Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos!
    Já a alguma tempo que acompanho o fórum e tenho aprendido bastante com todas as opiniões, mas desta vez preciso eu de ajuda infelizmente.
    Instalei uma caldeira a pellets para o aquecimento central que está constantemente a perder água/pressão pela válvula de segurança. No abastecimento de água da rede que liga à caldeira tenho um passador que só abro para colocar água à pressão de 1.5bar na caldeira (circuito fechado), tenho um manómetro logo a seguir que me indica isso. A caldeira funciona bem e aquece todos os radiadores no entanto ao fim de algum tempo vejo que sai água pela válvula de segurança e os radiadores deixam de aquecer... Ao mesmo tempo vejo o manómetro a baixar a pressão. O mais estranho é que está tarde tinha a caldeira desligada e a temperatura da água no interior manteve nos 35/40º é o manómetro foi praticamente a 0bar, vazou a água toda pela válvula.
    O que acham que poderá ser? A caldeira e válvula é nova, instalada este fim de semana...
    Obrigado a todos
  2.  # 2

    De momento não tenho fotos...
    O vaso de expansão já está incorporado na caldeira.
    • Ivo F.
    • 24 outubro 2017 editado

     # 3

    Colocado por: MendesfAo mesmo tempo vejo o manómetro a baixar a pressão. O mais estranho é que está tarde tinha a caldeira desligada e a temperatura da água no interior manteve nos 35/40º é o manómetro foi praticamente a 0bar, vazou a água toda pela válvula.
    O que acham que poderá ser? A caldeira e válvula é nova, instalada este fim de semana...


    Vendo o que diz aqui, só pode ser válvula avariada, sem pressão e sem temperatura não vejo como uma válvula de segurança poderia abrir

    Mas mostre umas fotos para se ter uma ideia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mendesf
  3.  # 4

    Que tipo de válvula é? As tantas ligaram ao contrário
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mendesf
  4.  # 5

    Bom dia
    Antes de mais muito obrigado a todos os que estão a tentar ajudar apesar de não ter ainda fotografias.
    A temperatura de ida anda na média dos 65º pode por vezes ir a 72º.
    O vaso incorporado é de 8L.
    Quanto as fotos de momento não as tenho pois a instalação é na aldeia e agora não me encontro lá.

    Colocado por: Ivo F.Que tipo de válvula é? As tantas ligaram ao contrário


    Não sei se a válvula tem indicações mas o manípulo está virado para a parede nas traseiras da caldeira. Nem sei a marca pois vinha com a caldeira, era só aplicada...
  5.  # 6

    Pode ser o vaso também, tem s certeza que é só pela válvula que perde água?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mendesf
  6.  # 7

    Sim tenho a certeza porque não há um esgoto propriamente dito, está a escoar para fora da casa directamente para um caminho que tenho ao lado. E chego mesmo a ver ela a "cuspir" a água aos poucos. Por vezes vou às válvula é faço o famoso "ckack" e ela deixa de deitar por uns tempos mas depois volta.
  7.  # 8

    Hipóteses:
    * Válvula de segurança avariada ou mal montada;
    * Vaso avariado ou não pressurizado;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mendesf
  8.  # 9

    O mais certo é o problema ser no vaso de expansão, há que fazer uma verificação ao mesmo é aproveitar substituir a válvula de segurança
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mendesf
  9.  # 10

    É impressão minha ou diz que fecha o passador de entrada na salamandra depois de atingir a pressão de 1,5 bar a frio. Mas este passador tem de estar sempre aberto ou ter uma valvula de enchimento automático. Acho eu....
  10.  # 11

    Não tem que estar aberto aliás em instalações mais pequenas o ideal é mesmo encher com um passador manual isto para caso exista alguma fuga ou perda de água conseguir aferir isso sem grandes problemas se fosse enchimento automático aquilo enchia sempre é poderia nunca se detectar o problema
  11.  # 12

    Percebido. Afinal o acho eu sempre tinha alguma razão de ser... Não tinha certeza.
  12.  # 13

    Colocado por: Sergio RodriguesNão tem que estar aberto aliás em instalações mais pequenas o ideal é mesmo encher com um passador manual isto para caso exista alguma fuga ou perda de água conseguir aferir isso sem grandes problemas se fosse enchimento automático aquilo enchia sempre é poderia nunca se detectar o problema


    Exacto Sérgio, tem um passador que só o abro para por 1.5bar na instalação depois de purgar tudo. Apartir daí com a aquecimento vai a 2bar e pouco mas não mais que isso...
    A válvula debitadora só vi instalada em recuperadores mas neste caso é uma caldeira a pellets.
  13.  # 14

    Na próxima quinta feira conto lá ir e tirarei fotografias à instalação. Vou levar um válvula nova e talvez um vaso auxiliar. Estou a pensar por 1 de 10L junto à válvula de segurança vou fazer eu mesmo a troca. Mas claro que vou checkar a pressão no que lá está como dizem.
  14.  # 15

    mas foi voce que fez a instalação? ao verificar a pressao no vaso tem que ter a noção que tem que verificar a pressão com o sistema de agua sem pressão e aberto senao nao consegue ver direito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mendesf
  15.  # 16

    Colocado por: Sergio Rodriguesmas foi voce que fez a instalação? ao verificar a pressao no vaso tem que ter a noção que tem que verificar a pressão com o sistema de agua sem pressão e aberto senao nao consegue ver direito

    Sim fui eu. O dinheiro não é muito e como encontrei uma boa caldeira a bom preço mas anda assim cara para o meu ordenado decidi montar uma vez que já tinha a pré instalação feita e com radiadores. Sei disso Sérgio, aliás, quando lá chegar a pressão já está a zeros :( e com a água toda no caminho
  16.  # 17

    Sim mas por ex retire a válvula de segurança fora, e antes de colocar a nova verifique o vaso de expansão, se for preciso coloque ar no vaso, ao encher o vaso vai sair água pelo sítio do passador, é assim que deve verificar o vaso sem pressão e com o circuito aberto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mendesf
  17.  # 18

    Não acredito que seja disso Sérgio, para abrir a válvula tem de haver pressão, e ele disse que com a caldeira desligada deita agua fora na mesma até chegar a zero.
  18.  # 19

    ou sem pressão que é o que o sérgio estava a dizer, o que confunde aqui é ela deitar fora mesmo desligada
  19.  # 20

    Colocado por: Ivo F.Não acredito que seja disso Sérgio, para abrir a válvula tem de haver pressão, e ele disse que com a caldeira desligada deita agua fora na mesma até chegar a zero.
    abre em quente depois aí arrefecer a pressão baixa pra zero, tanto pode ser só válvula como só do vaso como dos dois
 
0.0200 seg. NEW