Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde!
    Comprei uma moradiazita, pequenita.. estou a "limpar" (renovação) e já a pensar em, daqui a uns anitos, partir para o 2º andar!
    Este 2º andar seria, sem pensar em dificuldades processuais, para fazer uma habitação nova/independente, mas futuramente com a possibilidade de "juntar" e criar uma moradia de 2 andares. Então seria para numa fase inicial ter 2 habitações a render, e mais tarde ir eu para lá, para a moradia de 2 andares!!! Que acham disto? É estranho? A nível de plantas, tenho na cabeça, e acho que é possível.....
    As minhas dúvidas, para a construção apenas.. é preciso contratar que técnicos? Engenheiro, arquiteto, ...? Ele vai à casa, vê o que é para fazer e é ele que apresenta o projeto à câmara? (por ser a questão de aumentar um andar) Depois eu contrato um empreiteiro que põe o projeto em prática, certo?
    Nunca contratei nenhum engenheiro... que tipo de valores são?
    Obviamente ao fazer 2º andar independente (se a câmara aprovar), pago 2º imi, não é? Ou não?
  2.  # 2

Boa noite Teresa Ramalho,
    O que pretende é sempre possível.
    Só pagará 2x IMi se forem frações distintas...coisa que provavelmente acontecerá para poder alugar legalmente.
    Mas se for tudo uma propriedade única, paga o IMI equivalente ao dobro da área...a diferença não será grande coisa.
    Seja como for, acho que deverá contactar um arquiteto e explicar os seu objetivo.
  3.  # 3

Então entre as 2 áreas, e desculpem a ignorância, é a um arquiteto que tenho de me dirigir?
    E que valores fazem? Claro que sei que varia disto e daquilo, mas é que não faço ideia! Tipo, há um valor para um primeiro contacto? Quer siga ou não para a frente?E depois outro valor para ir à casa ver? ...?
    Obrigada, Nuno :)
  4.  # 4

Depende de arquiteto para arquiteto... Mas em muito casos, contactando um arquiteto da sua zona, ele poderá dar-lhe uma opinião, talvez sem qualquer custo.
    Concordam com este comentário: 100guito

0.0086 seg. NEW