Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros,

    Venho por este meio pedir-vos ajuda, mais concretamente opinião sobre a troca de contactos entre eu (comprador) e uma empresa (vendedor) relativamente à aquisição de uma moradia.

    Não vou fazer qualquer juízo de valor nem emitir opinião além do que está expressado na troca de contactos, precisamente para não levar ninguém a concordar comigo só por simpatia. Peço-vos que a vossa análise e opinião sejam o mais imparciais possível.

    >

    Resumidamente, temos um filho e na expectativa de termos um segundo filho, mas também porque temos disponibilidade financeira e estabilidade profissional, decidimos procurar um imóvel com mais espaço. Ora, posto isto, entre tantos outros imóveis que nos parecem interessantes, há uns dias encontrámos este anúncio:

    http://www.custojusto.pt/faro/moradias/apartamento-moradia-nova-algarve-condominio-luxo-14813249

    Enviámos esta mensagem:

    Exmos.,

    Estas moradias são em que zona?

    Seria possível que me enviassem mais fotos e/ou agendar uma visita?

    Obrigado e cumprimentos,



    Ontem recebemos, por email, esta resposta:

    Bom dia;

    Obrigados pela vossa solicitação; temos todo o gosto em prestar os esclarecimentos que precisar, dentro das nossas regras de eficácia do trabalho!


    Antes de iniciarmos o processo, por favor, observem o seguinte!

    Só podemos ser úteis e profissionalmente correctos, se identificarmos o vosso perfil de procura, pois somos certificados por práticas de qualidade!

    Procuram-nos para que lhes indiquemos o que é bom e melhor para cada cliente, aconselhando da relação qualidade/ preço, dado que somos especialistas em engenharia, para além de sabermos exactamente as condições de financiamento que podem usufruir e que deve ser o primeiro processo de tratamento das solicitações!

    Evitamos perdas de tempo e preocupamo-nos com a segurança dos bens, para evitar a mera curiosidade de falsos clientes, sejam angariadores, ou outros, e para ajudar a amadurecer a procura de cada um!

    Assim, protegemos todos os interesses e asseguramos um trabalho rentável e objectivo!

    Nós trabalhamos como nos Bancos, baseados no registo do perfil de cada cliente, para acautelarmos o interesse de todos;

    Fazemos parte de várias sociedades de investimento, tendo acesso a várias ofertas de negócios e imóveis, que remodelamos, renovamos ou construímos!

    AGRADECEMOS QUE PREENCHA OS DADOS SOLICITADOS, PARA VERIFICARMOS E PODERMOS DAR INÍCIO AO PROCESSO DE CONSULTA SOBRE A PROPRIEDADE VISADA;

    NOME COMPLETO (OBRIGATÓRIO):

    IDENTIFICAÇÃO E RENDIMENTO BRUTO ANUAL DOS TITULARES QUE COMPRAM (OBRIGATÓRIO):

    EMPRESA ONDE TRABALHA E CARGO OCUPADO (OBRIGATÓRIO):

    BANCO PRINCIPAL COM QUE TRABALHA, OU ONDE SIMULOU O CRÉDITO:

    CARACTERÍSTICAS OBRIGATÓRIAS QUE PROCURA NA AQUISIÇÃO DO IMÓVEL (OBRIGATÓRIO):

    Obrigado;

    Na expectativa da vossa resposta, com os melhores cumprimentos

    NOTA:

    Ao abrigo do regulamento geral europeu de protecção de dados (RGPD, UE, nº 679/ 2016, de 27 de Abril)



    A nossa resposta foi:

    Exmos.,

    Muito obrigado pela resposta.

    O meu contacto vai no seguimento de um anúncio publicado por vós, em que apresentam um produto específico, relativamente ao qual me interessei e acerca do qual pedi duas informações.

    O anúncio é este -> http://www.custojusto.pt/faro/moradias/apartamento-moradia-nova-algarve-condominio-luxo-14813249

    Agradeço que, por favor, me confirmem se esta resposta que me enviaram está relacionada com as moradias que aparecem no anúncio e compreendam, por favor, que só partilharei os dados requeridos após, no mínimo, saber a localização do imóvel, a fase de construção em que se encontra e, de preferência, após poder visitá-lo.

    De qualquer forma, para os valores apresentados (350-400 mil euros), em caso de decidirmos avançar, teríamos entre 50% e 70% para dar de entrada, pelo que precisaríamos de entre 30% a 50% de empréstimo bancário e sabemos com toda a certeza que a maioria dos bancos nos aprovariam tal pedido em função da nossa taxa de esforço, com base nos salários que auferimos.

    Mais uma vez muito obrigado.

    Com os meus melhores cumprimentos,



    Ao que nos foi respondido o seguinte:

    Bom dia;

    Compreendemos a vossa necessidade, mas nós temos manual de procedimentos!

    Há requisitos para desenvolvermos o trabalho;

    Obrigado;

    Com os melhores cumprimentos;



    E, para terminar, respondemos isto:

    Exmo.,

    Mais uma vez muito obrigado pela sua resposta.

    Quando se refere a "desenvolvermos o trabalho", isto significa que a construção das moradias ainda não começou? Ou refere-se apenas ao modus operandi da empresa?

    Eu também compreendo a vossa necessidade e que tenham manual de procedimentos, que respeito e não tenho qualquer problema em seguir, mas parece-me absolutamente sóbrio que o cliente apenas avance para o cumprimento dos termos do referido manual de procedimentos após, no mínimo, conhecer a localização do imóvel e a fase de construção em que este se encontra.

    Obrigado e cumprimentos,



    Tendo a resposta sido esta:

    Bom dia, novamente;

    O trabalho que referimos significa dar continuidade à sua pretensão de conhecimento;

    O nosso manual foi construído para lidar com despistes de curiosidade de pessoas não identificadas; nada mais;

    Portanto, se o seu problema é apenas a localização, diga-nos que localizações são tão restritivas para a procura de casa! Ou melhor, quais os locais onde quer a sua casa?




    A partir daqui (pelo menos por agora) não voltámos a responder.

    Qual a vossa opinião? Já alguma vez souberam de situação parecida? Em que tipo de cenário é que isto se enquadra como uma situação normal?

    Aguardo a vossa opinião e, após receber alguns comentários, compartirei eu próprio a minha opinião. Uma eventual resposta da minha parte também depende daquilo que ler por aqui, pois sei que no fórum há quem perceba muito mais destes assuntos...

    Obrigado e cumprimentos.

    -
  2.  # 2

    Simples, eles não querem que você saiba a localização da casa para não ir directamente ao sítio negociar deixando a imobiliária fora de jogo!
  3.  # 3

    Eu para esses já tinha resposta: Não posso dizer aqui.
    Na minha opinião a casa (ainda?) não existe.
    Eu abandonaria os contactos para não me colocar numa posição frágil para negociar (quando o comprador mostra muito interesse....).
    Não faltam casas á venda....e com a v/ disponibilidade financeira não terão dificuldade em encontrar ou até construir á medida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  4.  # 4

    Sinceramente para mim parece-me que eles só querem os vossos dados. O site é estranho, não tem informação nem de alvarás de construção ou mediação imobiliária. Se fosse comigo responderia que forneceria os dados em causa presencialmente na sequência da visita ao imóvel e solicitava o agendamento da mesma (mas tenho para mim que não lhe vão agendar visita nenhuma...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  5.  # 5

    Colocado por: ClioIISimples, eles não querem que você saiba a localização da casa para não ir directamente ao sítio negociar deixando a imobiliária fora de jogo!


    ESTRUTURA; Estamos organizados em rede, interligando contactos privilegiados com proprietários, investidores e consultores financeiros e imobiliários, trabalhando todas as ofertas imobiliárias (particulares, institucionais ou bancárias e de insolvência), em maioria no território Português e países lusófonos!

    https://www.terrasegura-portugal.com/company

    Eu também suspeito que tem razão...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  6.  # 6

    A ideia que dá é a de uma imobiliária que quer o vosso perfil para depois vos inundar com propostas de aquisição. Mas até na forma de gerir isso eles são estranhos. Já lidei com muitas imobiliárias e se há coisas que eles normalmente privilegiam é o contacto pessoal para então perceber o perfil do comprador. A ERA, por exemplo, marca sempre um primeiro encontro na imobiliária antes de seguir para a visita do imóvel, exatamente com esse propósito.
    Convenhamos que por mail você até pode dizer que ganha 50 mil euros/mês. Agora, se lhes aparecer à frente a conduzir um Renault 5 com 20 anos, nem precisa de lhes dizer quanto ganha.

    Depois, o site deles é de facto muito estranho e com um ar muito amador.
    Pior, afirmam ter parceria com uma empresa cujo site é fictício: http://amorinengineering.com/

    Resumidamente, o meu conselho é esquecer e continuar com a pesquisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  7.  # 7

    Muito obrigado a todos.

    Colocado por: ClioIISimples, eles não querem que você saiba a localização da casa para não ir directamente ao sítio negociar deixando a imobiliária fora de jogo!

    Faz sentido e até concordaria, mas pelo que percebi (e o link que o bluewings deixou apenas o confirma) não se trata de uma imobiliária mas sim do próprio construtor ou projectista.

    Além disso a pessoa que me responde assina como "Mestre em Ordenamento do Território", pelo que não creio que se trate de um agente imobiliário.

    Deve é temer que eu seja um agente imobiliário e quer despistar essa possibilidade, mas fazê-lo nestes modos tende a ter o efeito contrário. O de desviar os potenciais compradores.


    Colocado por: Belhinho
    Eu para esses já tinha resposta: Não posso dizer aqui.
    Na minha opinião a casa (ainda?) não existe.
    Eu abandonaria os contactos para não me colocar numa posição frágil para negociar (quando o comprador mostra muito interesse....).
    Não faltam casas á venda....e com a v/ disponibilidade financeira não terão dificuldade em encontrar ou até construir á medida.

    Essa resposta que diz que não pode dizer aqui, também eu tinha, mas optei por guardá-la para ver onde se chegava. Mas reparem que a minha postura nos emails que enviei é de total respeito e sempre em bons modos. Acredito que a maioria das pessoas não tivessem tanta paciência e optassem ou por nem responder ou por deixar alguma nota mais ríspida.

    Querem evitar "a mera curiosidade de falsos clientes", mas acabam de afastar um e pelo que leio dos vossos comentários também vos afastaria se estivessem no meu lugar. Ou seja, os resultados desta postura são contraproducentes. Então alguma vez eu ia partilhar este tipo de dados pessoais com alguém não conheço e que não me quer dizer onde está localizada a casa onde um dia virei a residir? Mas algum potencial cliente está disposto a isto?

    Após esta primeira abordagem, por muito que o cliente quisesse avançar, ficaria logo de pé atrás perante tal nível de desfasamento da realidade.

    Ou estamos perante um falso vendedor (que tem alguma na manga), ou perante uma flagrante falta bom senso. Porque mesmo que não existisse nenhuma casa e que, ao invés, existisse sim uma empresa que constrói consoante as necessidades do comprador, não sería preferível abrir logo o jogo desde o início? Então eu agora dava-lhe todos os dados que me pede, cuja veracidade ele teria que investigar perante as várias instituições (bancos, finanças, segurança social, etc) para depois de todo este trabalhinho ele me dizer que a casa ainda não existe e eu acabar por desistir?

    No meu caso acabam de despistar um eventual cliente. Até porque entretanto fomos visitar a segunda moradia de uma lista de três e esta preencheu em grande parte as nossas pretensões. A única coisa que não gostávamos eram os acabamentos (pavimento, wc's, cozinha, corrimão, etc) mas afinal das 3 que estão disponíveis há 2 que não estão acabadas precisamente nestes acabamentos e podemos ser nós a escolher os materiais.


    "...que localizações são tão restritivas para a procura de casa"! ...

    Mas ainda existem alguém que trabalhe no ramo imobiliário com esta postura? Há locais onde eu gostaria muito de residir e noutros locais 200 ou 300 metros ao lado nem que me pagassem. E não estamos a falar de metros mas de toda uma freguesia bem grande, dá para viver na serra, no centro da cidade ou perto do mar. Só a diferença entre o rural e o urbano já propensa restrições para a maioria dos compradores, pois mais de 90% ou quer comprar na cidade ou quer comprar no campo.


    Colocado por: mhpintoDepois, o site deles é de facto muito estranho e com um ar muito amador.
    Pior, afirmam ter parceria com uma empresa cujo site é fictício: http://amorinengineering.com/

    Resumidamente, o meu conselho é esquecer e continuar com a pesquisa.

    Já está esquecido, só fiquei na dúvida entre dar-lhe ou não uma resposta final, pois fico com alguma vontade de o fazer ver que com esta postura perde potenciais clientes. Ao menos ajudava-o um bocadinho, porque assim vai ter vida difícil e pouco vai vender (se é que tem mesmo alguma coisa para vender). O mercado imobiliário está a subir em flecha mas ainda não chegámos ao dia em que se podem dar ao luxo de serem tão criteriosos ao ponto de afastar potenciais clientes.

    Também fiquei com vontade de o contactar outra vez, com outro email e sem me identificar, para depois preencher tudo aquilo que me pede com dados fictícios e ficar à espera que ele fosse investigar com os bancos, as finanças e a segurança social para confirmar a veracidade dos dados. Todo este trabalhinho para depois afinal a casa ser num local que não me agrada.

    Estive a tentar imaginar um cenário em que esta postura fosse uma postura sóbria e até existe tal cenário. Por exemplo, se se tratasse de um imóvel histórico no centro histórico de uma cidade, este tivesse sido renovado com vista a venda para habitação e os critérios na escolha do comprador tivessem que cumprir certas regras que ajudassem a proteger o património histórico da cidade. Nestes termos compreendia-se. Mas a situação é precisamente oposta, trata-se de uma construção nova que provavelmente ainda nem está terminada, se é que foi sequer iniciada.

    Obrigado mais uma vez pelo vosso tempo. Cumprimentos!

    .
 
0.0105 seg. NEW