Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Muito boa tarde a todos,

Estou a considerar comprar uma casa antiga e em muito mau estado, pelo que seria comprada apenas pelo valor do terreno. A casa tem 1 inquilino com um contracto daqueles muito antigos (vitalicio) e 2 inquilinos com contractos recentes mas rendas muito baixas (um deles a minha mae). A minha intencao seria apenas comprar a casa por agora e ir renovando ao longo dos anos porque so terei credito para a comprar e nao para as renovacoes. Assim aliviaria a minha mae tambem de pagar a renda e o que fosse investindo em obras seria para mim no final. Tambem nao intenciono despejar os outros inquilinos, mesmo que um deles (o que tem o contracto vitalicio) seja quase um inimigo. Pelo menos num futuro proximo e enquanto nao tenho dinheiro para renovar tudo.

Gostaria portanto de pedir-vos conselho, caros participantes do forum, sobre os eventuais problemas que poderei vir a enfrentar.
    Se os outros inquilinos me puderao exigir obras (para as quais nao terei dinheiro), se mudando o senhorio, mudarao os contratos e os impostos, se fica tudo na mesma? Que impostos terei de pagar? Se ja alguem se atreveu a fazer algo deste genero e pode aconselhar-me de experiencia? Bem, e se ha alguma entidade oficial a quem eu possa dirigir todas estas perguntas.

A senhoria actual nao faz obras ha muitos muitos anos, alias nao me lembro sequer de que alguma vez tenha feito algo (30 anos e ja era arrendada à minha avo). Somos sempre nos e os outros inquilinos a fazer, cada um para si. Quando confrontada com fazer obras a senhoria diz sempre que o valor das rendas é tao baixo que nao pode fazer obras.

Agradeco desde ja as respostas,
    Os melhores cumprimentos,
    TJ
  2.  # 2

Ja adquiri uma casa assim e foi um bom negocio, agora depende dos valores envolvidos. Como proprietario podera ter de investir uma quantia avultada se lhe for legalmente exigido obras pelo que devera ter atencao a tal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: YuriGorachev
  3.  # 3

Muito obrigada pela sua resposta.
    E os outros inquilinos poderiam exigir-me tais obras se eu nao as puder pagar? Sempre que se falou de obras à senhoria obtivemos todos a mesma resposta. Mas temo que ao verem um novo proprietario ou quando souberem que sou eu aproveitem para levantar problemas.
    Portanto, a questao é o que me pode ser legalmente exigido? Onde posso tomar conhecimento das obrigacoes do senhorio? Se estas obrigacoes sao de acordo com o rendimento deste, etc?
    Como aconteceu no seu caso? Recorreu a alguma entidade para saber todas as condicoes? Ou é melhor perguntar directamente a um advogado?
    Nao quero - passe a expressao- aldrabar os outros inquilinos, alias poderiam beneficiar de algumas obras imediatas que gostaria de fazer (como a pintura da casa, e colocao de caleiras novas), mas temo que possam exigir mais do que poderei dar e colocar-me numa situacao dificil. A minha prioridade era investir na parte da casa onde mora a minha mae, pequenas coisas (renovar o chao, nova instalacao de agua e gas) mas tudo à medida que fosse ganhando para isso. Para comprar esta casa eu ja estaria a investir tudo o que posso...
    • size
    • 3 novembro 2017

# 4

Se não dispõe de financiamento suficiente para adquirir e reabilitar o imóvel, para posteriormente aumentar/actualizar as rendas, não será aconselhável concretizar o negócio em vista.

Todavia, consulte os serviços da sua Câmara Municipal sobre os vários apoios que possam existir para as obras de reabilitação do imóvel em causa, conforme é ilustrado no seguinte link : https://www.dinheirovivo.pt/economia/quer-reabilitar-casa-conheca-alguns-dos-apoios-disponiveis/
  4.  # 5

Nada como contactar um advogado. Se acha que é um bom negócio avance. Não vai preso se não tiver condições para renovar o imóvel.

0.0111 seg. NEW