Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Preciso de algumas opiniões de pessoas mais entendidas no assunto das remodelações de apartamento ou que já passaram pela experiência.

Temos um apartamento em Lisboa com 145 m2 em muito mau estado. Queremos remodelar o apartamento, incluindo canalização, electrificação, janelas... Bem, no fundo é tudo e mais um par de botas como se costuma dizer. Pois os tectos estão em péssimo estado, não deverá dar para aproveitar o chão, a cozinha é para ser toda partida e a casa de banho também.

Apesar de ser uma casa com muitos m2 em termos de aproveitamento é péssimo. E já que vamos ter que fazer uma obra grande a ideia é tornar-lo num apartamento mais funcional e com mais luz, sendo que tem uma marquise enorme e desnecessária.

O orçamento para as obras é cerca de 45k€. Bem sei que para fazermos tudo talvez teremos que escolher materiais não tão bons.
    Podem, por favor, dar-me alguns nomes de empresas que possam fazer este projecto?
    Se tivessem que cortar em materiais em quais cortariam?
    A nível de licenciamentos camarários à partida será a empresa a tratar certo?
    A ideia seria ter um arquitecto que pudesse dar apoio, ou que a empresa já apresente essa opção.

Muito obrigada.
  2.  # 2

Com 45k vai ser muito apertado. Para essa área deve contar com cerca de 65k€

Estou atualmente a remodelar um apartamento com essa area. Com os 65k€ consegue mudar a canalização, eletricidade, caixilharia, casa de banho, cozinha, electrodomesticos, tetos com isolamento e colocar o chão, isto, sem ser muito exigente relativamente aos materiais. (€€€)
    Posso recomendar a milobras em Lisboa por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MARFER
  3.  # 3

Orçamento apertado.
    Teria de cortar, não só nos materiais, mas em tudo.
    Um empresa que apresente do seu lado arquitecto, ganha em qualidade de obra (em comparação com uma equipa sem arquitecto) (bem, isto à partida). Mas não ganha nada no controlo de custos. (os dois são da mesma equipa).

Um arquitecto à parte, e depois com um projecto com medições, pedir orçamentos; a coisa seria outra.
    Terá à partida ganhos em obra (€) e mais rigor de orçamento. Mas precisa de mais tempo.

Se não mexe na estrutura do prédio, nem vai inventar muito na fachada (a trocar janelas) à partida não existe licenciamentos camarários.
    Terá talvez a ocupação de via pública para contentor.
  4.  # 4

Colocado por: paulovalenteUm arquitecto à parte, e depois com um projecto com medições, pedir orçamentos; a coisa seria outra.
    Terá à partida ganhos em obra (€) e mais rigor de orçamento. Mas precisa de mais tempo.

Se não mexe na estrutura do prédio, nem vai inventar muito na fachada (a trocar janelas) à partida não existe licenciamentos camarários.
    Terá talvez a ocupação de via pública para contentor.

concordo.

PS: talvez uns 70.000€ para as obras todas. qual é a idade do prédio?
    • FFAD
    • 30 outubro 2017

# 5

mais vale vender assim a um investidor...

Como eu :P
    Concordam com este comentário: LMGuerreiro
  5.  # 6

Estamos a falar de quanto €/m2 para remodelação? Bem sei que os preços variam bastante por cada empresa contratada. Já entendi também que o melhor será contratar um arquitecto externo à empresa que fará as obras de remodelação.

Alguém tem ideia dos valores que leva um arquitecto para realizar uma planta e um projecto de remodelação?

O prédio é anterior a 1939. Também sei que há alguns apoios da Câmara para realizar este tipo de obras. Sabem-me indicar se isto será mesmo assim e onde consultar a informação?

Obrigada pelo interesse enquanto investidor mas a ideia não é vender o apartamento. Pelo menos para já ;)

Muito obrigada
  6.  # 7

Colocado por: MARFERAlguém tem ideia dos valores que leva um arquitecto para realizar uma planta e um projecto de remodelação?

Diria que a partir de 2000€ já consegue projecto (arquitectura) + medições + obra. Por obra, entenda-se acompanhamento obra.
    Para alguns isso é pouco, para outros (que já têm contactos com meia dúzia de construtores) até lhe oferecem o projecto.
    Seja como for, indique que tem pessoas (construtores) a quem quer pedir orçamento (mesmo que não tenha). Pois se houver aí alguma resistência, já percebe por onde o seu dinheiro pode fugir.
  7.  # 8

1939... tem aí uma boa empreitada... ainda por cima se diz que tem tectos e pavimentos em mau estado... como está o resto do edificio? As zonas comuns?
    O estado ajuda, já que poderá conseguir que o IVA da empreitada fique à taxa reduzida de 6%.
  8.  # 9

http://www.cm-lisboa.pt/viver/urbanismo/reabilitacao-urbana/programas-de-incentivo-a-reabilitacao-urbana/re9

Será que há benefícios reais?
  9.  # 10

Colocado por: MARFERPodem, por favor, dar-me alguns nomes de empresas que possam fazer este projecto?

Em que *terra* ?

Estou neste momento a remodelar dois apartamentos com cerca de 120-125m2 em Lisboa (Campo de Ourique), e ambos têm valores perto dos 45.000. Proporcionalmente, para 145m2, deverá contar com uns 54.000.
  10.  # 11

Colocado por: Palhavahttp://www.cm-lisboa.pt/viver/urbanismo/reabilitacao-urbana/programas-de-incentivo-a-reabilitacao-urbana/re9

Será que há benefícios reais?

Claro que sim.

Empreitada a 6%, isenção de IMI e IMTT , isto, desde que suba em 2 patamares o nível energético. Vale mesmo a pena!
  11.  # 12

Colocado por: Pedro Barradas1939... tem aí uma boa empreitada... ainda por cima se diz que tem tectos e pavimentos em mau estado... como está o resto do edificio? As zonas comuns?
    O estado ajuda, já que poderá conseguir que o IVA da empreitada fique à taxa reduzida de 6%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MARFER

O resto do edifício está em bom estado e as zonas comuns têm sido alvo de intervenções sempre que necessárias.

Colocado por: Luis K. W.
    Em que *terra* ?

Estou neste momento a remodelar dois apartamentos com cerca de 120-125m2 em Lisboa (Campo de Ourique), e ambos têm valores perto dos 45.000. Proporcionalmente, para 145m2, deverá contar com uns 54.000.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MARFER

O apartamento situa-se mesmo em Lisboa. Esses valores já me parecem bastante mais comportáveis.

Colocado por: LI077

Claro que sim.

Empreitada a 6%, isenção de IMI e IMTT , isto, desde que suba em 2 patamares o nível energético. Vale mesmo a pena!

São óptimos benefícios. Vou estudar bem o assuntos para perceber o que tenho que fazer para poder ter direito. É quase certo que conseguiremos subir 2 patamares a nível energético. Até acho que mais.

O passo importante agora a dar é limpar todo o apartamento pois como foi abandonado tem imensa tralha que tem que sair. Estou neste momento à procura de empresas ou pessoas que possam lá ir para limpar tudo o que for necessário.
    • FFAD
    • 2 novembro 2017

# 13

atenção que em edificios antigos trocar janelas e portas não chega para subir o certificado para cima de C, o grande problema está nas paredes!

0.0199 seg. NEW