Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Na betonagem dos pilares e dos muros da cave o betão ficou com este aspecto, mas apenas nestes 3 locais. Na vossa opinião o que falhou?
    Sei que o betão foi vibrado porque estava presente. O construtor diz que pode ter sido alguma pedra de betão de maior dimensão que tenha provocado a obstrução do betão.
      IMG_1046.JPG
      IMG_1047.JPG
      IMG_1048.JPG
  2.  # 2

Aqui um exemplo como ficaram os outros pilares
      ^5A2A969E728B78C6728E73731E49F947AADFF5AFCF0B53A51F^pimgpsh_fullsize_distr.jpg
  3.  # 3

alguém?
  4.  # 4

Parece -me ter pouco recobrimento, pelo ferro a mostra, ou seja o ferro estar muito á face do pilar. A cofragem podia ja ter muito tempo de vida, mas a vibracao na primeira parede nao foi bem feita e na do pilar igualmenre Se foi betao de central as "pedraS " Tem valores maximos de diametro, isso é ignorancia/desculpa do empreiteiro a fugir a responsabilidade. No entanto so o do pilar é que merece reparo, Tem aí um "chocho" ao bater no betao ouve um oco?
    • DR1982
    • 1 novembro 2017 editado

# 5

Pode ter sido da qualidade do betão ou mal vibrado... isso esta uma vergonha...
    Diga ao empreiteiro que a culpa nao é da pedra, mas sim dos paineis de madeira que ele usou, esses que estao nas fotos ja deviam estar na fogueira ha muito tempo!
  5.  # 6

6.  # 7

soluções??
  7.  # 8

8.  # 9

Colocado por: daniela4soluções??
    Agora o que vai acontecer vai ser que o reboco tapa e ja agora quando for a obra e vir placas de madeira encostadas aos muros como essa das fotos, verifique sempre se nao tem la nenhum rato escondido!
  9.  # 10

Colocado por: daniela4soluções??

Há que definir primeiro o problema.
    O betão é para ficar à vista?
    O projeto não terá sobredimensionamentos?...já tenho visto estruturas com muito excesso de betão.
  10.  # 11

não é para ficar à vista e também não me pareça que haja sobredimensionamento.
    Disseram-me que a causa mais possível desta situação foi que o betão tenha vindo com muito cascalho da fábrica
  11.  # 12

Colocado por: daniela4Disseram-me que a causa mais possível desta situação foi que o betão tenha vindo com muito cascalho da fábrica

Nada disso, é falha na vibração associada ao pouco recobrimento da armadura, e no caso do muro da 1ª foto, deve-se também a segregação do betão, por má descarga do betão.
  12.  # 13

mas acham que estruturalmente está em risco?
  13.  # 14

Colocado por: daniela4mas acham que estruturalmente está em risco?

Não....mas não aceite desculpas esfarrapadas.
    Concordam com este comentário: ljm1
    •  
      aacc
    • 7 novembro 2017

# 15

opinião de leigo; Fuga de "finos"
  14.  # 16

Colocado por: daniela4mas acham que estruturalmente está em risco?

em risco não.

0.0176 seg. NEW