Estando a executar uma remodelação na minha habitação adjudiquei os trabalhos a uma empresa de construcao. Tendo se confirmado muitos erros por parte da empresa, e varios desentendimentos entre nos, o cliente e a empresa, esta comunicou-nos ( a meio da obra) que ira apenas acabar os trabalhos que estao a ser executados no momento e depois ira sair da obra. Gostava de saber se alguém sabe o enquadramento legal desta situação, se eles podem sair de obra assim, apenas com o envio de um email, principalmente porque havia trabalhos que eles tinham dito que ja tinham dado um "sinal"/adjudicado e que ja estavam em curso e que agora me parecem que nao os vao exectuar. Se alguem me poder dar umas indicacoes agradecia.
Se já houve vários desentendimentos, quanto mais depressa for o cliente para um lado e a empresa para outro, melhor! A partir do momento em que há "desentendimentos" é porque deixou de haver confiança mútua.
Por isso, não vejo que interesse você possa ter em prolongar essa relação comercial, ou em questionar se é possível terminar desta forma essa relação comercial. Normalmente é o contrário que se passa: o dono de obra quer desligar-se da empresa construtora, mas não pode porque tem um contrato que a obriga a gramar com ela até ao fim dos trabalhos... ou até que a empresa abandone o trabalho.
Se fosse a si, assumia isso como um dado adquirido e punha-me em campo para preparar o passo seguinte (adjudicação do resto dos trabalhos a outra empresa). Para isso, necessita de saber (com urgência e com rigor) quais os trabalhos que irão ser concluídos pela empresa que está neste momento em obra, e quais os que ficarão por executar.
Sim sem duvida Pedro Gomes. Esse e a solucao. O problema e que como tenho urgencia em acabar a obra, e supostamente ja me tinham confirmado que tinham adjudicado alguns trabalhos importantes - caixilharias - que agora parece que nao vao colocar. E com este tempo de chuva nao ajuda em nada esperar mais 1 mes para conseguir arranjar orcamento e adjudicar eu as caixilharias. Por isso gostaria de saber se eles podem sair deste modo da obra.
Luis essa e a questao. Como eles tem dinheiro meu a mais do lado deles, vai ser uma dor de cabeca acertar os valores do que fizeram e do que me tem a devolver. Porque ha coisas mal feitas e eu nao vou aceitar que me as cobrem na sua totalidade. E agiram de ma fe, visto terem dito que ja tinham adjudicado os caixilhos ha meses, e pelos vistos nem os mandaram fazer sequer.
Espero que não venha a ter problemas acrescidos no fim. Não se esqueça que o soalho é das especialidades que em caso de má execução mais problemas trás ao DO. Na altura que reunimos lembro-me de o ter alertado para alguns patos bravos que andavam por aí nessa zona. Já tinha tido algum feedback de situações semelhantes de outros clientes nossos.
De resto, é sempre de lamentar estas situações e fico triste por si.