Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,
    Gostaria que me orientassem na seguinte situação. Eu e o meu marido herdamos a casa dos meus sogros, pensamos em restaurá-la, no entanto a casa apresenta algumas fendas uma delas de um lado e de outro da parede e outra so de um lado mas o tijolo esta partido, o que me deixa bastante preocupada pois receio que a casa tenha problemas a níveis de estrutura de venha abaixo.
    Já falei com engenheiros arquitetos pedreiros. Uns dizem para deitar a baixo, outros que se a casa tem 40 anos e ainda não caiu é porque não tem problemas de estrutura, outro que me disse que já viu casas novas piores, outro que disse há gente a morar em casa piores... etc.
    Alguém que entenda e me possa elucidadar se esta casa tem um problema grave ou não?
    Deixo fotos para que consigam entender.
    Muito Agradecida!

    Parede com racha lado a lado (3 fotos)

    (tenho mais fotos com mais fendas mas n estou a conseguir colocar aqui) :(
  2.  # 2

    Isso foi um assentamento da base dessa parede.
    Há quanto tempo existe essa racha?
    Tem evoluído nos últimos tempos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riis1985
  3.  # 3

    Qual foi o parecer do engenheiro civil? Alguma observação técnica construtiva e válida!?
    Mas à 1ª vista, por essas fotos, concordo com o zé. O pavimento como está?, já passaram uns nives para detectar alguma deformação?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riis1985
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilvaIsso foi um assentamento da base dessa parede.
    Há quanto tempo existe essa racha?
    Tem evoluído nos últimos tempos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Riis1985


    A racha tem sensivelmente 1mês +/-. Ainda ontem estive na casa e não notei alterações. Recentemente houve aqui na zona 2 sismos seguidos. poderá ter sido disso?!.






    Colocado por: Pedro BarradasQual foi o parecer do engenheiro civil? Alguma observação técnica construtiva e válida!?
    Mas à 1ª vista, por essas fotos, concordo com o zé. O pavimento como está?, já passaram uns nives para detectar alguma deformação?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Riis1985


    O engenheiro civil disse que já viu casas novas piores e que há gente a morar em casa piores :O, no entanto que ao aproveitarmos a estrutura poupamos sempre 30 000euros. Mas que se quisermos alagar e fazer novo é sempre melhor...

    O pavimento esta ok, não tem alteações. esta parede faz divisão entre um quarto e a cozinha. o chão da cozinha quando passamos por cima bate choco, assim tipo quando vamos a um sotão. é como se estivesse oco por baixo. mas não abateu.

    Esta imagem (3) é da parede da cozinha para um anexo que foi "colado à casa" este anexo parece que nem pilares tem. ( Imagem 2 - o reboco fui eu que parti para ver se o tijolo partiu. esta parede é uma parede de fora mais grossa que as interiores.

    Obrigada pelos vossos comentários.

    Imagem 1- anexo
  5.  # 5

    Imagem 4 beirado partido

    Imagem 5 -6 parede partida lado a lado, à 5 anos sucedeu o mesmo mais a baixo como podem verificar pela massa.
  6.  # 6

    Fotos exterior - o pedreiro andou a borra isto com cimento já à 5 anos.

    As rachas exteriores não não no interior.
  7.  # 7

    Faz-me lembrar a "minha casinha" dos Xutos e Pontapés.

    Se o dinheiro não der para outra, é recuperar essa com amor e carinho ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riis1985
  8.  # 8

    Denota que a estrutura é muito fragil e as alvenarias estão a sofrer com isso.... os assentamentos diferenciais também devem ser causa...
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riis1985
  9.  # 9

    Em principio isso requer uma intervenção de fundo ao nível da consolidação das fundações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riis1985
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradasassentamentos diferenciai


    Obrigada pelo seu comentário, o que são assentamentos diferenciais? (desculpe a minha ignorância)







    Colocado por: zedasilvaEm principio isso requer uma intervenção de fundo ao nível da consolidação das fundações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Riis1985


    Ou seja, vai levar obras de fundo. E é seguro reconstrui-la?

    As intervenções nas fundações como funciona? Suponho que tenha custos elevados... ou é um intervenção "simples"

    Obrigada pelo seu comentário!






    Colocado por: alexpFaz-me lembrar a "minha casinha" dos Xutos e Pontapés.

    Se o dinheiro não der para outra, é recuperar essa com amor e carinho ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Riis1985


    o meu receio é que não se consiga resolver os problemas e ainda caia em cima da familia. :(

    Obrigada pelo seu comentário!
  11.  # 11

    Colocado por: Riis1985o que são assentamentos diferenciais?

    São zonas da fundação que assentaram de forma diferente. Imagine uma casa com 4 pilares no canto, quando faz a estrutura eles vão "enterrar-se" ligeiramente no terreno. Neste caso há alguns que se enterraram mais que outros e a estrutura racha.

    Colocado por: Riis1985As intervenções nas fundações como funciona? Suponho que tenha custos elevados... ou é um intervenção "simples"

    Depende da gravidade da situação. O melhor é ter o parecer de um técnico de estuturas.

    Colocado por: Riis1985o meu receio é que não se consiga resolver os problemas e ainda caia em cima da familia. :(

    Cair nunca cai, o betão é o melhor amigo do engenheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riis1985
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    São zonas da fundação que assentaram de forma diferente. Imagine uma casa com 4 pilares no canto, quando faz a estrutura eles vão "enterrar-se" ligeiramente no terreno. Neste caso há alguns que se enterraram mais que outros e a estrutura racha.


    Depende da gravidade da situação. O melhor é ter o parecer de um técnico de estuturas.


    Cair nunca cai, o betão é o melhor amigo do engenheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Riis1985



    Obrigada, Já deve ter percebido que não entendo nada de construção :D

    Agora, técnicos de estruturas ;) quem são? Eng. Civil, Pedreiro?

    Não queria gastar mais de 30 000 na reconstrução desta casa... acha que o plafond chega? ou será coisa mais puxada?
  13.  # 13

    Colocado por: Riis1985Não queria gastar mais de 30 000 na reconstrução desta casa... acha que o plafond chega?

    Depende do que pretende fazer.
    Contacte um engenheiro civil que certamente lhe dará uma ideia aproximada de quanto pode gastar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riis1985
  14.  # 14

    essa casa está legalizada? tem os projetos da mesma em sua posse, (estruturas)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riis1985
  15.  # 15

    Colocado por: Riis1985Uns dizem para deitar a baixo,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riis1985
  16.  # 16

    Colocado por: riscosessa casa está legalizada? tem os projetos da mesma em sua posse, (estruturas)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Riis1985



    bem, o projecto que está na camara não é o que lá está feito em termos de interiores. No entanto as dimensões e as janelas/portas bate tudo certo. Registada na conservatória e tudo.
    Segundo o Arquitecto a que mostrei o projecto e a casa, diz que se as fundações que são apresentadas no projeto tivessem sido implementadas que a casa não teria certamente aberto aquelas fendas.




    Colocado por: zedasilva
    Depende do que pretende fazer.
    Contacte um engenheiro civil que certamente lhe dará uma ideia aproximada de quanto pode gastar
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Riis1985



    A ideia é só alagar estas tuas paredes que tem fendas (o último pedreiro que falamos falou em fazer um pilar nessa zona para reforçar a estrutura), para fazer cozinha sala, renovar a casa de banho, sistema de aquecimento. Substituir portas interiores, renovar soalho, substituir o telhado, aplicar pavimento na envolvência. Coisa simples :D ou não :D
    • ik
    • 27 outubro 2017

     # 17

    Colocado por: Riis1985

    A racha tem sensivelmente 1mês +/-. Ainda ontem estive na casa e não notei alterações. Recentemente houve aqui na zona 2 sismos seguidos. poderá ter sido disso?!.








    O engenheiro civil disse que já viu casas novas piores e que há gente a morar em casa piores :O, no entanto que ao aproveitarmos a estrutura poupamos sempre 30 000euros. Mas que se quisermos alagar e fazer novo é sempre melhor...

    O pavimento esta ok, não tem alteações. esta parede faz divisão entre um quarto e a cozinha. o chão da cozinha quando passamos por cima bate choco, assim tipo quando vamos a um sotão. é como se estivesse oco por baixo. mas não abateu.

    Esta imagem (3) é da parede da cozinha para um anexo que foi "colado à casa" este anexo parece que nem pilares tem. ( Imagem 2 - o reboco fui eu que parti para ver se o tijolo partiu. esta parede é uma parede de fora mais grossa que as interiores.

    Obrigada pelos vossos comentários.

    Imagem 1- anexo
      22555231_1613556731999059_3014215518492961686_n.jpg
      22552743_1613556748665724_8569541815998271204_n.jpg
      22555118_1613556678665731_6494971153650848642_n.jpg


    Com 30mil euros faz uma casa nova igual a essa, isso deve ter uns 50/60m2
    Concordam com este comentário: Riis1985
  17.  # 18

    Colocado por: ik

    Com 30mil euros faz uma casa nova igual a essa, isso deve ter uns 50/60m2
    Concordam com este comentário:Riis1985



    A casa tem 88m2. 30 000 ? a sério? pediram 60 000 para uma do mesmo tamanho.
    • ik
    • 27 outubro 2017

     # 19

    Esse tipo de construção é do mais simples e barato que pode haver!

    Geralmente os interiores seguem a mesma linha e ao contrário da maior parte de quem anda no fórum consegue fazer uma casa banho completa por menos de 1000euros é uma cozinha completa por 2000euros
  18.  # 20

    Depois de demolir essa e tratar dos projectos e licenças para fazer a nova diga-nos quanto é que sobra dos 30K...
    Concordam com este comentário: riscos
 
0.0246 seg. NEW