Iniciar sessão ou registar-se
    • vr83
    • 25 outubro 2017 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Os meus pais andam à procura de uma moradia na "terra" do meu pai, para férias. Já estiveram em negociação com uma mas ficou tudo em "águas de bacalhau". Entretanto surgiu um imóvel que nós conhecemos porque já pertenceu a familiares e sabemos que eles fizeram muitas obras há uns 15 anos atrás, neste momento é do banco e foi muito vandalizado. A casa é toda em pedra e tem o telhado que anexo em fotos.
    Neste caso, como seria a melhor e menos dispendiosa forma de recuperar o telhado. Valores aproximados de soluções m2?
    Não é necessário o aproveitamento do sótão, pois a casa já é bastante grande.
    A ideia será ter uma noção aproximada do custo das obras, para ver se a compra vale a pena ou não.
    Se for avante o negócio, publicarei fotos da recuperação.

    Obrigada!
      DSC03692.JPG
      DSC03669.JPG
      DSC03667.JPG
    • vr83
    • 25 outubro 2017

     # 2

    Mais fotos
      ghfjyhg.jpg
      DSC03693.JPG
      DSC03664.JPG
  1.  # 3

    mas o que faz falta recuperar..? . tudo depende das obras que necessita.,.. nao nos indicou da obras que quer fazer
    • vr83
    • 25 outubro 2017

     # 4

    Peço desculpa, falharam-me algumas palavras no comentário (que já corrigi), nomeadamente o telhado. A casa necessita de várias intervenções, mas no caso específico, a minha questão prende-se com a estrutura do telhado, chove lá dentro, já danificou tectos, pois não tem placa de cerâmica e/ou cimento, é tudo madeira.
    Num caso destes, suponho que não se costume fazer placa, mantêm-se o madeiramento? Substitui-se por ferro? Placas sandwiche a fazer de subtelha? Onduline? O que se costuma fazer nestes casos de casas de pedra com estruturas em madeira?

    Obrigada
  2.  # 5

    Se aquelas espectaculares mades estiverem sem bicho, aproveite-as, de resto é amnter sempre uma solução compativel, seja em madeir, seja me metal. Não meta sadwich, o isolamento termico e acustico deverá ser aplicado directamente sobre o tecto falso.

    Mete agua eventualmente devido a telhas partidas, deslocadas e/ou deformação do telhado devido a ter alguns elementos danificados...
    • vr83
    • 25 outubro 2017

     # 6

    Obrigada Pedro, eu não estive lá, estas fotos foram tiradas pelo meu pai agora numas férias recentes, portanto não consigo avaliar a qualidade da madeira, mas diz-me que substituir telhas partidas, tratar o madeiramento que estiver bom e eventualmente substituir o que não esteja e isolar o tecto com, por exemplo, roofmate ou lã de rocha, será uma intervenção apropriada? Isso seria bem mais simples do que estávamos a pensar.

    A casa é bastante grande, no r/c foi recuperada a "loja" e transformada em cozinha, sala ampla e duas casas de banho (uma seria para desaparecer, talvez transformar em lavandaria), a casa tem também um terraço pegado em que por baixo, com ligação ao restante r/c fizeram uma lavandaria enorme com outra casa de banho e mais um espaço ainda por recuperar, que seria na nossa opinião para transformar numa suite. O chão é tijoleira e tem problemas de humidades, teríamos de resolver este problema também, com algum tipo de isolamento/impermeabilização, ou com a criação de uma caixa de ar e novo piso, não sei, porque a altura também não é muita e não sei se haveria espaço suficiente para isto. Os tectos são quase todos em madeira que estou em crer que precisa de tratamento. No primeiro andar tem uma casa de banho e 7 divisões: 2 quartos grandes, 3 médios e 2 pequenos, a ideia seria manter os quartos maiores e fazer wc's dos quartos mais pequenos para criar suites. Os tectos danificados pelas infiltrações do telhado e o chão de madeira também precisam de ser recuperados. As janelas algumas são em alumínio, outras ainda em madeira, algumas têm portadas exteriores, outras interiores e outras estores exteriores (é uma "salada"). A instalação elétrica também foi vandalizada nalguns sítios.
    A parte exterior tem um anexo que faz de garagem, que seria para uma outra fase, uma eira e um caniço e algum terreno, precisa de alguns arranjos, mas seriam calmamente feitos por nós.

    Estamos a pensar se 50/60000€ chegariam para lavar a cara à casa, recuperar o que está estragado, criar mais algum conforto, mas tudo na base da simplicidade, afinal será uma casa de férias.
    A casa tem valor sentimental para nós, gostamos muito da possibilidade de a recuperar e do sítio onde está, mas tenho receio que o sentimento nos esteja a toldar a vista e esta seja uma quantia irrealista?
  3.  # 7

    assim á distancia não será facil darem-lhe valores. não conhece nenhum eng.º que possa levar lá para avaliar no local?
    • vr83
    • 25 outubro 2017

     # 8

    Conheço sim, mas ainda não chegámos a essa fase e estou a 300km de distância.
    Ainda estamos na fase de ver e fazer planos, pois os meus pais estão em processo de venda de uma casa em lisboa para então proceder com a compra de outra e portanto a avaliar o que existe no mercado e o que vale ou não a pena.
    É obvio que sei que não me vão dar valores concretos aqui, era só para ver se estou muito longe da realidade ou não, e se for o caso, pôr os pés na Terra. A dúvida maior era realmente qual a intervenção correta no telhado, porque já estávamos a imaginar ter de substituir tudo.
 
0.0138 seg. NEW