Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Sou um ávido leitor do Fórum da Casa e decidi criar uma conta de forma a colocar uma questão que possuo.

    Encontro-me no processo de aquisição de um imóvel através de empréstimo ao banco e, depois de toda a documentação enviada e o empréstimo aprovado, fui informado pelo banco que o imóvel em questão encontra-se penhorado.

    O caricato nesta situação é o facto de, durante todo o processo, eu ter retirado duas Certidões Teor do Predial Online e ambas não terem qualquer penhora, apenas uma hipoteca, mas para meu azar, cerca de uma semana após a aprovação do empréstimo foi colocada a penhora.

    Como já possuía data marcada para a escritura, via Casa Pronta, tenho feito pressão do lado do grupo vendedor, que me informou a uns meros 3 dias antes da escritura que esta se vai realizar.

    O banco encontrava-se um pouco reticente com isto, mas lá os convenci a (pelo menos) enviar a documentação + dados do representante do banco para a conservatória Casa Pronta, tudo isto para evitar que a falha no CPCV seja do meu lado.

    No entanto, o grupo vendedor informou-me que como a escritura é do tipo Casa Pronta, pode-se tratar da penhora no mesmo dia.

    Penso que o banco não aceitaria proceder com um empréstimo de uma casa penhorada, mas mesmo assim o que me está a fazer espécie é que não possuo qualquer documento que comprove que a penhora será levantada, pois o pedido de nova Certidão Teor online é capaz de demorar até atualizar.

    Tenho receio que o grupo vendedor tente aparecer com uma declaração do sujeito que colocou a penhora a declarar que pretende retirá-la, de forma a poder utilizar o dinheiro da compra para pagamento da penhora.

    Gostaria de saber se alguém tem experiências semelhantes, ou se sabem o que devo pedir/obter como comprovativo de forma a proteger-me.
    • size
    • 24 outubro 2017

     # 2

    Procure a ajuda de advogado para acompanhar o processo até ao ato da escritura.
 
0.0074 seg. NEW