Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Já tenho em casa ventiloconvectores, e desejava saber se é adequado adquirir uma bomba de calor (BC) para a água circular a 45/55 ºC nas canalizações. Penso que o sistema de ventilo convectores trabalha bem com com a água a estas temperaturas mas não tenho a certeza.
    O meu sistema, está actualmente com uma caldeira a gaz, que funciona com temperaturas mais altas, e consome demasiada energia.

    Como a casa é grande, neste momento estou a hesitar entre instalar uma bomba de calor de alta temperatura 16kw ou 2 de baixa temperatura 11kw.
    A potência fornecida pela EDP é de 20,7 KVA . Qual das duas soluções vai funcionar melhor em termos de eficiência do sistema/custos de exploração.

    Outro problema que desejava esclarecer:
    No caso das duas máquinas, será que o sistema não se vai abaixo no momento do arranque, quando os consumos são mais elevados.

    Alguém já experimentou alguma destas soluções em sua casa? Quais os resultados que obteve.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: F.zenhaJá tenho em casa ventiloconvectores
    creio que pretende dizer convectores que são muito diferentes de ventiloconvectores.

    Colocado por: F.zenhaadequado adquirir uma bomba de calor (BC) para a água circular a 45/55 ºC nas canalizações
    é preciso analisar para ter a potencia debitada por cada elemento para saber se com o deltaT de baixa temperatura vai ter potencia util suficiente.

    Colocado por: F.zenhauma bomba de calor de alta temperatura 16kw ou 2 de baixa temperatura 11kw
    entre 16Kw e 22Kw ainda são 8Kw de potencia de diferencial, tem que analisar as necessidades totais simultaneas.

    Colocado por: F.zenhaA potência fornecida pela EDP é de 20,7 KVA
    cuidado com a HT pois uma maquina de 16Kw HT consome até 12Kw de potencia maxima pelo que somente sobram 8Kw para todos os demais usos e sendo trifasico pode ser complicado de gerir (quase de certeza que será quase impossível de gerir)

    Colocado por: F.zenhaNo caso das duas máquinas, será que o sistema não se vai abaixo no momento do arranque, quando os consumos são mais elevados.
    nas maquinas com modulação de potencia não existem picos de arranque.

    Colocado por: F.zenhaAlguém já experimentou alguma destas soluções
    já aconselhei e apliquei ambas sendo que nas condições especificas de cada caso e após cuidada analise e instalação todas corresponderam ao esperado garantindo o conforto desejado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F.zenha
  3.  # 3

    creio que pretende dizer convectores que são muito diferentes de ventiloconvectores.


    Tem toda a razão. A confusão é minha.
    já agora podia informar-me qual é a diferença entre convectores e ventiloconvectores?

    E será que existe uma grande diferença no que toca à eficiência destes dois tipos da aparelhos quando aplicados a uma Bomba de calor de baixa temperatura?
  4.  # 4

    Colocado por: F.zenhaé a diferença entre convectores e ventiloconvectores?
    os ventilo convectores tem um ventilador que movimenta o ar ambiente.
  5.  # 5

    Colocado por: F.zenhaE será que existe uma grande diferença no que toca à eficiência destes dois tipos da aparelhos quando aplicados a uma Bomba de calor de baixa temperatura?
    os ventiloconvectores são habitualmente calculados para temp de 7ºC e 45ºC (arrefecimento e aquecimento respectivamente) com delta t de 8ºC, enquanto que os convectores são habitualmente dimensionados para 65ºC com delta t de 12ºC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F.zenha
  6.  # 6

    os ventiloconvectores são habitualmente calculados para temp de 7ºC e 45ºC (arrefecimento e aquecimento respectivamente) com delta t de 8ºC, enquanto que os convectores são habitualmente dimensionados para 65ºC com delta t de 12ºC.

    Mas eu tenho convectores antigos, e não ventiloconvectores, portanto de acordo com a sua informação terei de adquirir uma bomba de calor que permita que a água atinja os tais 65ºC na minha canalização.
    É que, tanto quanto sei, as bombas de calor de baixa temperatura só aquecem a água até 50 - 55 ºC.

    E há convectores que possam trabalhar, com eficiência, a temperaturas mais baixas? Não é sempre necessário atingir os 65ºC?
  7.  # 7

    Este que mostro aqui, é diferentes dos que tenho em casa. Deve ser um dos tais ventiloconvectores, que podem funcionar a 50º C, com eficiência.
    De qualquer forma entrando a água, por exemplo, a 50.ºC no circuito, quando chegar aos últimos aparelhos, já vai para aí a uns 45ºC, porque vai arrefecendo nos canos.
      convector daikin2.jpg
  8.  # 8

    http://eco.theradiatorfactory.com/


    Quais as vantagens desses convectores?
    E o preço, são muito caros?
  9.  # 9

    Estou a ver que ainda tenho de trocar também os aparelhos interiores de climatização. Não estava nada a contar com estas complicações.
    Isto é que vai uma açorda!
  10.  # 10

    Colocado por: F.zenhaMas eu tenho convectores antigos, e não ventiloconvectores, portanto de acordo com a sua informação terei de adquirir uma bomba de calor que permita que a água atinja os tais 65ºC na minha canalização.
    É que, tanto quanto sei, as bombas de calor de baixa temperatura só aquecem a água até 50 - 55 ºC.

    E há convectores que possam trabalhar, com eficiência, a temperaturas mais baixas? Não é sempre necessário atingir os 65ºC?
    a sua casa não é em Carcavelos?
  11.  # 11

    Colocado por: F.zenhaum dos tais ventiloconvectores, que podem funcionar a 50º C
    esse trabalha desde os 35ºC aos 65ºC, com potencias diferenciadas de acordo com as temperaturas de impulsão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F.zenha
  12.  # 12

    Sim, é em Carcavelos. O Jorge apresentou-nos uma proposta, que temos estado a comparar com outras que recebemos. Estamos só a limar as ultimas arestas antes de avançarmos com uma solução, que tudo indica será a sua.

    Antes da conversa de ontem, tinha aqui feito algumas perguntas relacionadas com os velhos convectores (que inicialmente confundi com ventiloconvectores). Ainda bem que os velhos convectores se adaptam sem problema. Ando às voltas com isto, mas agora fiquei completamente esclarecido.
 
0.0169 seg. NEW