Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Ontem foram fazer a instalação do serviço fibra da meo em minha casa, porem à noite quando fui ligar um pc a uma tomada de rede rj45, não tenho lá sinal, nem dá qualquer tipo de sinal, fui experimentar em outra tomada e esta na mesma. Alguém sabe o que se passa ou como posso resolver o problema, pois gostaria de ter rede nas fichas de rede.

    Obrigado
      22664444_510454749320298_1991103398_o.jpg
  2.  # 2

    Onde está o router?
    A cabelagem está bem ligada ao router?
    Muitos ITED têm problemas e funcionam mal. Conhecço pessoas que têm ITED (obrigados por lei) mas não o usam. Um switch é muito eficaz e barato.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  3.  # 3

    Na imagem não tem o Gateway ligado á rede da casa ( são as tomadas RJ45, que se ve livres...)

    Tem de comprar um switch, pelo menos de 4 portas, ligar o gateway ao swich.. e depois comprar uns chicotes curtos RJ45, para ligar a saida do switch ás tomadas RJ45 que ligam a cada uma das tomadas RJ45 dos compartimentos ...

    Pois é.... Este ITED foi uma solução muito infeliz...
    Eu tenho o Netgear GS105...
    Veja aqui por exemplo
    https://www.worten.pt/acessorios-de-informatica/redes/switches
    ou aquieque normalmente é muito mais barato:
    https://www.pcdiga.com/rede
    e os cabos de rede, com 25cm de comprimento...
    https://www.pcdiga.com/catalogsearch/result/?q=cabos%20rede#q=cabos%20rede&idx=prod_pcdiga_pt_products_price_default_asc&p=0&is_v=1
    Concordam com este comentário: HenDua, skypt
  4.  # 4

    Uma coisa assim deste género...
    Mas o ideal é suprimir os chicotes e ter a sua cablagem de rede a ligar directo no SWITCH ( tal como fizeram com o cabo que liga o GATEWAY á box... Tudo sem passar pelas tomadas da caixa ATI.. que é uma estupidez autêntica. ( o ATI hoje é composto por duas caxias para conseguir enfiar os equipamentos activos...) al+em disso vai necessitar de mais uma alimentação electrica ( para o SWITCH) es´ta a ver o problema.
    Concordam com este comentário: HenDua, skypt
      path4495-1-7-4_1.jpg
  5.  # 5

    Ou então arrajas maneira de colocar o router dentro da caixa e ligar ás portas a partir deste.
    Depois numa das tomadas colocaas um AP/repetidor de wireless para teres melhor cobertura de rede.

    ITED (Inveção Terrivel de Extraviar Dinheiro).....
  6.  # 6

    Pedro, obrigado pela explicação. O router que está dentro da caixa do ited não tem mais saídas Rj45. Mas acho que já percebi como resolver a situação.

    Onde tenho o router do wireless, ligo um cabo de rede até outra saída rj45, que depois irá ter ao ATI, quando tiver no ati, ligo diretamente ao switch, no switch faço como está no exemplo que colocou.

    Depois aquilo é automático ou tem de se configurar alguma coisa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HugoCFSilva
  7.  # 7

    Pode ser.
    É Automático...
  8.  # 8

    Onde é que tem o router da operadora?
    O que está dentro da caixa é o ONT e não o router. O que tem de ligar ao switch é o router da operadora e não o ONT directamente.
    No desenho do Pedro, onde ele tem o switch coloque lá o router da operadora. Depois numa tomada (a que mais der jeito) coloque um repetidor /AP (cerca de 20 euros) tipo este:

    http://content32-foto.inbox.lv/albums/a/agsedaju/WIFI-Gembird/gembird-wifi-range-extender-II.sized.jpg?1457095476

    Assim aproveita todas as portas do router e ainda melhora a cobertura do wireless.
    Penso ser a solução mais clean e simples.
    Caso queira muitas tomadas RJ45, ai sim, necessita mesmo de um switch.
  9.  # 9

    Warduna, mas assim só fico com wireless. não fico com rede nas fichas espalhadas pela casa.
  10.  # 10

    Estas caixas de ITED nao sao obrigatorias... e sao na maioria dos casos hoje em dia inuteis.
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasUma coisa assim deste género...
    Mas o ideal é suprimir os chicotes e ter a sua cablagem de rede a ligar directo no SWITCH ( tal como fizeram com o cabo que liga o GATEWAY á box... Tudo sem passar pelas tomadas da caixa ATI.. que é uma estupidez autêntica. ( o ATI hoje é composto por duas caxias para conseguir enfiar os equipamentos activos...) al+em disso vai necessitar de mais uma alimentação electrica ( para o SWITCH) es´ta a ver o problema.
      path4495-1-7-4_1.jpg


    Porque é que diz que é uma estupidez passar pelos conectores da caixa ATI? Se calhar para um cenário com 3 ou 4 tomadas de dados pode parecer absurdo não levar um cabo direto ao equipamento ativo, mas mesmo aí não vejo grandes desvantagens em recorrer a chicotes. Se a instalação for bem feita, não há perda de desempenho e desse modo o ATI fica muito mais arrumado e organizado.

    Cabos diretos desde uma tomada até ao equipamento ativo no ATI é um pouco "trabalho de trolha", sem desmérito para essa profissão.
  12.  # 12

    Colocado por: Ricardo AlWarduna, mas assim só fico com wireless. não fico com rede nas fichas espalhadas pela casa.


    Claro que ficas com fichas. Pelo menos com o numero de portas que o router tem, que são 4 penso eu. E ainda com uma rede wireless melhorada e amplificada.
    Esse AP/repetidor não tem obrigatoriedade de ser conectado a uma ficha rj45. Ele também tem a função de pegar no sinal wireless do router e amplifica-o. Basta uma tomada 220v para o ligar.
  13.  # 13

    O ITED é obrigatorio numa construção nova?
  14.  # 14

    Colocado por: jcfcidO ITED é obrigatorio numa construção nova?


    Eu tenho a ideia que sim, mas não posso afirmar com a certeza absoluta.
    Digo isto porque sei quem teve de instalar sem nunca o pensar em usar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcfcid
  15.  # 15

    Sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcfcid
  16.  # 16

    Colocado por: jcfcidO ITED é obrigatorio numa construção nova?


    Absolutamente. E em projetos recentes seguindo ITED3.
    • pjam
    • 20 outubro 2017

     # 17

    Boa tarde

    Tive a mesma situação á 2 semanas com a Nowo só que neste caso é em coaxial, em que o técnico que foi lá deixou na sala o router e para ter rede por cada tomada rj45 no resto da casa, tive de adquirir um switch/hub de 8 portas aqui: (https://www.chiptec.net/networking/redes-com-fios/switchs-de-rede/d-link-8-port-10-100-desktop-switch-go-sw-8e.html), e coloca-lo dentro da caixa ATI.
    1º Injectei o sinal de rede que vem do router deles na tomada da sala, e fui descobrir em que porta de interligação na ATI era recebido o sinal.
    2º Liguei um chicote pequeno (conf. foto em anexo) do patch que recebe a rede, a uma das portas do switch, ligando em seguida todas as portas livres do switch os pequenos cabos de rede ao painel de interligação da ATI.
    3º Passando assim a ter rede nas tomadas rj45 que estão espalhadas pela casa, se estiver bem feito deverá ter uma folha tipo "legenda" na tampa/porta da caixa ATI a identificar os locais, (assoalhadas).

    Cumps.
    pjam
      IMG_20171020_144045.jpg
  17.  # 18

    Colocado por: pjamBoa tarde

    Tive a mesma situação á 2 semanas com a Nowo só que neste caso é em coaxial, em que o técnico que foi lá deixou na sala o router e para ter rede por cada tomada rj45 no resto da casa, tive de adquirir um switch/hub de 8 portas aqui: (https://www.chiptec.net/networking/redes-com-fios/switchs-de-rede/d-link-8-port-10-100-desktop-switch-go-sw-8e.html), e coloca-lo dentro da caixa ATI.
    1º Injectei o sinal de rede que vem do router deles na tomada da sala, e fui descobrir em que porta de interligação na ATI era recebido o sinal.
    2º Liguei um chicote pequeno (conf. foto em anexo) do patch que recebe a rede, a uma das portas do switch, ligando em seguida todas as portas livres do switch os pequenos cabos de rede ao painel de interligação da ATI.
    3º Passando assim a ter rede nas tomadas rj45 que estão espalhadas pela casa, se estiver bem feito deverá ter uma folha tipo "legenda" na tampa/porta da caixa ATI a identificar os locais, (assoalhadas).

    Cumps.
    pjam
      IMG_20171020_144045.jpg


    Pronto é isso mesmo que tenho e que vou fazer. Basicamente o que o Pedro também tinha dito.

    Acho que assim devo resolver a questão.

    Amanha já vou fazer isso.

    Obrigado
  18.  # 19

    Colocado por: jcfcidO ITED é obrigatorio numa construção nova?


    ITED sim mas estas caixas nao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcfcid
  19.  # 20

    Por acaso o ITED 3 especifica o volume mínimo exigido para a caixa para acomodar equipamento ativo e admite uma caixa adicional (à que contém o equipamento passivo) para esse efeito:


    3.2.2.2.4 Requisito de Espaço
    O ATI deve apresentar espaço para a instalação de equipamentos ativos[...]

    No ATI deve ser garantido um volume útil disponível de 5dm3 para a instalação de equipamentos ativos. Esse espaço deve garantir, individualmente em cada uma das suas dimensões, o seguinte dimensionamento mínimo:
    - largura: 150mm
    - altura: 200mm
    - profundidade: 100mm

    Este requisito pode ser garantido com recurso a um alojamento independente, nomeadamente uma caixa semelhante ao ATI. A altura e a largura são intermutáveis entre si.
 
0.0211 seg. NEW