Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: treker666
    Baseia-se em que dados para tal afirmacao? Ou por exemplo, deixar de se tomar cafe, tendo em conta que o cafe consome 15x mais agua que o milho? Ou mesmo o vinho, que consome bem mais que o milho! Ou melhor ainda, que tal acabar com os telemoveis onde em media, a producao de um telemovel consome cerca de 900 litros de agua?

??? As videiras comparadas com o milho consomem muito pouca agua. As videiras são regadas com gota a gota gastam muito pouco, é uma caracteristica da propria planta.

Já o milho é das plantas que mais consomem agua e ainda por cima por cá ainda gasta-se mais porque sabe-se lá porque os agricultores sao ignorantes e gostam de regar nas horas quentes.

Que eu saiba em Portugal não se cultiva cafe nem se fabricam telemoveis....

E se o milho serve de alimento para os animais os eucaliptos nao servem para nada a nao ser encher os bolsos da industria papel.

E concordo com o que disse dos telemoveis, mas nunca sera possivel meter medidas contra quem muda de telemovel todos os anos mas com o que se cultiva no nosso pais ai ja temos controlo.

Acho bem que pense a nivel global mas neste caso estamos a falar de Portugal e ate podia proibir o consumod e cafe e a compra de telemoveis que essas 2 medidas iam fazer 0 em relaçao ao gasto de agua em Portugal continental, simplesmente porque nao gastamos agua na plantaçao de cafe nem no fabrico de telemoveis.
    • espt
    • 7 novembro 2017

# 22

2.  # 23

Colocado por: antonylemosnao compares o uso de água para cultivo com o uso para piscinas e jardins..!

Tendo em conta que o consumo de agua gasto na agricultura e largamente superior ao gasto em piscinas e jardins particulares acho que faz todo o sentido analisarmos o que se cultiva por cá.
    E quando diz jardins deve ser jardins que são so relva, porque se forem jardins com arvores faz todo o sentido regar esses jardins para evitar a evaporação dos solo, alias proibido deviam era ser moradias com "jardins" que consistem em meia duzia de yuccas, seixos, relva e cimento. Sim, não se gasta agua nenhuma, mas torna o terreno praticamente estéril e potencia e de que maneira a evaporaçao da agua do solo. Um jardim particular com arvores e arbustos a fazerem bastante sombra no terreno praticamente não gasta agua nenhuma . Por isso quando vejo criticas com o uso de agua em jardins particulares deduzo que sejam sobre jardins que consistem basicamente so em relva porque senão nao faz qualquer sentido.

Na Amazonia estão a recuperar riachos ( que secaram devido à desflorestação ) somente com a plantação de arvores autóctones. Mas isto qualquer um já devia de saber, florestas = agua nos solos = mais humidade .
  3.  # 24

concordo, mas, o que pretendia dizer era que agua na piscina tem 0 utilidade, agua de regadios tem a utilidade de produzir alimento. por isso não se compara. se depois usam pesticidas e outros venenos é outra conversa. Não pretendo saber de onde é , mas aqui na minha zona as águas de regadio são de nascente, não de furo. os furos secam as nascentes. se usares agua do lencol frwático para encheres a piscina é menos água a chegar aos campos e aos rios.

florestas = agua nos solos = mais humidade ... desde que não seja pinheiro e eucalipto concordo contigo
    Concordam com este comentário: coisasdacasa
  4.  # 25

Colocado por: antonylemosconcordo, mas, o que pretendia dizer era que agua na piscina tem 0 utilidade, agua de regadios tem a utilidade de produzir alimento. por isso não se compara. se depois usam pesticidas e outros venenos é outra conversa. Não pretendo saber de onde é , mas aqui na minha zona as águas de regadio são de nascente, não de furo. os furos secam as nascentes. se usares agua do lencol frwático para encheres a piscina é menos água a chegar aos campos e aos rios.

florestas = agua nos solos = mais humidade ... desde que não seja pinheiro e eucalipto concordo contigo
    Concordam com este comentário:coisasdacasa

O pinheiro só se for o pinheiro-bravo. A bem da verdade o problema tanto dos eucaliptos como do pinheiro-bravo não é a arvore em si, é a forma gananciosa de como o ser humano se aproveita das suas características especiais.

Aliás, a ganancia do ser humano é mesmo o principal responsável de todos os problemas que existem a nivel Mundial.
  5.  # 26

Colocado por: coisasdacasaAcho bem que pense a nivel global mas neste caso estamos a falar de Portugal e ate podia proibir o consumod e cafe e a compra de telemoveis que essas 2 medidas iam fazer 0 em relaçao ao gasto de agua em Portugal continental, simplesmente porque nao gastamos agua na plantaçao de cafe nem no fabrico de telemoveis.

O trump pensa exactamente desta forma e veja-se o rebolico que provoca. O nao se pensar global e so se pensar no umbigo e que leva a cometer diversos disparates.
  6.  # 27

Colocado por: franciscoclementO meu furo de 120m secou, após um ano de utilização secou. Eu utilizava para repor água da piscina, rega jardim 80m2 e para descargas dos sanitários. Sei que este foi um ano de seca e quase não choveu e não sei se isso está relacionado, alguém me sabe dizer se água do furo é reposta com chuvas no inverno ou se seca é para sempre? Qual a solução?

Que zona do país?
    • RCF
    • 7 novembro 2017 editado

# 28

Colocado por: coisasdacasaos agricultores sao ignorantes e gostam de regar nas horas quentes.

Não sei quem será mais ignorante...
    Mas, os agricultores, por experiência, sabem bem quais os melhores períodos para a rega.

Quanto à questão do tópico, é esperar que inverne, que a água volta. Até lá, é sobreviver.
  7.  # 29

nunca vi por cá nenhum agricultor regar nas horas quentes. a não ser que a água seja dele apenas a essa hora. nesse caso claro que tem de regar quando pode porque depois a água passa para outro... mas isso nada tem a ver com ignorância.
    Concordam com este comentário: RCF

0.0176 seg. NEW