Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Iniciando hoje a minha presença neste forum gostava de fazer mais uma vez a questão que todos fazem, que valor devo esperar para construir casa... Estive a investigar no forum esta questão e vejo que há múltiplas opiniões, das quais muitas me espantam.

Actualmente tenho um terreno recentemente adquirido com 290M2 e 115m2 área de implantação em R/C, cave e 1º andar.

O meu objectivo será uma casa com 210m2, divididos em 2 pisos, R/C e 1º andar com 100m2 cada, eliminando assim a cave para reduzir no preço final. Na parte exterior estaria a pensar num telheiro de cobertura de 2 viaturas e uns arrumos com 6m2.

As áreas são sensivelmente

1ºandar-

3 quartos - 15 m2
    1 suite - 25 m2 (WC +6m2 e CLoset +6m2)
    WC comum - 6 m2

R/C-

WC serviço - 4 m2
    Cozinha + dispensa - 20m2
    Sala estar + sala de jantar ("open space") 70m2

Estilo de construção será moderno, com divisões rectangulares e dou privilégio à luminosidade (janelas grandes principalmente), chão em madeira maciça e bom isolamento térmico e acústico. Terei também o objectivo de ter armários embutidos em todos os quartos (cerca de 3m de parede) e no corredor central de acesso a estes quartos. A cozinha deverá de ser equipada com electrodomésticos de gama média (falta-me frigorífico, forno e placa, máquina de lavar já a tenho). A climatização da casa deverá ser por AC.

Sei que ainda é muito pouca a informação para estimar custos visto que há muitas variáveis na construção, mas, para meu objectivo, deverei ter uma baliza. Até agora o banco fez-me duas simulações, uma de 150.000€ e outra de 190.000€, valores dos quais não quero "sair"

Apelando à vossa experiência, poderei conseguir uma casa com uma boa qualidade, sem nenhuma excentricidade? Ou deverei "rebalizar" o preço?

Que conselhos podem dar na negociação do preço ou mesmo durante a construção de forma a não derrapar no orçamento? Não falo de reduzir espaço pois esse seria o mais fácil e directo, mas falo de quem deve tratar do licenciamento, devo ou não aceitar um projecto "chave na mão", deverei comprar eu os materiais ou deixar o empreiteiro ganhar a margem, etc...
  2.  # 2

Esqueça os 150 mil ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmquelhas
    • emad
    • 25 outubro 2017 editado

# 3

Colocado por: pmquelhasBom dia a todos,
    Iniciando hoje a minha presença neste forum gostava de fazer mais uma vez a questão que todos fazem, que valor devo esperar para construir casa...
    Apelando à vossa experiência,...
    Que conselhos podem dar ....

Não construa....
    Concordam com este comentário: Flavita, psg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSP
  3.  # 4

Mal seja que os 190.000,00 € não chegue para o que quer!

Ficaria em cerca de 900,00 € o m2 para os 210 m2 de área bruta.

Colocando AC já esta a escolher uma das opções mais económicas a nível de climatização.

O que poderá encarecer será os vãos envidraçados e o chão em madeira maciça também levará uma boa fatia do total.

O enf. Magalhães tem razão... esqueça os 150.000,00 €, os 190.000,00 € parecem-me confortáveis se não se entrar em grandes devaneios.

O emad, pela própria experiência, mete logo o travão.

Como só chegou só hoje ao fórum aconselho que leia tudo o que poder, mas tudo.
  4.  # 5

Se precisar de arquitecto estou disponível para ajudar.

contacte-me via email - [email protected]
  5.  # 6

Colocado por: emad
    Não construa....

Posso perceber porque? Não entendo como compro uma casa deste mesmo género por 250.000€, com bons acabamentos, arquitectura simples e se pagar do meu bolso 240.000€ já não consigo e mais vale esquecer. Posso entender porque? Há algum motivo que me esteja a prender? onde vou gastar muito mais do que o planeado?

Obrigado,
  6.  # 7

Colocado por: antonylemosSe precisar de arquitecto estou disponível para ajudar.

contacte-me via email - [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pmquelhas

Agradeço a resposta, caso necessite contacto-o.

Muito obrigado
  7.  # 8

Colocado por: Pedro_RofMal seja que os 190.000,00 € não chegue para o que quer!

Ficaria em cerca de 900,00 € o m2 para os 210 m2 de área bruta.

Colocando AC já esta a escolher uma das opções mais económicas a nível de climatização.

O que poderá encarecer será os vãos envidraçados e o chão em madeira maciça também levará uma boa fatia do total.

O enf. Magalhães tem razão... esqueça os 150.000,00 €, os 190.000,00 € parecem-me confortáveis se não se entrar em grandes devaneios.

O emad, pela própria experiência, mete logo o travão.

Como só chegou só hoje ao fórum aconselho que leia tudo o que poder, mas tudo.

Naturalmente o valor de 150.000 poderá ser baixo para o que pretendo, tal como tenho de ver que o valor de 190.000 como um valor alto. Apenas tenho por objectivo cumprir um valor entre estes dois pois se for acima já tenho um encargo que financeiramente não é agradável.

Alguém me sabe dizer quais são os encargos que vão para além da construção, tais como projecto licenças e assim? Há algum local de consulta para estes valores?

Pergunto isto porque vejo muito cinzento este mercado comparado a outro qualquer.
  8.  # 9

Colocado por: pmquelhasalgum local de consulta para estes valores?

Aqui, https://www.inovarnaconstrucao.pt/ pode encontrar por exemplo valores de referência para fiscalização, coordenação de segurança e gestão de obra.
    Concordam com este comentário: pmquelhas
    • RCF
    • 25 outubro 2017

# 10

Colocado por: pmquelhasAlguém me sabe dizer quais são os encargos que vão para além da construção, tais como projecto licenças e assim? Há algum local de consulta para estes valores?

No site da autarquia onde pretende construir, pesquise a informação relativa a taxas de licenciamento, que varia de autarquia para autarquia.
    Quanto ao projeto em si (arquitetura e especialidades) terá de procurar um gabinete de projeto para o efeito, mas direi, assim por alto, que este item poderá ficar entre 5 e 10K.
    Quanto ao restante, o custo de construção está a subir... necessita mesmo de uma sala com 70m2? Nessa sua projeção, não se esqueça que as paredes, escadas e corredores ocupam espaço.
    • RCF
    • 25 outubro 2017

# 11

e com essas áreas (100+100m2), recomendo que preveja um quarto no R/Ch, que pode ser polivalente e funcionar como escritório, mas que possa ser quarto para, na velhice ou noutra situação de dificuldade de locomoção, permita viver sem ter de subir e descer escadas.
    Concordam com este comentário: RJD, pmquelhas
    •  
      mhpinto
    • 25 outubro 2017 editado

# 12

O meu conselho: esqueça essas áreas.
    Quando for falar com um arquiteto diga-lhe só o número de divisões que quer e como as quer dispostas e que só tem 170 mil disponíveis, no máximo. Diga-lhe que esse valor tem de dar para tudo, mas mesmo tudo, o que tem a ver com a construção: casa, eventuais anexos, zonas ajardinadas, pavimentação de exteriores, muros exteriores do terreno, portões, terraplanagens, eventuais muros de sustentação de terras, etc.
    Não lhe conte nunca que tem essa "almofada" extra, pelo menos até ter o projeto feito e uns orçamentos para construção que batam certo com esse valor.
    Para as "burocracias" - projeto, taxas e licenças - conte com uma média de 10 mil euros, ou seja, só lhe sobram 10 mil de "almofada". Atenção que pode ser mais.
    Se perto do fim da obra ainda não tiver tocado na "almofada" pode sempre optar por meter um chão ou umas janelas ou outra coisa melhor do que o planeado. Ou então tira férias, que vai precisar, ou investe esse dinheiro, por exemplo.

Colocado por: pmquelhasNão falo de reduzir espaço pois esse seria o mais fácil e directo

Pois, mas é mesmo aqui que deve começar por se preocupar. Depois já é tarde. Daí o que digo atrás.
    E daquilo que expõe tem muito por onde cortar sem prejudicar em nada a vivência da casa, se tal for necessário para encaixar o projeto no seu orçamento.
  9.  # 13

.
  10.  # 14

eu não vejo razão pela qual nao consegue construir o que pretende dentro desses valores..
  11.  # 15

Desde já quero agradecer a todos os comentários que foram realmente construtivos e uma grande ajuda para este enorme passo !

Coloquei imagens de um esboço que fiz da casa que falo e mostro também o terreno. A casa poderá ter 3 frentes (Nascente, sul, Poente). Enquadrado no "panorâma" actual terei uma casa mais moderna, o que acredito que pode prejudicar a aprovação do futuro projecto.

dimensões aproximadas (retiradas sempre em rectângulo):

Sala de estar - 6*5 - 30 m2
    Sala de jantar -4.5*4 - 18 m2
    escritório - 2.7* 3 - 8.1 m2
    WC serviço - 2.2*1.7 (aproveito parte inferior das escadas) - 3.74 m2
    Cozinha -5.7*4 (parte daquele rectangulo na cozinha é para as máquinas ficarem isoladas e uso parte das escadas) - 22.8m2

1º andar

Quarto 1- 4*3.65 - 14.6 m2
    Quarto 2- 4.15*3.7 - 15.35 m2
    Quarto 3- 3*4.7 - 14.1 m2
    WC comum - 2.8*1.95 - 5.46 m2
    suite- 5.1*4.8 (este tamanho está realmente exagerado) - 24.48 m2
    closet - 3*2.25 - 6.75 m2
    WC suite - 3*2.1 - 6.3 m2

RCF
    obrigado pela ideia do quarto no R/C, realmente em casa dos meus avós fizemos essa mesma solução. Aqui a solução que vejo é um dia mais tarde acrescentar uma parede na parte do "escritório". Uma solução a ter em conta realmente.

Mais uma questão, de todo o orçamento, mesmo todo onde está o maior valor? Isto é, se eu vir um orçamento para onde irá a maior fatia? Onde poderei realmente "salvar" preço?

Obrigado a todos mais uma vez!
      terreno.png
      piso inferior.png
      piso superior.png
    • ik
    • 25 outubro 2017

# 16

Vai ter garagem?
  12.  # 17

Colocado por: ikVai ter garagem?

Não não, apenas um telheiro de cobertura de dois carros.
    Concordam com este comentário: casadepalha, mhpinto
    • ik
    • 25 outubro 2017

# 18

Colocado por: pmquelhas

Não não, apenas um telheiro de cobertura de dois carros.
    Concordam com este comentário:casadepalha

Faça a cave para garagem, ainda se vai arrepender

Os terrenos na Maia estão caros e mais tarde se quiser vender vai ficar mais dificil
  13.  # 19

Viva,

Dado que estive recentemente em fase de estudo de possibilidade de contruir (neste caso ainda iria comprar o terreno), vou dar-lhe uma simulação dos custos que me foi dado (atelier). Espero que consiga ajudar e ajustar as suas expectativas.

Projecto + Especialidades: 6.000€ + IVA
    Taxas e licenças municipais: 5.000€
    Pedidos de ligação, certificações e medições: 4500€
    Total: 15.500€

Custo de construção: 850€ + IVA por piso "habitável" (0 e 1) - Quando questionei uma estimativa com IVA realista com alguma "folga" -> 1000€ c/ IVA.
    Custo de construção Cave e/ou Sotão: 500€ + IVA
    Muros e arranjos exteriores: 6.500€ (não disseram com ou sem IVA, assumo sem)

Acredito que estes valores tenham alguma folga para acomodar alguns desvios, no entanto eu contaria com estes valores e como muita gente lhe deve dizer.. e mais algum..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho, pmquelhas
  14.  # 20

Colocado por: slicerViva,

Dado que estive recentemente em fase de estudo de possibilidade de contruir (neste caso ainda iria comprar o terreno), vou dar-lhe uma simulação dos custos que me foi dado (atelier). Espero que consiga ajudar e ajustar as suas expectativas.

Projecto + Especialidades: 6.000€ + IVA
    Taxas e licenças municipais: 5.000€
    Pedidos de ligação, certificações e medições: 4500€
    Total: 15.500€

Custo de construção: 850€ + IVA por piso "habitável" (0 e 1) - Quando questionei uma estimativa com IVA realista com alguma "folga" ->1000€ c/ IVA.
    Custo de construção Cave e/ou Sotão: 500€ + IVA
    Muros e arranjos exteriores: 6.500€ (não disseram com ou sem IVA, assumo sem)

Acredito que estes valores tenham alguma folga para acomodar alguns desvios, no entanto eu contaria com estes valores e como muita gente lhe deve dizer.. e mais algum..

Obrigado pela informação!

Tenho só duas questões, qual era a dimensão que estaria a pensar da moradia e em que zona ficava? Pelo que li no fórum, em Lisboa os preços são bem mais elevados do que no resto do país. Caso seja o caso (casa em Lisboa) acho o valor normal.

Em relação aos preços, porque é que se fala sempre do valor + IVA e não o valor completo? Se o IVA é 23% atualmente é já não varia assim há tanto tempo, não entendo este "esconder" por parte de quem faz o orçamento.

0.0250 seg. NEW