Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Necessito de uma porta de exterior que liga a cozinha com um pequeno pátio interior. Esta porta nunca apanha sol durante todo o ano e o pátio é muito resguardado da intempérie. Não sendo também o ruído um problema.

    O vão tem cerca de 100x230 cm.

    A única condicionante estética que requeri é que a porta tivesse o máximo de vidro para maximizar a entrada de luz. Além disso, derivado a ser uma zona de passagem, pedi que não tivesse perfil no pavimento para que ninguém aí tropeçasse. A vedação será feita com um sistema de duas ou três borracha integradas no fundo da própria porta, pelo que percebi.

    Perante esta necessidade pedi orçamentos e para já recebi dois. Um com caixilharia com corte térmico com perfis Anicolor AXI e um outro com caixilharia sem corte térmico com perfis Anicolor AZ. Em ambos o vidro duplo é um 5-12-6, penso que normal.


    Consideram alguma destas opções como adequada? Ou alguma coisa deveria sofrer um upgrade, nomeadamente os caixilhos ou os vidros?
  2.  # 2

    Por exemplo, haveria alguma melhoria se os vidros, ao invés de 5-12-6, fossem dos normais mas com 6-12-8?
  3.  # 3

    E já agora, ao invés de um vidro 8-16-6 normal seria preferível um denominado vidro "baixo emissivo"? Este último encareceria de forma significativa o custo da porta?
  4.  # 4

    Eis as especificações técnicas do perfil AZ da Anicolor:

    Categorias alcançadas na avaliação do sistema AZ tipologia porta:
    • Permeabilidade ao ar: Classe 3 (norma de ensaio EN 1026)
    • Estanquidade à água: Classe 8A (norma de ensaio EN 1027)
    • Resistência ao vento: Classe C2 (norma de ensaio EN 12211)
    • Resistência à torção estática: Apto 350N (norma de ensaio EN 14609)

    Coeficiente de transmissão térmica de vão de 2 folhas com 1.20 m x 1.50 m com vidro Ug = 1.4 W/m2K:
    • Uw = 2,92 (W/m2.K)

    Coeficiente de atenuação acústica de vão de 2 folhas com vidro 4/12/4:
    • Rw (C; Ctr) = 33 dB (-1; -4)
  5.  # 5

    Se pretende uma porta econômica acho que está bem.
  6.  # 6

    Colocado por: rsvaluminioSe pretende uma porta econômica acho que está bem.


    Mas percentualmente em quanto é que ficaria algo em que se notassem melhorias em termos térmicos? E quais seriam os upgrades que recomendaria?
  7.  # 7

    Peça orçamento numa série de 60 pode ser da anicolor a ARI com vidro térmico e vê se no seu entender a diferença justifica.
  8.  # 8

    No meu caso recebi dois orçamentos para porta com 900 mm de largura e 2200 mm de altura:


    O orçamento com perfil Anicolor AZ e vidro normal 6-12-4 é de 380 euros.

    O orçamento com perfil Anicolor AXI (com corte térmico) e vidro normal 6-12-4 é de 450 euros.

    O que me disseram no local é que, uma vez que a porta nunca apanha sol, um vidro térmico não traria qualquer vantagem.
    • MNeo
    • 8 novembro 2017 editado

     # 9

    Colocado por: rcmoraisO que me disseram no local é que, uma vez que a porta nunca apanha sol, um vidro térmico não traria qualquer vantagem.


    Quem lhe disse isso não percebe nada de vidros.

    Se for baixo emissivo e estiver virado a norte serve essencialmente para "bloquear" melhor a saída do calor...
    Concordam com este comentário: Skinkx, zinna
  9.  # 10

    Colocado por: MNeoSe for baixo emissivo e estiver virado a norte serve essencialmente para "bloquear" melhor a saída do calor..


    Mas um vidro térmico é o mesmo que um vidro baixo emissivo?
    • MNeo
    • 8 novembro 2017

     # 11

    Colocado por: rcmoraisMas um vidro térmico é o mesmo que um vidro baixo emissivo?


    Não sei o que o seu serralheiro chama de vidro térmico.

    Existem vidros baixo emissivos e vidros de controle solar, ambos podem ser considerados "vidros térmicos"

    Os baixo emissivos servem principalmente para diminuir as perdas térmicas para o exterior e os de controle solar para diminuir os ganhos solares do exterior...
  10.  # 12

    Colocado por: MNeobaixo emissivos


    Pois, estes é que me poderiam úteis. MAs encarecem muito comparativamente aos normais?
  11.  # 13

    Entre um vidro baixo emissivo de espessura 4-12-5 e um normal 6-16-8, qual a melhor opção em termos de isolamento térmico?
  12.  # 14

    Colocado por: rcmorais

    Pois, estes é que me poderiam úteis. MAs encarecem muito comparativamente aos normais?


    Não costuma ser nenhuma fortuna.
    • MNeo
    • 10 novembro 2017

     # 15

    Colocado por: Paulomelo70Entre um vidro baixo emissivo de espessura 4-12-5 e um normal 6-16-8, qual a melhor opção em termos de isolamento térmico?


    Sem fazer cálculos diria que o 6-16-8, pela largura do espaçador. A espesura dos vidros não via influenciar muito o coeficiente térmico.

    Peça um espaçador entre os vidros sem ser o normal em alumínio, ai a diferente vai ser substancial
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulomelo70
  13.  # 16

    Colocado por: MNeoPeça um espaçador entre os vidros sem ser o normal em alumínio, ai a diferente vai ser substancial


    E que tipo de espaçador seria esse? Para os vidros normais ou para os baixo emissivos?
    • MNeo
    • 12 novembro 2017

     # 17

    Tanto para baixo emissivo ou normal vai melhorar a performance

    Tipo estes

    http://www.swisspacer.com/en/products
    Concordam com este comentário: nmex2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulomelo70
  14.  # 18

    Boa tarde,

    Antes de mais peço desculpa de estar a utilizar este tópico, pois como se encaixa (+-) na minha questão não achei necessidade de estar a criar um novo tópico.

    Estou neste momento a remodelar um apartamento, e vou alterar uma das janela, a janela é virada para as traseiras do apartamento (terraço) sendo que não apanha muito sol, nem muito vento...está digamos "resguardada".

    a janela tem as dimensões L1.5m A:2M e o orçamento que tenho é:

    Serie AXi - V-D Plasnitherm 4S 6+20+Liso 8
    Axi-81
    Axi-04
    AX-19, AX-10
    8+12+6
    Ax-74
    (descrição que vem no orçamento)

    Ficou orçamentado em: 670€

    O que acham? está bom preço para o que é proposto?

    Obrigados desde já,
    Cumprimentos
  15.  # 19

    ninguém? :/
 
0.0163 seg. NEW