Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Zona arredores Lisboa sim. A dimensão na estimativa não tem muita relevância julgo eu (Estimativa ao m2). Eventualmente os muros e arranjos exteriores de acordo com o terreno.
    Eu estava a apontar para as áreas que referiu, cerca de 100-110m2 por piso.

    A questão do IVA não é tão simples como simplesmente somar os 23%. Os materiais e a mão de obra são taxados de forma diferente. Adicionalmente deverão haver sempre os estratagemas do costume para "minorar" a carga fiscal neste processo...
    Concordam com este comentário: pmquelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmquelhas
    • RCF
    • 26 outubro 2017

     # 2

    Colocado por: pmquelhasMais uma questão, de todo o orçamento, mesmo todo onde está o maior valor? Isto é, se eu vir um orçamento para onde irá a maior fatia? Onde poderei realmente "salvar" preço?

    Tentar evitar vãos (janelas e portadas) muito grandes e ter uma construção simples (isso já parece ter). Evitar muitos WC (também não creio ter demasiados)... Não colocar piso radiante hidráulico, nem acabamentos mais nobres, tipo soalho de madeira maciça...
    Mas, ainda assim, tem uma casa grande, que não poderá ficar barata...

    Colocado por: pmquelhasEm relação aos preços, porque é que se fala sempre do valor + IVA e não o valor completo? Se o IVA é 23% atualmente é já não varia assim há tanto tempo

    É uma prática em construção e que faz sentido, pois nalgumas situações aplica-se a taxa reduzida (6%), se bem que não creio que possa ser aplicável no seu caso, pois normalmente apenas se aplica à mão de obra de reconstruções e em zonas classificadas como de reabilitação urbana. Depois, nunca se sabe se amanhã (aquando da construção) o IVA não será de 22% ou 24%.
    Concordam com este comentário: mhpinto, Picareta, pmquelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmquelhas
    • ik
    • 26 outubro 2017

     # 3

    Em construção nova é tudo a 23!!

    É certo que o iva é para o estado mas não deixa de ser preciso que alguém o pague!!


    É como ir ao supermercado e ver o preço do arroz +iva...
    Concordam com este comentário: pmquelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmquelhas
  2.  # 4

    Colocado por: RCFTentar evitar vãos (janelas e portadas) muito grandes e ter uma construção simples (isso já parece ter). Evitar muitos WC (também não creio ter demasiados)... Não colocar piso radiante hidráulico, nem acabamentos mais nobres, tipo soalho de madeira maciça...

    ... mas acima de tudo adaptar a área da casa às reais necessidades e ao orçamento.
    Nessa planta que aí tem, corta sem problema algum e sem alterar praticamente a vivência que a casa pode proporcionar uns 10 m2 por piso. Isso são 20 m2, agora multiplique por aquilo que em princípio lhe vai custar cada m2.

    E depois há uma coisa que acho que muita gente se esquece quando começa a sonhar com área grandes: se não querem ficar com uma casa cujos interiores tenham um ar despido/inacabado (como já vi muitas e honestamente acho isso, no mínimo, deprimente), é bom que essas grandes áreas sejam devidamente mobiladas/decoradas. Ou seja, ao preço de cada m2 se calhar tem de somar mais uns bons euros para esse efeito. Não vou arriscar um valor, que será muito variável, mas se nuns casos serão umas dezenas de euros por m2, facilmente me parece que pode passar a centena, dependendo do estilo e preço dos gostos de cada um. Depois é questão de juntar esse valor ao "bolo".

    Já agora uma questão prática em relação à planta: não sei se tem filhos pequenos e, tendo, qual a parte da zona social onde pretendem que eles brinquem. Seja onde for, talvez lhe pareça boa ideia que a cozinha tenha linha de vista direta sobre essa parte da casa.
    Esse recanto de acesso ao WC social soa a desperdício.

    Ainda estou para ver como é que vai ficar essa história de ter o acesso ao WC da suite pelo closet, principalmente quando os fazem sem janelas. Tornam as obras obrigatoriamente mais complexas se algum dia alguém quiser dar outro uso à divisão. Obriga por exemplo a refazer o WC. E closets sem janelas impedem que lhes deem outro uso que não o de uma arrecadação.
    Sim, porque pela insistência em meter um closet em tudo o que é planta, estou capaz de meter as minhas mãos no fogo que os closet vão deixar de estar na moda e não deve demorar muitos anos.


    Outra coisa: isso não é um esboço. É uma planta acabada, basta ver que tem as medidas discriminadas ao mm. Se mostrar isso assim a um arquiteto, corre o risco de o condicionar demasiado logo à partida. Poderá pensar que prefere assim, mas eu tenho para mim, e também gosto muito de brincar aos riscos, que isso cerceia a possibilidade de o arquiteto poder usar os seus conhecimentos e experiência para nos surpreender pela positiva.
    Eu apresentei uns rabiscos feitos num guardanapo ao meu arquiteto e tive alguma pena que a planta final tivesse ficado muito parecida. Mas as condicionantes eram tantas que também era difícil fugir daquilo, por muito que ele tenha tentado. Mas como lhe dei toda a liberdade, ainda assim houve detalhes que foram uma surpresa muito positiva.
    Concordam com este comentário: pmquelhas, Ivo M
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmquelhas
  3.  # 5

    onde tu vais poupar dinheiro vai ser em pedires ao gabinete de arquitectura que contratares a elaborar um mapa de quantidades bem detalhado. sem esse documento bem que podes procurar os furos por onde vais poupar mas vai ser como ires aos gambozinos numa noite sem luar e com uma venda a tapar a vista...

    esse documento dar te á a possibilidade de comparares realmente os orçamentos e a quantidade e qualidade dos materiais que vão entrando em obra. bem como o respetivo preço pois os orçamentos que os empreiteiros de darão terão esse documento como base e não terão por onde fugir. verás que te valeu a pena gastar mais umas coroas quando poupares mais adiante.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pmquelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmquelhas
  4.  # 6

    mhpinho e RCF

    Concordo exactamente no facto de o arquitecto necessitar de total liberdade para o projecto. Talvez a nossa (minha e da minha parceira) ansiedade pela casa, natural desta primeira fase, me faça andar mais do que o que devo. Tenho esta noção desde que vi o terreno para aproveitar espaços em casa. O WC está apenas naquele local por 2 motivos, 1º porque não gosto de ver a porta do WC de nenhuma zona da casa e o 2º aproveitar zona inferior das escadas.

    Penso que na madeira maciça e dos vãos de janelas tenho mesmo de pensar nisto pois era um ponto que realmente gostava de ter em casa... Mas às vezes o sonho esbarra com a realidade (€€€€).

    A casa despida foi exactamente uma questão que levantei na dimensão, mas atualmente tenho um apartamento com 120m2 e está simples mas bem recheado, o futuro espero nesta casa compor mais.

    Ainda não tenho filhos mas a casa está pensada exactamente com esse objectivo, por isso considero mesmo muito válida a opinião de visibilidade cozinha/espaço de lazer, poderá ser algo para o arquitecto pensar! No piso superior consigo salvar uns 10m2 realmente reduzindo à suite e corredor. O closet, falo por experiência própria na casa dos pais, é muito útil e agradável para arrumar, não o vejo actualmente como moda.

    antonylemos

    Obrigado pela grande dica sobre o mapa de quantidades, está anotado.



    A todos mais uma vez, obrigado por esta partilha de conhecimentos. Quando iniciar o projecto postarei tudo, até lá, vou tirando estas dúvidas de iniciado!
  5.  # 7

    Colocado por: pmquelhasAinda não tenho filhos mas a casa está pensada exactamente com esse objectivo, por isso considero mesmo muito válida a opinião de visibilidade cozinha/espaço de lazer, poderá ser algo para o arquitecto pensar!

    Então sendo assim até vou mais longe. A menos que diga que pmquelhas ou a sua mulher trabalham muito em casa e precisam de um escritório como tal, deixo a sugestão de pensar já o escritório como quarto de brincar numa primeira fase (passando mais tarde a sala de estudo, por exemplo) e, nesse sentido, para além da vista direta da cozinha, fazer de forma a que possa ser fechado, nem que seja com uns painéis grandes de correr, como eu vou ter na minha.

    Não sei se algum dia já reparou, mas da minha experiência em todas as casas onde há miúdos pequenos e não há um espaço dedicado para eles brincarem, há sempre um canto na sala cheio de brinquedos. É daquelas coisas que não há volta a dar. A menos que tenha alguém a dar-lhe apoio ao fim do dia, você precisa que eles estejam entretidos para conseguir tratar do jantar e outras tarefas domésticas até à hora de eles se deitarem, pelo que os brinquedos estarão sempre por ali.
    E tendencialmente desarrumados, daí a importância de dar para fechar o escritório/quarto de brincar. Chega alguém mais de surpresa ou simplesmente não lhe apetece ter a balbúrdia à vista quando finalmente se senta no sofá, e corre os painéis/fecha a porta. Problema resolvido.

    Colocado por: pmquelhasO closet, falo por experiência própria na casa dos pais, é muito útil e agradável para arrumar, não o vejo actualmente como moda.

    Ok, eu ontem estaria menos bem disposto. Não sou contra closets, eu próprio vou ter um. O que não me parece muito boa ideia é serem concebidos como uma espécie de corredor de acesso ao WC, sem janelas. Já o facto de o WC não ter uma entrada isolada me parece limitar muito eventuais alterações na casa, mas é principalmente a parte de não ter janelas que acho que será mais limitativa. Nem para fazer um recanto de leitura dará, por exemplo, se um dia se fartar do closet ou um novo dono não lhes achar piada. Isso e o facto de me parecer um contra-senso conceber uma divisão para ser usada essencialmente de manhã (quarto de vestir) sem ter luz natural.
    Mas pronto, este será um assunto menor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pmquelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmquelhas
  6.  # 8

    Pmquelhas, note que o preço/m2 de uma cave não é o mesmo que o preço/m2 dum piso, portanto aí desce no orçamento.
    Apesar do que encarecer a coisa ser o desaterro de terras que terá de fazer aí...e ter mais um lance de escadas para a cave também encarecerá.
    A vantagem é que encosta ao vizinho, pelo que é menos uma fachada que terá de receber tratamento aprimorado.

    O ideal é contabilizar um valor de 750€/m2 de construção.

    Estive exactamente no mesmo ponto que o seu, mas tive a ajuda do Arquitecto logo de início, que nos ajudou a esclarecer as dúvidas todas e a escolher o terreno a adquirir, mediante o que se podia construir em cada terreno (e olhe que era muito perto do seu)

    Caso pretenda um contacto do arquitecto, envie-me um mail para [email protected], para eu não o divulgar aqui.

    Espero ter sido uma ajuda.
    Concordam com este comentário: pmquelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmquelhas
  7.  # 9

    Ora bem,

    Dou hoje o ponto de situação da minha jornada!

    Cerca de 1 mês depois da compra do terreno eis as primeiras aventuras. Quando fui a consultar os documentos do terreno (já em meu nome) reparei que o nome da rua estava mal em todos eles. Fomos 3x à câmara e em todas elas nos disseram coisas diferentes (um deles foi "tem de ir aos correios para saber qual a morada correcta").

    Apesar deste "vai, não vai" já temos o pedido de certificação em andamento, depois será alterar nas finanças e por fim na conservatória. A única questão será quem deveria pagar... O comprador? O mediador? O vendedor? Na minha ótica apenas o comprador não deve ter prejuízo por este erro.

    Das boas notícias e o que irá acrescentar valor a este projecto, já temos data para o levantamento topográfico (dia 2 de Dezembro) e temos arquitecto escolhido e já a trabalhar nas nossas ideias.

    Uns pontos que mudaram desde o ponto inicial será possibilidade de inclusão de uma garagem térrea para 2 carros, reduzindo um pouco na área do R/C e a possibilidade de ser apenas uma moradia V3 em vez de uma V4. A ver vamos como sairá o desenho.

    Até uma próxima!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: boog
    • P32
    • 23 novembro 2017

     # 10

    Colocado por: pmquelhastemos arquitecto escolhido e já a trabalhar nas nossas ideias.


    Vou construir perto em breve, quer partilhar o nome do arquiteto?
  8.  # 11

    Colocado por: P32

    Vou construir perto em breve, quer partilhar o nome do arquiteto?


    Sem problema. Chama-se João Vieira Campos, caso necessite do contacto diga-me.
  9.  # 12

    Ora viva,

    Aqui está a novidade, o primeiro trabalho do arquitecto. Ainda é uma fase muito precoce pois tivemos um contratempo no terreno... Obrigava a construir moradia Bi-familiar com 3 pisos de 115,5 m2... Por isso este pré-projecto será para aprovar o Loteamento.

    Restrições do terreno que iremos ter segundo a câmara:
    - Ter fachada coincidente com a moradia geminada (8 metros) mas só se pode construir Cave, R/C e 1º andar (Neste caso a cave está ainda vai até 1.4m acima do terreno e o tecto tem um muro de 1.4m)
    - Vista aérea simétrica com a moradia geminada (poderá ser mais larga, dependendo das respostas que teremos hoje da câmara)


    Com isto teremos de fazer umas soluções mais "diferentes", mas que podem resultar:

    - O espaço da garagem/pátio vai ser uma parede com rectângulos furados para entrar luz mas dar distância entre a frente do terreno e a casa;
    - Pode não ser possível fechar a garagem pois ficava com um vazio entre o tecto e a garagem... (pode ser obrigatório ter tecto, falta informação da câmara mais uma vez).
    -Por limitação financeira teremos 80m2 em cada piso (160m2 com o objectivo de atingir 150k€ custo da moradia e 20k€ para pátio/garagem + arranjos exteriores)

    Em relação à casa, o que já foi falado:
    - Na parte traseira queremos uma placa de coberto do Deck;
    - As escadas não vão ter parede, para se utilizar mais espaço
    - Falta arrumos na parte lateral do pátio
    - Forma do escritório está discutível;
    - A Suite pode passar para as traseiras da casa;
    - Podemos querer aumentar as áreas dos 2 quartos, ainda falta solução;
    -Ainda estamos a analisar a hipótese da lavandaria ser noutro lado, mas sem nada definido.

    Desculpem pela qualidade da foto, mas serve já para ver algumas coisas «
      IMG_20171214_002834.jpg
      IMG_20171214_002828.jpg
  10.  # 13

    Olá,

    A minha experiência é única e exclusivamente na óptica de quem também está, mais o menos, na mesma fase.... :) Por isso, é uma opinião, baseada no meu gosto pessoal, vale o que vale...:)

    A lavandaria, mudava-a, de facto, para o piso da sala e da cozinha... não me parece fazer muito sentido estar junto dos quartos... Pelo menos para mim, que, muitas das vezes, estou a tratar da roupa enquanto faço o jantar... Estar a subir e a descer escadas era capaz de se tornar chato. Mas lá está, isso, depende, sempre, das suas rotinas e da forma como vive a casa.

    Podia trocar o estúdio pela lavandaria ou algo do género...

    A suite principal também alterava, apesar de não saber bem como...:) acho-a muito comprida e estreita... tentava fazer algo mais semelhante aos outros dois quartos...

    EDIT: Já percebi a suite! desculpe mas como leiga que sou :) não estava a perceber bem a disposição... :) Já percebi agora que a entrada são os armários e no fundo é que está a cama virada para a janela :) sendo assim até que gosto! :)


    Boa sorte! ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmquelhas
    •  
      mhpinto
    • 14 dezembro 2017 editado

     # 14

    Numa primeira olhada, a coisa parece interessante, muito equilibrada.
    Seria importante saber para que lado é o norte.
    Não percebo muito bem o que é que se pretende entre a garagem e a sala, pois não parece ser parede.
    Não sou defensor de escritórios grandes, mas esse parece-me pequeno demais, ainda que compreenda o porquê em termos arquitetónicos. Tudo dependerá do uso que lhe pretende dar. Se a ideia é servir também de zona de brincar, seria interessante ter linha de visão entre a cozinha e o que se passa lá dentro.
    Os quartos parecem muito equilibrados, diga só se aquela área é com roupeiros ou não.
    A suite está interessante, é um conceito algo diferente que me agrada. Explique-me só o conceito do respetivo WC, já que não vejo lá sanita.
    Cuidado com tantos envidraçados, se tem problemas de orçamento. Em particular o da suite, se não for dividido, é capaz de lhe ficar bem caro. Não tenho agora de memória as medidas, mas há uma dimensão a partir da qual se começa a pagar bem mais. Já agora, vai meter estores?

    EDIT: acho que arranjou um bom arquiteto, mas isso sou eu que não sou da área, que se expressem os peritos.

    EDIT2: o quarto 1 está algo longe do WC. Porque não meter a respetiva porta no canto direito em vez do esquerdo?
    Concordam com este comentário: pmquelhas
  11.  # 15

    Colocado por: ALMEIDAMOlá,

    A minha experiência é única e exclusivamente na óptica de quem também está, mais o menos, na mesma fase.... :) Por isso, é uma opinião, baseada no meu gosto pessoal, vale o que vale...:)

    A lavandaria, mudava-a, de facto, para o piso da sala e da cozinha... não me parece fazer muito sentido estar junto dos quartos... Pelo menos para mim, que, muitas das vezes, estou a tratar da roupa enquanto faço o jantar... Estar a subir e a descer escadas era capaz de se tornar chato. Mas lá está, isso, depende, sempre, das suas rotinas e da forma como vive a casa.

    Podia trocar o estúdio pela lavandaria ou algo do género...

    A suite principal também alterava, apesar de não saber bem como...:) acho-a muito comprida e estreita... tentava fazer algo mais semelhante aos outros dois quartos...

    EDIT: Já percebi a suite! desculpe mas como leiga que sou :) não estava a perceber bem a disposição... :) Já percebi agora que a entrada são os armários e no fundo é que está a cama virada para a janela :) sendo assim até que gosto! :)


    Boa sorte! ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pmquelhas



    Concordo com o facto da lavandaria fazer confusão no andar de cima! Até que eu e a cara metade gostamos de estender a roupa a ver tv :) este conceito foi sugerido pelo arquiteto por 2 motivos, 1º de estar perto da zona onde se troca de roupa (todos os dias pomos roupa a lavar e só de x em x tempo é que trocamos a toalha da mesa, p.e.) e 2º para deixar a área inferior como espaço "clean" em que serve tudo para estarmos confortáveis sem máquinas e assim.

    Eu ainda torço o nariz e acredito que é por ser tradicionalista mas pelo menos quem irá ter 50% da decisão já passou para o light side (visto que hoje vai estrear Star Wars)

    Em relação à suite está a ser discutida se dá para ser do outro lado da casa. Eu gostava de a ter mais quadrada, mas é limitada pelas escadas (que estão sobredimensionadas para nosso bem, assim podemos reduzir e "brincar")

    Obrigado pela opinião!
  12.  # 16

    Colocado por: mhpintoNuma primeira olhada, a coisa parece interessante, muito equilibrada.
    Seria importante saber para que lado é o norte.
    Não percebo muito bem o que é que se pretende entre a garagem e a sala, pois não parece ser parede.
    Não sou defensor de escritórios grandes, mas esse parece-me pequeno demais, ainda que compreenda o porquê em termos arquitetónicos. Tudo dependerá do uso que lhe pretende dar. Se a ideia é servir também de zona de brincar, seria interessante ter linha de visão entre a cozinha e o que se passa lá dentro.
    Os quartos parecem muito equilibrados, diga só se aquela área é com roupeiros ou não.
    A suite está interessante, é um conceito algo diferente que me agrada. Explique-me só o conceito do respetivo WC, já que não vejo lá sanita.
    Cuidado com tantos envidraçados, se tem problemas de orçamento. Em particular o da suite, se não for dividido, é capaz de lhe ficar bem caro. Não tenho agora de memória as medidas, mas há uma dimensão a partir da qual se começa a pagar bem mais. Já agora, vai meter estores?

    EDIT: acho que arranjou um bom arquiteto, mas isso sou eu que não sou da área, que se expressem os peritos.

    EDIT2: o quarto 1 está algo longe do WC. Porque não meter a respetiva porta no canto direito em vez do esquerdo?
    Concordam com este comentário:pmquelhas



    Tenho sempre um gosto em ler os seus comentários nos diversos tópicos. Criticas construtivas e práticas, desde já obrigado!

    Em relação às suas questões/opiniões (engraçado que fiz as mesmas questões):

    Quarto longe do WC - Visto que vai ter roupeiros dos 2 lados e o arquiteto gosta de primar pela simplicidade e simetria escolheu um vão de armários em que as portas são disfarçadas no roupeiro (à mesma altura). Gostei da ideia por poder ter roupeiros largos e sem destoar.

    Escritório - Esta divisão é discutível, pois pode nem ser fechada. Eu sinto-me claustrofóbico ao ter uma parede a 2 metros de mim onde quero trabalhar por isso é que não sei. A ideia do arquiteto é ter um corredor desde a entrada no pátio até a zona de jardim, um conceito que achei fantástico e nem imaginaria isto (por isso é que não sou dessa área ehehe). Este corredor é ladeado de 2 metros de áreas de serviço, se aumentar 1 metro de um lado, em teoria, tinha de aumentar 1 metro do outro e isto encurta a área mais importante da casa... a sala :D.

    WC Suite - Este ainda será o projecto para alterar o loteamento, ele diss-nos que não prestou muito detalhe nas localizações das louças, mas está pensado ter uma 2 lavatórios com armário, 1 bidé, 1 sanita e uma base de chuveiro (apenas vidro a cobrir, sem ter que "trepar" para a banheira - gosto pessoal)

    Quartos - Infelizmente não conta com a área de roupeiro, por este motivo pedi ao arquiteto outra solução em que tivessem uns 14 m2. Mas está "difícil"

    Envidraçados - Aqui vou ter de cortar mesmo muito até porque ele queria ver a casa de uma ponta a outra e eu disse que isso é inconcebível pelo €€€, mas a seu tempo vamos chegar a bom-porto

    Estores - Ainda não pensamos nisso, mas acredito que será mais a solução de blackout. Por este motivo deveremos ter que ter AC ou algo que arrefeça a casa no verão

    Norte- A parede do lado direito cobre quase todo norte, mas aí é uma casa geminada. As 3 frentes disponíveis são Nascente, Sul, Poente = a casa a ferver


    Mais uma vez, obrigado.
  13.  # 17

    Colocado por: pmquelhasTenho sempre um gosto em ler os seus comentários nos diversos tópicos. Criticas construtivas e práticas, desde já obrigado!

    Obrigado eu pelo reconhecimento.

    Colocado por: pmquelhasVisto que vai ter roupeiros dos 2 lados e o arquiteto gosta de primar pela simplicidade e simetria escolheu um vão de armários em que as portas são disfarçadas no roupeiro (à mesma altura). Gostei da ideia por poder ter roupeiros largos e sem destoar.

    Peço desculpa se me está a escapar alguma coisa, mas em que é que isso obsta a que a porta do quarto 1, e já agora do quarto 2 se a ideia é preservar a simetria, passem para a esquina oposta? A única coisa que vejo é a porta do quarto 1 deixar de estar de frente para a porta da suite, mas honestamente não vejo como isso possa ser determinante.

    Colocado por: pmquelhasEscritório - Esta divisão é discutível, pois pode nem ser fechada. Eu sinto-me claustrofóbico ao ter uma parede a 2 metros de mim onde quero trabalhar por isso é que não sei. A ideia do arquiteto é ter um corredor desde a entrada no pátio até a zona de jardim, um conceito que achei fantástico e nem imaginaria isto (por isso é que não sou dessa área ehehe)

    A ideia do arquiteto parece-me ótima, mas convém que isso não comprometa coisas tão ou mais importantes, digo eu. Não consigo é sugerir uma solução óbvia, pois já deu para perceber que se existisse o seu arquiteto certamente a teria contemplado. Mas acho mesmo 5 m2 muito curtos para um espaço de trabalho, mais ainda depois do seu comentário.
    Possíveis soluções, para não ter de "alargar" a divisão (pode até conjugar mais que uma):
    - Manter isso como espaço aberto como refere, parece-me claramente uma opção a considerar. Poderá eventualmente ponderar algo intermédio, que creio já ter sugerido: em vez de uma porta tradicional, meter aí um painel de correr cuja largura seja metade do comprimento da parede (1,5 m) e que vá do chão ao tecto.
    - Em vez dessa pequena janela meter, aí sim, um vão a toda a largura da parede. Deixa logo de parecer um espaço tão restrito.
    - Esta já interferindo mais com os alinhamentos: avançar um par de metros com a parede nascente do escritório para o pátio.

    Colocado por: pmquelhasWC Suite

    Ok. Veja só se não gostaria de ter luz natural mais direta sobre esse espaço e/ou possibilidade de a arejar de forma independente. Ou seja, se para si não seria importante ter uma janela diretamente sobre esse espaço.

    Colocado por: pmquelhasQuartos - Infelizmente não conta com a área de roupeiro, por este motivo pedi ao arquiteto outra solução em que tivessem uns 14 m2. Mas está "difícil"

    Ou seja, são 12 m2 incluindo roupeiros, é isso? Não é avantajado, e muitos lhe dirão que é curto. A meu ver é suficiente, para quartos "secundários", mas terá de aceitar que serão quartos para levar uma cama (mais uma vez é o suficiente) e não muito mais. Mas também, no imediato, certamente não lhe interessa meter lá camas de casal, pelo que já fica com mais margem. Quando tal se vier a justificar, em princípio o tempo que os "hóspedes" irão usar os quartos não será muito, por isso também a coisa fica mais relativa. Já na ótica de uma eventual venda futura, poderá ser um factor a afastar alguns potenciais clientes.
    Mas também não vejo bem como aumentar isso.

    Colocado por: pmquelhasele queria ver a casa de uma ponta a outra

    Ele que pague então as janelas ;)

    Colocado por: pmquelhasEstores - Ainda não pensamos nisso, mas acredito que será mais a solução de blackout. Por este motivo deveremos ter que ter AC ou algo que arrefeça a casa no verão

    Nessa casa blackouts não me parece a melhor opção, pelo menos nos vãos a poente, a menos que me diga que esses vão ser sombreados de alguma forma (palas, árvores).
    O AC resolve, mas irá custar-lhe bastante dinheiro em energia.
    A minha pergunta tinha a ver com a dimensão dos vãos, nomeadamente da suite: aplicar estores em vãos muito largos por vezes obriga a meter um perfil de permeio, o que retira toda a lógica de estar a fazer (e pagar) vãos muito grandes. Mais vale, a meu ver, logo à partida seccionar isso com um bocado de parede ou um pilar que seja, poupa de todas as maneiras.
  14.  # 18

    Em relação aos quartos está pensado para um futuro de 2 filhos e serem camas singulares, realmente não pensei nos hospedes casais para este futuro...

    Nos quartos a poente as janelas serão mais pequenas por isso teremos uma solução melhor. Em relação à suite eu acho que a ideia ainda está muito verde. A ver vamos. Quero uma casa arejada e funcional :)

    Em relação ao WC, gosto muito de luz directa mas sem abertura de janela. Os cheiros influenciam (e muito eheh) mas nada que um extrator não resolva. Devemos usar aquelas soluções que já vi por aqui de uma "lingua" de vidro ao alto ou de lado.

    O arquiteto não tem culpa de ter gosto de ricos :D Mas depois vamos repensar nas ideias.

    Por último e o que mais "batalhei" com ele sobre a casa foi a ideia de vidro de cima a baixo na sala de jantar... A VER OS CARROS! Tenho até um carro que gosto muito mas não é um Porsche ou um Aston Martin que me deliciaria de ver. Aqui foi a nossa maior "discussão".

    Em relação ao escritório/ espaço isolado - Com um pouco de pensamento vai sair uma grande ideia!

    Obrigado mais uma vez
  15.  # 19

    O pessoal ainda se deslumbra com edificações- museu... edificações para a fotografia...e não para serem habitados, vividos. Muitas vezes conceitos desadequados a determinado local....

    O projecto está engraçado. Parece um exercício de universidade. Isso agora com uns toques de "realidade".. ficará um mimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmquelhas
  16.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradastoques de realidade


    Que bruto! :)
 
0.0279 seg. NEW