Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Sou novo por aqui e pretendo valorizar o meu apartamento T2 de 1998 em Lisboa.

    O Hall tem uma configuração disfuncional (na entrada surge uma parede frontal a 0,95m) e para ser melhorado implica alterar a localização das paredes dos quartos e a criação do espaço cozinha + sala em open space.

    Penso que a alteração da localização da cozinha seria possível aproveitando a chaminé da lareira (não tem tubagens embutidas) e para o esgoto/águas residuais do lava loiças/máquina lavar loiça o tubo teria uma inclinação de 3% com ligação à pré instalação de esgoto localizado na parede entre a sala e terraço.

    Anexo a planta original e um esboço que, honestamente, não sei se vai valorizar o apartamento.

    Peço ajuda com o objectivo de melhorar a funcionalidade interna, a fluidez e a qualidade dos espaços em si. Se for exequível entregaria o projecto a um Arquitecto e alteraria a planta na CML.

    Cumpts
      Planta.jpg
      Planta II.jpg
  2.  # 2

    concordo com a sua ideia. So tem aí um pormenor.. é que está a construir no terraço e para isso necessita de autorização do condomínio e do respectivo licenciamento camarário...
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradasconcordo com a sua ideia. So tem aí um pormenor.. é que está a construir no terraço e para isso necessita de autorização do condomínio e do respectivo licenciamento camarário...


    Ok. No prédio a maior parte dos condóminos (2/3 de 30) fecharam as varandas, com a autorização da assembleia de condóminos, mas que eu tenha conhecimento não houve pedido à Câmara de Lisboa. Ao tentar legalizar a construção no terraço, a CML poderia fiscalizar todo o prédio e mandar remover todas as janelas das varandas/terraços e eu seria o "mau da fita". Não sei o que fazer ou apresenta-se projecto dentro do que é possível e mais tarde altera-se de acordo com a acta da assembleia de condóminos?

    Anexo um esboço da fachada parcial do prédio para melhor visualização e ideias de toldos tensados para o terraço.
      terraço.jpg
  4.  # 4

    A fechar é arriscar... mas se calhar não irá ter problemas.. pensava que essa zona não era coberta.... assim é mais simples.
    Acho que fica "agressivo" essa solução de telas tensionadas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluewings
    • ik
    • 25 outubro 2017

     # 5

    Penso que fazer esse escritório é o mais fácil nessas condições!

    Bastava "puxar" o vão para fora, tem tecto e paredes laterais
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasA fechar é arriscar... mas se calhar não irá ter problemas.. pensava que essa zona não era coberta.... assim é mais simples.
    Acho que fica "agressivo" essa solução de telas tensionadas...


    Não pretendo desvalorizar o terraço com soluções agressivas. Pretendo mais privacidade. Apesar de ter autorização da assembleia de condóminos para instalação de toldos, será que que a solução passaria por diminuir a área dos toldos? Tenho mais ideias (solução de estruturas metálicas fixas aos pilares do prédio) mas não quero marquises no terraço. O terraço tem 30m de altura e por vezes está sujeito a ventos muito fortes.
  6.  # 7

    O mais simpels e ficará mais barato será dotar de toldos recolhiveis, interligados a sensores atmosfericos, que caso haja chuva e/ou vento acima de determinado limite recolhem automaticamente... poderá não ser i mais "bonito"....
    depois tem sempre o vizinho de cima que pode mandar uma beata e tal.. está ver o filme...
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasO mais simpels e ficará mais barato será dotar de toldos recolhiveis, interligados a sensores atmosfericos, que caso haja chuva e/ou vento acima de determinado limite recolhem automaticamente... poderá não ser i mais "bonito"....
    depois tem sempre o vizinho de cima que pode mandar uma beata e tal.. está ver o filme...


    Ok a questão das beatas é recorrente. No passado um dos vizinhos que tem um toldo fartou-se das beatas que furaram o toldo e alterou o material da estrutura para aguentar as beatas.

    Quero acreditar que possa existir uma solução técnica. Gostaria de manter a privacidade "permanente" em relação aos vizinhos dos andares superiores. Nos meus limitados conhecimentos só me resta a solução de uma estrutura metálica fixa à parede/pilares do prédio porque não posso furar o pavimento do terraço.
  8.  # 9

    Colocado por: ikPenso que fazer esse escritório é o mais fácil nessas condições!

    Bastava "puxar" o vão para fora, tem tecto e paredes laterais


    A ideia do escritório surgiu na sequência da alteração do hall. Tb penso que tecnicamente é possível e espero que valorize o apartamento
  9.  # 10

    Nos meus limitados conhecimentos só me resta a solução de uma estrutura metálica fixa à parede/pilares do prédio porque não posso furar o pavimento do terraço.

    Tenha atenção que as paredes exteriores e pilares do prédio também são partes comuns pelo que não pode furar/fixar nada nessas paredes sem autorização do condomínio!
    Concordam com este comentário: bluewings
  10.  # 11

    Colocado por: spoliv
    Tenha atenção que as paredes exteriores e pilares do prédio também são partes comuns pelo que não pode furar/fixar nada nessas paredes sem autorização do condomínio!


    Ok apesar de ter autorização do condomínio para toldos se o projecto sair fora do âmbito teria de sujeitar à aprovação do condomínio uma solução estética. Se bem que no prédio existem soluções implementadas que entram em zonas que não foram aprovadas pelo condomínio....Não quero correr o risco de gastar dinheiro e por uma denúncia ter de tirar tudo.
  11.  # 12

    Vi que alterou o local da cozinha, como vai fazer em relação aos esgotos?
  12.  # 13

    Colocado por: primaveraVi que alterou o local da cozinha, como vai fazer em relação aos esgotos?


    A ideia seria ligar de acordo com o anexo. A tubagem seria embutida na parede dupla, contorna os 2 pilares e termina numa pré instalação de esgoto de águas residuais localizada no murete do terraço ao lado da sala. Espero que esteja de acordo com o regulamento. A solução aguarda avaliação técnica...

    Para mim o projecto está dependente desta avaliação técnica. Estava a pensar instalar 1 máquina lavar loiça + lava loiças! A máquina de lavar roupa ficaria embutida no armário do WC, aproveitando o esgoto do lavatório. Será exequível?

    Qual a sua opinião em relação à disposição do espaço cozinha + sala em open space?
      esgoto III.jpg
 
0.0153 seg. NEW