Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!
    Depois de ler inúmeras discussões aqui no fórum sobre o tema construção de casa,, decidi abrir eu a mesma uma discussão para saber a vossa opinião, ler as vossas críticas e sugestões... mas com moderação pf!:)
    Então depois de muito procurar encontrei o terreno que correspondia ao que queria :) é um terreno com 900m2- 15 m de frente.
    Temos neste momento 2 propostas de plantas, uma térrea, e uma de r/chão e 1o andar... gostava de saber a vossa opinião sobre as mesmas...
  2.  # 2

    Qua a envolvente?
    Isso pode ser determinante na solução de terrea ou de 2 pisos.
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilvaQua a envolvente?
    Isso pode ser determinante na solução de terrea ou de 2 pisos.


    Ze da Silva,

    A nascente està a estrada, a Sul uma moradia de 2 andares, e a Norte uns anexos de uma casa.
  4.  # 4

    Ok e que tipo de casas existem ou podem vir a existir na envolvente
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilvaOk e que tipo de casas existem ou podem vir a existir na envolvente


    Relativamene à envolvente tinha me enganado, é ao contrario a Sul está a moradia de 2 andares e a Norte é que estão uns anexos. :)

    A zona segundo o que vi no PDM é uma zona só de moradias...
    • RCF
    • 30 outubro 2017

     # 6

    Assim à primeira vista, de um modo geral, parece-me que ambas as soluções têm demasiado espaço de circulação.
    Na solução 2 pisos, em dois dos quartos, os acessos ao WC ficam demasiado distantes dos acessos ao closet.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ALMEIDAM
  6.  # 7

    Colocado por: RCFambas as soluções têm demasiado espaço de circulação

    Concordo em absoluto.
    E isso leva-me a perguntar se tem um orçamento folgado disponível para contemplar essas e outras facetas dessas plantas que irão encarecer bastante a obra.

    Quanto às plantas, eu tenho forte preferência por plantas térreas, mas entre essas duas, a ter de escolher e sem olhar a mais nada, acho a de dois pisos bastante mais funcional, com os espaços em localizações que, para mim, fazem sentido. Mas tem áreas que me parecem exageradas em quase tudo.

    Já a planta térrea parece, ainda que mais razoável em termos de áreas das divisões, parece-me bastante mal amanhada. Tem algo que para mim não faz sentido nenhum, que é ter a porta de entrada, que é naturalmente um ponto ruidoso em qualquer casa, a partilhar o mesmo hall de acesso aos quartos. Se chega uma visita a casa enquanto alguém dorme o mais certo é esse ser perturbado com o barulho. Até se podia pensar numa forma de dividir o hall para conter os ruídos, mas de qualquer forma a entrada está demasiado longe da zona social. De certeza que dá para arranjar forma de meter a entrada de lado, tal como na planta de dois pisos.

    Uma coisa louvo em ambas as opções: a preocupação em meter a garagem o mais perto possível da entrada da propriedade, minimizando assim o espaço de circulação dedicado aos carros. Parece-me é que isso é que está a dar cabo da planta térrea. Faz mesmo questão em ter garagem?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ALMEIDAM
  7.  # 8

    Antes de mais obrigada pelas criticas construtivas... são de facto muito importante para nós..... E além de que concordamos com tudo o que foi dito... até já tinhamos comentado o mesmo.... daí ainda não termos optado por nenhuma das soluções...
    Então explicando um pouco mais sobre os projectos...

    A nossa primeira opção era sem dúvida casa terrea em 'L', com o máximo de divisões possíveis viradas para o jardim e piscina...

    Mas quando nos foi apresentada o projecto da casa terrea, não gostamos, exactamente pela questão da entrada na area privativa... Mas foi nos explicado pelo arq. que pela nossa 'exigência' de ter a zona da sala com vista para a piscina, a solução para casa terrea teria que passar por uma planta daquele genero... Dado que o terreno tem uma frente de apenas 15/16 metros...

    Então pedimos a planta para uma casa de dois andares, com a sala virada para a piscina e pelo menos com dois dos quartos virados para a piscina....
    E foi esta a solução, mas achamos que não precisamos de uma sala tão grande, mas o arq explicou-nos que não pode roubar a sala sem roubar aos quartos... e também por uma questão de estética do exterior da casa...

    Relativamente à necessidade da garagem, aí está uma bela questão... por mim não :) mas o meu namorado não parece querer abdicar da garagem ou de pelo menos um coberto para o carro.
  8.  # 9

    Colocado por: ALMEIDAMMas quando nos foi apresentada o projecto da casa terrea, não gostamos, exactamente pela questão da entrada na area privativa... Mas foi nos explicado pelo arq. que pela nossa 'exigência' de ter a zona da sala com vista para a piscina, a solução para casa terrea teria que passar por uma planta daquele genero... Dado que o terreno tem uma frente de apenas 15/16 metros...

    Disparate. O meu terreno tem apenas 10 m de frente (tudo bem que vai alargando mas a zona onde a casa ficará implantada tem no máximo uns 13 m) e também fizemos questão em ter a zona social virada para as traseiras e não ficou nada parecido com isso.
    Os quartos ficaram também mais para o lado da frente do terreno mas a entrada foi feita na lateral, tal como na sua planta de 2 pisos.
  9.  # 10

    mhpinto, para quando o início da sua construção?

    ps: peço desculpa à ALMEIDAM por esta intrusão.
  10.  # 11

    perde-se tanta área em circulação com a de dois pisos. qual o norte? acho estranho os quartos com janelas em direções opostas
    e na térrea tem o hall a dar para os quartos? quartos com janelas para outro quarto?!!

    acho melhor começar de novo tanto com uma como a outra. no minimo que dê um jeitinho á de dois pisos...
    escolheu esse arquitecto baseado em quê? com explicações como essa para a situação dos quartos......
    Concordam com este comentário: ALMEIDAM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ALMEIDAM
  11.  # 12

    Colocado por: antonylemosperde-se tanta área em circulação com a de dois pisos. qual o norte? acho estranho os quartos com janelas em direções opostas
    e na térrea tem o hall a dar para os quartos? quartos com janelas para outro quarto?!!

    acho melhor começar de novo tanto com uma como a outra. no minimo que dê um jeitinho á de dois pisos...
    escolheu esse arquitecto baseado em quê? com explicações como essa para a situação dos quartos......
    Concordam com este comentário:ALMEIDAM



    O Norte é onde está a garagem... Na casa de 2 pisos. num dos quartos dará o sol de manhã, nos outros à tarde... é assim tão estranho? :)

    Na térrea esses 'problemas' também já foram detetados e comentados,... A questão do pátio interior também não gostamos da localização....

    Baseado noutras casas que ele fez e que nós gostamos...:) normalmente é assim não é?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  12.  # 13

    Colocado por: mhpinto
    Disparate. O meu terreno tem apenas 10 m de frente (tudo bem que vai alargando mas a zona onde a casa ficará implantada tem no máximo uns 13 m) e também fizemos questão em ter a zona social virada para as traseiras e não ficou nada parecido com isso.
    Os quartos ficaram também mais para o lado da frente do terreno mas a entrada foi feita na lateral, tal como na sua planta de 2 pisos.


    Pois mas apesar do terreno ter os tais 15/16 m de frente, a area de implantação será menor, 11 m penso eu. e a Entrada pela lateral penso que não dava por causa da garagem... que é a parte que ficará colada ao muro do vizinho... E se entrasse pela outra lateral então é que iria entrar mesmo no meio da area privativa...
  13.  # 14

    Colocado por: ALMEIDAMPois mas apesar do terreno ter os tais 15/16 m de frente, a area de implantação será menor, 11 m penso eu

    E a minha tem 8 e alarga no máximo até aos 10, salvo erro.

    Colocado por: ALMEIDAME se entrasse pela outra lateral então é que iria entrar mesmo no meio da area privativa...

    Obviamente que, para fazer a entrada pela lateral, teria de mexer na parte privativa.

    Só para ver a semelhança de constrangimentos nos nossos terrenos, eu também tenho dois pátios interiores para dar luz natural às partes onde não se podia abrir janelas para o vizinho.

    Colocado por: sousa tavaresmhpinto, para quando o início da sua construção?

    Especialidades em aprovação. Se correr tudo bem conto iniciar em Dezembro/Janeiro. Mas honestamente já duvido muito :\
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares, ALMEIDAM
  14.  # 15

    Baseado noutras casas que ele fez e que nós gostamos...:) normalmente é assim não é?


    é.

    perguntei apenas para saber.. pois essa opção térrea achei muito má. :)
  15.  # 16

    Colocado por: antonylemos

    é foi apenas para saber.. pois essa opção térrea achei muito má. :)


    Eu também achei :)
  16.  # 17

    Obrigada pelos comentários!
    Já decidi vou pedir para fazer uma 3a planta!
    Pode ser que à 3a seja de vez...🤗
    Concordam com este comentário: mhpinto
  17.  # 18

    faça isso ... faça tambem uma lista daquilo que achou bem nas primeiras duas e aquilo que não gostou e achou mal. apresente essa lista ao arquitecto.
    hehehe... ele que trabalhe... :)
    Concordam com este comentário: mhpinto, ALMEIDAM
  18.  # 19

    A do piso térreo acho muito fraquinha..
    Concordam com este comentário: ALMEIDAM, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ALMEIDAM
  19.  # 20

    Não gostei da planta do interior...
    Mas gostei muito do “exterior”!
    Acham possível alterar a planta para algo mais “arranjadinho” mantendo o exterior?
    Ou será que dá asneira?
 
0.0209 seg. NEW