Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos, o meu nome é Luís Santos e sou novato aqui no fórum, nos últimos tempos tenho pesquisado bastante aqui no fórum, visto ser um fórum sobre um assunto que me interessa bastante.

Tenho um terreno com cerca de 2400 metros quadrados ( em anexo o levantamento topográfico).

A nossa ideia é uma construção de uma moradia térrea com cave com cerca de 170m, visto o terreno ter alguma inclinação, por um valor a rondar os 120mil, 130mil.
    Para a semana vou me reunir com a arquitecta para estudar todas a às possibilidades, a nossa ideia era uma casa com linhas modernas com ou sem telhado típico ainda não decidimos, também vai depender dos possíveis valores.
    Mas para a semana já dou mais informações 😁
  2.  # 2

O anexo
    Concordam com este comentário: amartins
  3.  # 3

Colocado por: Luissantos26A nossa ideia é uma construção de uma moradia térrea com cave com cerca de 170m, visto o terreno ter alguma inclinação, por um valor a rondar os 120mil, 130mil.

acho que vai ter que esticar o valor que pensa gastar ou encolher a casa que pensa construir.
  4.  # 4

Não digo que sim nem que não, mas tenho alguma esperança que não.☺️
  5.  # 5

Luis com esse valor esqueça a cave e tera de reduzir a casa em m2
    • tmmc
    • 4 novembro 2017 editado

# 6

Tenho +/- as mesmas condiçoes/objectivos que voce e a minha esta para +/- 150k.

Talvez para ir para os 130k apontaria para no maximo no caso de um T3 com 150m2 + cave com 50m2.

T4 seria minisculo em areas para respeitar esses valores
  6.  # 7

120 mil ... hum ...
  7.  # 8

Luissantos26, retire os dados de identificação do PDF que colocou
  8.  # 9

Eu estou a construir no Porto uma moradia com 150m² por 100mil...é possível.
  9.  # 10

Mais IVA.. Sim.
  10.  # 11

Colocado por: nunogouveiaEu estou a construir no Porto uma moradia com 150m² por 100mil...é possível.

diga-nos você? então está a construir e não sabe o valor que vai gastar? não é um bom augúrio.
    no entanto com alguns "se", não digo que seja impossível.

no caso do luissantos26, ele diz que quer construir 170m2 por 130mil, assim de repente parece um preço de construção parecido ao seu, mas ele tb diz que tem que fazer cave, ou seja, movimentação de terras, mais ferro, mais betão, mais custos e também diz que gostava de uma casa de arquitectura moderna, que são conhecidas por grandes vãos envidraçados, que é coisa que tb não fica barato. O que vale é que está ainda no inicio, pelo que certamente quando chegar ao fim, vai ter certamente a sua casa, mas provavelmente diferente do que está neste momento a pensar.
  11.  # 12

Colocado por: zinnaMais IVA.. Sim.

Neste caso mais 6% de IVA, é em ARU.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  12.  # 13

Colocado por: Luissantos26por um valor a rondar os 120mil, 130mil.

Este valor é para quê? Só para a casa ou para tudo o que é preciso para ter a licença de habitabilidade na mão? Vai contratar "chave na mão" ou vai ser o Luís a gerir a obra?
    Como o orçamento não parece folgado, tenha muito cuidado na forma como expõe as coisas à arquiteta, mas eu aconselharia a não falar de áreas nesta fase. Diga-lhe apenas aquilo que quer em tipo e número de divisões e nas áreas mínimas que quer em cada, se tem alguma ideia fixa em relação a isso.
    Depois, seja qual for o seu orçamento máximo para tudo o que é necessário até poder viver na casa, diga à arquiteta que tem menos ~10% que isso. Ou seja, se tem 130k para movimentações de terra, eventuais muros de sustentação, puxadas disto e daquilo, construir a casa, tratar dos arranjos exteriores e dos muros e portões, e para o projeto e taxas e licenças, diga-lhe que só tem para aí 120k para isso tudo. Os 10k serão muito úteis para fazer face a derrapagens e se não forem necessários darão para mobilar a casa ou para algum extra que lhe queira acrescentar.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  13.  # 14

Construção nova. Brevemente abrirei um tópico sobre a obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tmmc
  14.  # 15

Colocado por: nunogouveia
    Neste caso mais 6% de IVA, é em ARU.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zinna

Injustiça, descriminação o velho tema dos cidadãos de 1a e 2a...
    Ps: Nuno é só um pensamento em voz alta, não se ofenda...
  15.  # 16

.
  16.  # 17

Custos controlados? Sim, por mim: nada de louça suspensa, cerâmicos a escolher em 2ª escolha e fins de lote, áreas contidas, sistemas construtivo e arquitetura simples, alpendre em vez de garagem...
  17.  # 18

Colocado por: Marcopom
    Injustiça, descriminação o velho tema dos cidadãos de 1a e 2a...
    Ps: Nuno é só um pensamento em voz alta, não se ofenda...

O terreno custou 80 mil euros há 3 anos, bem no centro da cidade.. Foi um achado, mas estava por 85 mil numa imobiliária, na Century 21. Quanto à discriminação positiva nos centro urbanos, sou a favor. Construir nos arredores das cidades é absurdo quando se pode viver no centro. É uma questão de perspetiva. Sempre morei e comprei os meus imóveis no centro e nunca achei caro. Claro que as áreas são outras...nunca tive garagem mas também nunca precisei...moro num 3º andar sem elevador e adoro, enfim, gostos e custos.
  18.  # 19

O terreno custou 80 mil euros há 3 anos, bem no centro da cidade.. Foi um achado, mas estava por 85 mil numa imobiliária, na Century 21. Quanto à discriminação positiva nos centro urbanos, sou a favor. Construir nos arredores das cidades é absurdo quando se pode viver no centro. É uma questão de perspetiva. Sempre morei e comprei os meus imóveis no centro e nunca achei caro. Claro que as áreas são outras...nunca tive garagem mas também nunca precisei...moro num 3º andar sem elevador e adoro, enfim, gostos e custos.

A diferença de imposto continua a ser discriminatória....
    Sendo assim viva a desertificação.... Vamos todos viver para as cidades... Upa, upa....

Sociedades que promovem a desigualdade não são mais que organismos doentes em que cada órgão luta por si mesmo estando consciente de que não sobrevive sem os demais.... É o lento adormecer da nossa espécie ou melhor, da Humanidade...
    • EFHV
    • 7 novembro 2017

# 20

Colocado por: nunogouveiaO terreno custou 80 mil euros há 3 anos, bem no centro da cidade..

Olá, boa tarde,

Qual a área do seu terreno?

Sendo Arquitecto, acha possível fazer uma moradia, q não se quer grande, aí uns 130 m2 úteis, num lote de 200m2? (ainda vou à câmara saber condicionante da zona, índice de construção, se pode subir piso, etc) No entanto no lote no momento tem uma construção térrea, antiga, tb ainda não sei qual a situação actual, q ocupa praticamente todo o lote.

Algo q valorizamos muito, a orientação solar deste lote é boa, norte é cego, frente nascente lateral sul e traseiras poente.
    Estamos tb á procura duma solução de moradia independente com um pouco de jardim, mas pequena, e de preferência para reconstruir.

Obrgd

0.0218 seg. NEW