Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos.

Tenho uma dúvida que espero que possam ajudar. Quando uma empresa produz um projecto de licenciamento (não execução) de especialidades, qual deverá ser o resultado final do mesmo? Garantir que o mesmo é aprovado com sucesso na câmara ou que existe 100% de alinhamento com a arquitectura, total ausência de erros e que o mesmo pode ser utilizado pelo empreiteiro (à falta de um projecto de execução) na fase de obra? Como funciona/funcionou na vossa experiência e no mercado em geral?

Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: Jpires76Garantir que o mesmo é aprovado com sucesso na câmara
    7
    A Câmara não aprova projectos de especialidades, nem olha para eles.

Colocado por: Jpires76ou que existe 100% de alinhamento com a arquitectura

A perfeição não existe, existe um coordenador de projecto que deve verificar a compatibilidade dos projectos, mas na prática poucos o fazem, na prática quem anda na obra deve fazer esse trabalho. Um exemplo: nunca se faz a marcação da estrutura apenas com o projecto de estabilidade.

Colocado por: Jpires76total ausência de erros

Isso não existe.

Colocado por: Jpires76o mesmo pode ser utilizado pelo empreiteiro (à falta de um projecto de execução) na fase de obra?

O empreiteiro tem que fazer a preparação da obra, e isso para por compatibilizar os projectos, tetectar os erros atempadamente solicitar os esclarecimentos aos projectistas....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76
  3.  # 3

Picareta, obrigado pelos comentários, são muito úteis para perceber como "funciona em geral" o processo.

Totalmente de acordo que não há projectos sem erros ou omissões, mas ainda assim caso sejam detectados, deverão os mesmos/mesmas ser corrigidos em base de licenciamento ou obra? Já passou por alguma situação em que o coordenador do projecto de licenciamento (arquitecto) não sente total confiança nas especialidades e quer ver todas as situações detectadas resolvidas em fase de licenciamento (mesmo as que não impliquem o chumbo do projecto)?

No fundo a minha questão prende-se com a minha experiência profissional: quando fazemos projectos e detectamos falhas (mesmo que pequenas) garantimos que as mesmas são imediatamente corrigidas antes do projecto entrar na fase de desenvolvimento (não empurramos a bola com a barriga para fases posteriores).
  4.  # 4

Para mim faz sentido estar tudo alinhado. Agora se muitas vezes ninguém quer saber disso como diz o Picareta é outra coisa, é que fazer bem dá trabalho

0.0068 seg. NEW