Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia amigos.
    Estou para iniciar a renovação de duas fachadas da minha habitação. Sul e Poente. Falo apenas nestas duas que são as que me têm dado mais problemas.
    Tal como se vê nas fotos as paredes apresentam rachas, pintura em mau estado e o revestimento cerâmico está continuamente a descolar, tudo isto devido talvez ás altas temperaturas a que as paredes estão sujeitas.
    Gostaria de obter umas ideias, como por ex. Como alterariam estas fachadas se a casa fosse vossa !!
    A casa localiza-se no meio rural, Zona centro do país
    Obrigado
    Abraço para todos
    • quimes
    • 26 outubro 2017 editado

# 2

.
      IMG_4203.JPG
    • quimes

# 3

.
      IMG_4207.JPG
      IMG_4206.JPG
      IMG_4205.JPG
    • quimes

# 4

.
      IMG_4209.JPG
  2.  # 5

sem perceber nada disto
    na tua ultima imagem ai com esse chao na parede e essas rachas deve ser uma alegria no inverno a água que por ai entra dentro...

já quanto há parede como muito dizem aqui, forra com esferovite, parece que é a moda agora
  3.  # 6

Aproveite e melhore o conforto termico da casa... aplique ETICs na envolvente toda....
  4.  # 7

Duas ideias unânimes, Obrigado. Então ficará assim...retirar o revestimento vermelho e colocar ETICs
    Outra questão.. espessura e cor dos ETICs
    Obrigado
    Cumprimentos
  5.  # 8

Colocado por: Pedro Barradasaplique ETICs na envolvente toda....

Senão vai condensar nas restantes paredes quando aquecer a casa.... Essas janelas são fracotas, isso é de correr, vai ter mais condensações ai também, pois a casa ficará descompensada globalmente

Deve aplicar pelo menos 30mm de isolamento... não se esqça de isolar o tecto do piso de cima....se ainda não estiver, vai sentir grandes melhorias, anto no invernpo como no verão.
  6.  # 9

Colocado por: Pedro Barradas
    Senão vai condensar nas restantes paredes quando aquecer a casa.... Essas janelas são fracotas, isso é de correr, vai ter mais condensações ai também, pois a casa ficará descompensada globalmente

Deve aplicar pelo menos 30mm de isolamento... não se esqça de isolar o tecto do piso de cima....se ainda não estiver, vai sentir grandes melhorias, anto no invernpo como no verão.

Obrigado pelo conselho. Quanto ás janelas era a questão que eu iria colocar de seguida..Na realidade são fracotas. Também estão na lista de substituições.
    Questão: qual das duas hipóteses será a melhor!! 1ª Substituir as janelas existentes pelas de vidro duplo também de correr..2ª (Uma vez que irei ficar com espaço suficiente) manter a janela antiga e colocar outra pelo lado de fora do estore, assim anularia qualquer entrada de vento pela caixa
    Obrigado
  7.  # 10

Janelas de batente, com vidro duplo, caixa de ar com 16mm, sem aquelas baguetes pelo meio... Utilize aluminio de ruptura termica com perfil de 54mm.
    Os estores, isole a caixa... por dentro.
  8.  # 11

Caro quimes,

Uma das melhores soluções passa mesmo por revestir essas fachadas com um Sistema de Isolamento Térmico (os ditos ETICS).

Terá, claro, de retirar esse revestimento cerâmico, e posteriormente lavar bem fachada, no mínimo retirar toda a "tinta solta".
    Depois é seguir com o preconizado pelas marcas para os Sistemas ETICS.

Quanto a espessuras, aqui será um pouco você a dizer, pois também dependerá de quanto poderá gastar, tendo em mente que:
    -Normalmente, é comum hoje em dia que em obras novas o "estipulado" seja 6cm de isolamento. Temos muitos clientes que optaram por mais espessura, e inclusive por materiais de isolamento diferentes que por si só são mais eficientes e ainda assim com espessuras boas. Isto porque vai ter de ver o que será "compensador" para si e para as suas vivências.

Contudo, sendo o "estipulado", eu dir-lhe-ia que optasse no mínimo por 6cm de isolamento.

As cores, depende também. Não é de todo aconselhado cores muito escuros em Sistemas ETICS. Cores claras são sempre melhores.

Relativamente às janelas, também é um assunto importante, pois como você irá estar a municiar a parede de uma resistência térmica adicional com a instalação de um Sistema ETICS, as janelas (que como você diz) são "fracotas" irão ainda acentuar essa situação, pois a energia criada para climatizar a habitação vai-se libertar por onde tiver menos resistência, se neste momento a coisa está "equilibrada", se colocar isolamento nas paredes, isso irá ficar desequilibrado e então as janelas irão ser o alvo mais fácil.

Muito mais coisas se poderia dizer, mas à medida que se vão colocando as questões vão se respondendo.

Abraço.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 12

Colocado por: Atlas PortugalTerá, claro, de retirar esse revestimento cerâmico, e posteriormente lavar bem fachada, no mínimo retirar toda a "tinta solta".

Porque não pode colocar o Etics por cima do cerâmico?
  10.  # 13

Mais uma vez obrigado pelos conselhos
    Parece que as coisas se começam a delinear
    Está decidido vai ser ETICS..a duvida é quanto à espessura dos mesmos..Será que seja necessário os 60mm uma vez que a parede é dupla e com caixa de ar? Os ETICs poderão iniciar logo rente ao solo?
    O cerâmico terá que sair pois tal como se pode ver na foto acima estes estão a descolar-se.
    Quanto aos alumínios, estes irão ser de correr; pois, porque cá em casa estão a dizer que são mais práticos e ocupam menos espaço
    Depois destas duvidas passarei a colocar outras em relação ao isolamento do telhado.

Cumprimentos.
  11.  # 14

Colocado por: quimesQuanto aos alumínios

Se vai substituir os alumínios, pense igualmente nas soleiras e peitoris.
    Em principio vai ter que as acrescentar, aproveite para isolar as existente e fazer uma rotura térmica nas novas.
  12.  # 15

Para melhor decidir a espessura do etics e o tipo de janelas, diria para consultar um perito qualificado para lhe avaliar termicamente a casa nas condições atuais, estudando alternativas de melhoria, apresentando-lhe as várias relações investimento/poupança nos consumos.
  13.  # 16

Quines, se não é indiscrição poderá dizer qual a cidade da zona centro que se refere.

Quanto à situação do revestimento que tem, o melhor é sempre retirar o mesmo por causa da aderência.
  14.  # 17

Colocado por: quimesQuestão: qual das duas hipóteses será a melhor!! 1ª Substituir as janelas existentes pelas de vidro duplo também de correr..2ª (Uma vez que irei ficar com espaço suficiente) manter a janela antiga e colocar outra pelo lado de fora do estore, assim anularia qualquer entrada de vento pela caixa

Corrijam-me os entendidos se estiver enganado, mas creio que se optar pela segunda opção ficará com uma solução termica e acusticamente tão boa ou melhor que a primeira, e certamente muito mais barata.
    Ficará é a perder bastante em termos estéticos e não é uma opção tão prática (duas janelas para abrir e fechar em vez de uma).

Se tiver orçamento, o que eu propunha mesmo era que aumentasse esses vãos. Ganhava em estética exterior e quase aposto que em vivência interior.
  15.  # 18

Colocado por: mhpinto
    Corrijam-me os entendidos se estiver enganado, mas creio que se optar pela segunda opção ficará com uma solução termica e acusticamente tão boa ou melhor que a primeira, e certamente muito mais barata.
    Ficará é a perder bastante em termos estéticos e não é uma opção tão prática (duas janelas para abrir e fechar em vez de uma).

Se tiver orçamento, o que eu propunha mesmo era que aumentasse esses vãos. Ganhava em estética exterior e quase aposto que em vivência interior.

Uma das melhores coisas que fiz na minha obra até á data foi ter colocado janelas oscilo-batentes na parte interior do peitoril. Dessa forma abrem a 180º não ocupando espaço interior e, o melhor de tudo, a caixa de estore ficou no exterior da casa. Na minha opinião, é a solução mais eficiente do ponto de vista térmico.
  16.  # 19

Colocado por: Belhinho
    Uma das melhores coisas que fiz na minha obra até á data foi ter colocado janelas oscilo-batentes na parte interior do peitoril. Dessa forma abrem a 180º não ocupando espaço interior e, o melhor de tudo, a caixa de estore ficou no exterior da casa. Na minha opinião, é a solução mais eficiente do ponto de vista térmico.

Do ponto de vista meramente térmico, o melhor local para instalação da caixilharia é a meio da parede.

Quando digo meio da parede é a contar com todas as espessuras, seja parede dupla, seja etics, seja isolamento interior.

Isto é, parede com reboco de 2cm no interior + bloco de 25 + isolamento pelo exterior de 6cm teremos uma parede com um total de = 34 / 35cm.
    O centro da caixilharia deve coincidir com o centro do total da parede.

se a caixilharia vai ter uma profundidade de 70mm então será instalada a entre os 13,5cm e os 14cm da parte de dentro da parede, ficando com outros tantos 13,5 a 14cm pela parte de fora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Belhinho
  17.  # 20

Colocado por: Atlas PortugalQuines, se não é indiscrição poderá dizer qual a cidade da zona centro que se refere.
    Obrigado
    Zona da Batalha - Leiria

Quanto à situação do revestimento que tem, o melhor é sempre retirar o mesmo por causa da aderência.

0.0203 seg. NEW