clientes. Mas não queremos que entrem na parte intima da família.

Também não quero chegar a casa (seja pela frente ou por trás) e apanhar chuva no lombo na deslocação entre a garagem e a casa (com compras etc...)

Penso que não me esqueço de nada...

Deixo em anexo as plantas em PDF e em outro post as imagens 3D que temos.

Espero que os "meus" arquitectos não estejam neste fórum ... senão matam-me!

Mas estou mesmo curiosa de saber opinião de quem está de fora a ver as coisas, as vezes faz-se luz!

Cumprimentos!
  2.  # 2

Fotos 3D

O grande mistério será como fazer a pála por cima do muro com o verde por baixo...a ideia foi minha (depois de ver umas imagens no pinterest) e depois de muito lutar por isso lá conseguir que o marido e arquitectos aceitem...sei que é dinheiro gasto desnecessário, mas como sempre disse que não queria uma caixa de caixote e é o que tenho, encontrei nesse muro algum pormenor para diferenciar do resto a minha casinha.

No entanto, nos projetos da especialidade nada tenho sobre o muro, não faço ideia como deverá ser conseguido...solução construtiva se é que me entendem, de forma a ser o mais económico possível.

Ok, quero milagres...mesmo.

Mais uma vez obrigada!
      unnamed (2).jpg
      unnamed (4).jpg
      unnamed.jpg
  3.  # 3

Colocado por: LisbethChristinaOk, quero milagres...mesmo.

Sem 3 ou 4 apoios, será impossível.
    Mas isso consegue-se com uns simples prumos redondos não mais grosso que 4 ou 5 cm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LisbethChristina
  4.  # 4

Na minha opinião de leigo... gosto.

Como também ando para construir e ando a olhar muito para a racionalidade das áreas das várias divisões, novamente na minha opinião, acho enorme os vários quartos e a parte reservada para a garagem e arrumos(?).

Também acho o mesmo do hall de entrada e do escritório, no entanto, este último terá os motivos que já referiu.

Assim por alto faz ideia das áreas da casa? Área Bruta e Área Útil?
    Concordam com este comentário: mhpinto
  5.  # 5

Essa pala no muro nao deve ser muito funcional.
    Vai ter uma luta enorme com os arbustos que colocar or baixo, podem nao crescer bem por causa de nao chuver ou da sombra ou podem crescer e cortar isso sempre á face da pala para nao se sobrepor á mesma vai ser complicado.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 6

Obrigada a todos!

Quanto à Pála sei que não vai dar jeito mesmo nenhum...mas é casmurrice minha...diga-se o meu ex-libris

Acontece que o terreno tem uma cota bastante mais alta em relação à estrada, ou seja, o muro de suporte em pedra já existe, é para restaurar, tem mais de 2m de altura, no entanto, quem está do lado de dentro da propriedade, o mesmo muro não tem meio metro de altura.

A câmara municipal não deixa fazer o muro ainda mais alto...mas não tem jeito para quem está dentro, ficar mais baixo...até uma criança pode cair para o lado da estrada.

Foi a forma que arranjei de contornar sem ser com a básica sebe por cima do muro, dando algum estilo à coisa.

Vou ter trabalho com isso tudo, tenho noção que o muro será a maior luta na obra, já o é desde o projeto...mas gosto tanto desse muro!

O que ainda não tenho é uma solução construtiva para ele...se numa laje pre-fabrcada, se em betão armado...se uma estrutura de ferro forrado a qualquer coisa tipo capoto (loucura)...algo económico mas resistente.
  7.  # 7

Colocado por: Pedro_RofNa minha opinião de leigo... gosto.

Como também ando para construir e ando a olhar muito para a racionalidade das áreas das várias divisões, novamente na minha opinião, acho enorme os vários quartos e a parte reservada para a garagem e arrumos(?).

Também acho o mesmo do hall de entrada e do escritório, no entanto, este último terá os motivos que já referiu.

Assim por alto faz ideia das áreas da casa? Área Bruta e Área Útil?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LisbethChristina

As áreas são bastantes amplas , sei que sim, mas como venho de uma casinha onde ando sempre a tropeçar em tudo...e tenho 4 crianças...tinha mesmo que ser!

Aliás eu ainda queria os quartos maiores, mas parece que esgotei o rácio de construção permitido para a área de construção do meu terreno.

O terreno é enorme, assim que também como disse, não ficava bem uma coisa pequenina no meio.

Ainda pensei fazer um destaque e vender metade da propriedade para outra construção...mas a minha mãe (quem me deu a propriedade por conta da herança) foi muito clara quando me disse..."se fosse pra vender eu já tinha vendido!"

Perante tudo isto, vou fazer kilometros dentro de casa...desde o nosso quarto até chegar a cozinha, a noite, se quiser um copo de água, acho que vou desmaiar pelo caminho LOL.

A área total (com garagem incluída, não chega aos 400 m2 mas está próximo.
  8.  # 8

Mas fotografias

Vista superior e duas vistas laterais, do lado do escritorio + garagem e do lado nascente, saída da cozinha e costas da garagem.

Os arrumos ao lado da garagem são grandes, mas é a contar com a arrumação de dois pequenos tratores, um para lavrar o terreno e um para corta relvas ... pois ficam uns 1000m2 de jardim (importante considerar)
      02.17-3 - Imagem # 1.jpg
      unnamed (5).jpg
      unnamed (3).jpg
  9.  # 9

Fica evidente que não há aí restrições orçamentais. Ainda bem para si.

Fazendo a ressalva de que não sou técnico, o que mais me impacta quando olho para essa planta é o longo corredor para chegar à suite, quando aparentemente o terreno permite uma grande liberdade. Presumo que se tenha pretendido maximizar o aproveitamento da exposição solar/vista, mas não deixo de ficar algo desapontado sempre que vejo plantas onde se opta por fazer longos corredores por mera opção quando eu, que acho que prejudicam a vivência da casa, não lhes pude escapar pelos grandes constrangimentos do meu terreno.
    Custa-me a crer que do ponto de vista arquitetónico não se consigam soluções em que haja o mesmo aproveitamento de vistas e sol sem terem que existir esses longos corredores.

Outra coisa. Diz que tem 4 filhos mas só tem aí 3 quartos para eles. Tudo bem que dependerá das respetivas idades, mas do meu ponto de vista seria preferível reduzir algumas áreas e ter mais um quarto.

Esta para quem tem mais experiência disto: é boa ideia ter uma churrasqueira virada a norte? Não será o seu desempenho muito afetado pelos ventos de norte, que pelos vistos são predominantes em Portugal:
    https://www.meteopt.com/forum/topico/direccao-media-do-vento-em-portugal.8505/

Tirando isso, fica só uma nota + para esses 2 chuveiros na suite, que certamente irão ter muito para contar ;)
    Concordam com este comentário: HenDua, LisbethChristina

0.0163 seg. NEW