Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, estive a procurar algumas coisas na Internet, relativas ao barulho ao fim de semana e não encontrei grandes esclarecimentos.

    Acontece que eu tenho uns vizinhos que estão a tornar-se "problemáticos" no que respeita a este assunto. Os apartamentos têm, supostamente, isolamento total, o que é uma mentira descabida.

    Gostaria de saber o que posso fazer para estes senhores terem em atenção ao incómodo que estão a causar.

    Não queria muito ir à porta deles sem primeiro saber como posso agir e sair por cima desta situação.

    Obrigada :)
  2.  # 2

    lei geral do ruido (decreto lei 9/2007)

    Não bata a porta do vizinho. Faça uma chamada telefónica para a polícia.
    Isso de tentar ser bom vizinho não vale a pena.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana_i
    • size
    • 29 outubro 2017 editado

     # 3

    Colocado por: ana_i

    Gostaria de saber o que posso fazer para estes senhores terem em atenção ao incómodo que estão a causar.

    Não queria muito ir à porta deles sem primeiro saber como posso agir e sair por cima desta situação.

    Obrigada :)


    O ruido de vizinhança incomodativo pode ser proibido, tanto ao fim de semana, como a qualquer hora de qualquer dia da semana.

    Artigo 24.º - Ruído de vizinhança


    1 - As autoridades policiais podem ordenar ao produtor de ruído de vizinhança, produzido entre as 23 e as 7 horas, a adopção das medidas adequadas para fazer cessar imediatamente a incomodidade.
    2 - As autoridades policiais podem fixar ao produtor de ruído de vizinhança produzido entre as 7 e as 23 horas um prazo para fazer cessar a incomodidade.
    Concordam com este comentário: susanacf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana_i
  3.  # 4

    Obrigada, mas nada diz que eles não podem de todo fazer barulho ao fim de semana. Hoje era o meu único dia de descanso e infelizmente acordei com música às 8h30 da manhã. Sendo que poderia ter descansado até um pouco mais tarde.

    À noite também não são nada cautelosos.
    • size
    • 29 outubro 2017

     # 5

    Colocado por: ana_iObrigada, mas nada diz que eles não podem de todo fazer barulho ao fim de semana. Hoje era o meu único dia de descanso e infelizmente acordei com música às 8h30 da manhã. Sendo que poderia ter descansado até um pouco mais tarde.

    À noite também não são nada cautelosos.


    Oh Ana, basta a norma legal não excluir o FS, para que, lógicamente, se entenda que o ruido incomodativo possa ser proibido TODOS os dias., de Segunda a Domingo.
    Concordam com este comentário: susanacf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana_i
  4.  # 6

    Sim, mas ainda hoje eram 7h50 eles colocaram música e eu praticamente ao chamar a polícia disseram que era permitido dado que as regras do condomínio em termos de ruído é das 8h ás 22h em que se pode fazer barulho. Ou seja, por muito que um carro patrulha viesse aqui, eles chegariam na altura em que se poderia fazer barulho.
    • size
    • 30 outubro 2017 editado

     # 7

    Colocado por: ana_iSim, mas ainda hoje eram 7h50 eles colocaram música e eu praticamente ao chamar a polícia disseram que era permitido dado que as regras do condomínio em termos de ruído é das 8h ás 22h em que se pode fazer barulho. Ou seja, por muito que um carro patrulha viesse aqui, eles chegariam na altura em que se poderia fazer barulho.


    É de lamentar que esse elemento da autoridade lhe tenha "vendido" essa informação falsa, porque, simplesmente, não existe na legislação relativa ao condomínio.
    As autoridades tem sim que atender às chamadas dos cidadãos, no cumprimento com o que determina o Regulamento Geral do Ruido (Dec. Lei 9/2007), nomeadamente com o artigo 24 º , acima expresso.

    Se o ruido é excessivo/incomodativo, memo em tempo diurno, pode e deve, legitimamente, solicitar a presença das autoridades para procederem de harmonia com o referido artigo 24º;
    - Se em periodo nocturno o ruido excessivo tem que parar de IMEDIATO
    - Se em periodo diurno o ruido excessivo será avaliado para ser cessado dentro de determinado prazo a definir pelas autoridades.

    No caso de musica alta, ninguém pode ser obrigado a tê-la que suportar, como se estivesse numa discoteca. Cabe ao emissor prevaricador reduzir o volume.

    Para poder rebater consulte: http://www.multas.pt/multas-por-ruido-de-vizinhanca-obras-edificios-sem-aviso-moradores
    Concordam com este comentário: mhpinto, susanacf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana_i
  5.  # 8

    Colocado por: nielskyNão bata a porta do vizinho. Faça uma chamada telefónica para a polícia.
    Isso de tentar ser bom vizinho não vale a pena.

    Dado que não se trata de uma situação de grande exagero (do estilo de estar a fazer festas diárias até às 3 da matina) e a menos que já exista antecedente de más relações com o vizinho em causa, discordo em absoluto. Nestas coisas, o primeiro passo deve ser falar diretamente com a pessoa e o mais cedo possível logo que surja o incómodo.
    Tenho um vizinho novo por baixo de mim que gosta de ver TV ao berros e, para cúmulo, comprou um subwoofer. A primeira vez que puxou por aquilo até os vidros me tremeram. Foi um instantinho até que lhe bati à porta e lhe pedi delicadamente para baixar aquilo. Pediu desculpa e baixou.
    Passado uns tempos apanha-me ele nas escadas e diz-me que o barulho dos meus filhos o incomodava. Dei-lhe toda a razão, que como a casa dele esteve desocupada muito tempo desabituámo-nos de ter cuidado. A partir desse dia passei a andar sempre em cima da miudagem para evitarem certos barulhos. Claro que não consigo evitar tudo, mas também não deixei de ouvir completamente a TV dele. Basicamente, chegou-se a um equilíbrio na base da compreensão e da tolerância mútua.

    E acredite que esse vizinho não tem dos temperamentos mais fáceis.

    O que eu faria se a diplomacia não tivesse funcionado? Em primeiro lugar pediria à administração do condomínio para ir falar com ele. Se isso não funcionasse exigiria a marcação de uma reunião para se falar do assunto. Só se nada disso funcionasse chamaria então as autoridades.
    Recorrendo logo à artilharia pesada corre-se o risco de estarmos um dia todos contentes a fazer uma pequena festa em casa e a darmos por nos bater à porta, também a nós, um par de agentes fardados.

    Volto a frisar a importância de abordar o vizinho o mais cedo possível e enquanto o barulho se fizer sentir. Pura psicologia.
    Concordam com este comentário: RCF, lprolog, amartins, susanacf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana_i
  6.  # 9

    Tem ainda a questão do isolamento do apartamento que diz existir mas que provavelmente existiu no papel. De que ano é a construção? Não será de ponderar uma indemnização?
    Concordam com este comentário: ana_i
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana_i
  7.  # 10

    Colocado por: nunogouveiaNão será de ponderar uma indemnização?


    Que Romântico
  8.  # 11

    Já comecei com abordagens ao vizinho, para surpresa nenhuma, fizeram pior.

    Hoje avisei o porteiro. Baixaram a música, mas continuaram a fazer barulho.

    Penso que só vão perceber, quando tiverem a PSP à porta.. mas como já verifiquei que são vizinhos parvos, estou com algum receio que até me risquem o carro, pois ele também abusa no lugar que lhe é destinado querendo ocupar o dos outros.
  9.  # 12

    nunogouveia o prédio tem 10 anos.
  10.  # 13

    Colocado por: ana_iJá comecei com abordagens ao vizinho, para surpresa nenhuma, fizeram pior.

    Hoje avisei o porteiro. Baixaram a música, mas continuaram a fazer barulho.

    Penso que só vão perceber, quando tiverem a PSP à porta.. mas como já verifiquei que são vizinhos parvos, estou com algum receio que até me risquem o carro, pois ele também abusa no lugar que lhe é destinado querendo ocupar o dos outros.


    Ana

    eu começaria a procurar outro sitio...
    Está visto que te enfiaste num condominio de gente com medo do mauzão do prédio
    E sim... o carro podes começar já a tomar nota dos riscos... não falha
  11.  # 14

    Você é proprietário? O vizinho barulhento é proprietário?
  12.  # 15

    .
 
0.0187 seg. NEW