Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Ando procura de soluções para um sistema solar térmico de circulação forçada para instalar na moradia que estou a construir.

Soluções no mercado já vi que há muitas, a que mais me cativou é uma solução onde o painel solar para aquecimento do glicol faz também de painel fotovoltaico.

Alguém tem conhecimento da fiabilidade e se o B/C compensa?

Quais as melhores marcas para sistema solar térmico de circulação forçada que andam no mercado? Vulcano?Junkers?Ariston?Vailant?Insuatherm?
  2.  # 2

Eu acho que não entendo o que quer dizer por "painel solar para aquecimento de glicol que também faz de painel fotovoltaico".

Um painel solar funciona para aquecer água, sendo que o glicol é o liquido que circula entre o painel e o depósito.
    O painel fotovoltaico só produz electricidade.

A electricidade produzida pelo painel fotovoltaico pode servir para fazer funcionar um termo acumulador eléctrico ou uma bomba de calor para aquecimento de águas sanitárias.

Ou seja, um painel não pode fazer de outro porque não são a mesma coisa, daí não entender o que quer dizer.

Quanto ao sistema solar térmico de circulação forçada existem dois tipos os pressurizados e os de drenagem automática e a escolha deve ser de acordo com a zona onde mora.

E depois claro as marcas!
  3.  # 3

Bomba de calor sanitária e painéis fotovoltaico funcionam bem e ainda aproveita algum excedente de energia para poupar na electricidade em casa, desde que tenha as condições para a instalação da bomba de calor
  4.  # 4

Existem painéis fotovoltaico híbridos, que mais não são que painéis fotovoltaico arrefecidos a água (ou água e glicol). Os painéis fotovoltaico perdem eficiência quando aquecem por isso se forem arrefecidos podem ser mais eficientes. Contudo, para serem mesmo mais eficientes não podem ser utilizados para aquecer água a 45ºC ou mais (funcionam bem se for para aquecer piscinas). Da última vez que analisei o preço e o retorno, esta tecnologia não era atrativa. Não estou por dentro dos preços atuais.
  5.  # 5

6.  # 6

Colocado por: Anonimo06082021

deve estar a falar de painéis híbridos....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SkyShamen

Obrigada por essa informação.
    Não sabia da existência desses painéis. :(
    Estive a ler agora a forma de funcionamento, e ainda bem que vai havendo quem compra, mas para já devem ser caríssimos (não consegui encontrar preços) e ainda uma tecnologia muito embrionária.

Pessoalmente não compraria....possivelmente nunca iria ter retorno no tempo de vida deles.
    E a eficiência que aclamam ter parece-me ter um valor estranho.
  7.  # 7

Colocado por: Bazinga. Os painéis fotovoltaico perdem eficiência quando aquecem .

Está a referir-se à eficiencia de conversao?
  8.  # 8

Colocado por: Anonimo06082021

deve estar a falar de painéis híbridos....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SkyShamen

Isso mesmo
  9.  # 9

Colocado por: SkyShamen

Está a referir-se à eficiencia de conversao?

Sim estou. Quanto maior a temperatura do módulo, menor a eficiencia de conversão.
    Concordam com este comentário: SkyShamen
  10.  # 10

Estava aqui a olhar para os gráficos da temperatura do meu termoacomulador e reparei que nunca passa dos 75°C, não por não estar sol suficiente, mas porque deve haver uma proteção qualquer no sistema (programação na centralina) que faz com que a bomba circuladora pare, digo eu porque nunca confirmei o acontecimento.
    É normal esta situação ou podia ser programado para +10°C?
  11.  # 11

se for em aço vitrificado deixe estar assim afim de evitar ter que trocar daqui a 5 anos.
  12.  # 12

É em inox.

Edit: já agora, quais as temperaturas recomendadas?
    Agora estava a pensar que talvez o multicamada também não goste muito de água a 90°C
  13.  # 13

Esta peça é também um purgador ou é apenas um acessório para colocar a sonda de temperatura?
      PXL_20230224_155535791_copy_1512x2016_1.jpg
    • SrR
    • 24 fevereiro 2023

# 14

Colocado por: rjmpiresEsta peça é também um purgador ou é apenas um acessório para colocar a sonda de temperatura?
      PXL_20230224_155535791_copy_1512x2016_1.jpg
    é tb um purgador manual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  14.  # 15

Colocado por: SrRé tb um purgador manual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

Sendo manual não há hipótese de jogar fora de forma autónoma certo?
    Estou a perguntar porque ontem reparei que a bomba circuladora do líquido solar estava a fazer um ruído diferente, ouvia-se um borbulhar indicativo de ar no circuito e a pressão tinha baixado, pensei que pudesse ter jogado líquido fora.

Agora também não sei se foi o vaso de expansão que rompeu, mas seria uma hipótese.
    Usando a válvula que o vaso de expansão tem em baixo dá para averiguar alguma coisa?
    • SrR
    • 25 fevereiro 2023

# 16

Pode ter aberto a válvula de segurança ou ter alguma pequena fuga.
  15.  # 17

Por acaso fui espreitar o telhado a ver se havia lá alguma válvula de segurança (mas encontrei aquela coisa da foto anterior), acho que a única que tem é dentro de casa, junto ao vaso de expansão e da bomba.
    Aqui não tenho nada sujo, babado ou com sinais de perda.
      PXL_20230225_095210967_copy_1512x2016.jpg
  16.  # 18

Com uma bomba manual deste género é possível encher o circuito, ou tem de ser aquele carrinho com bomba?
      60250.jpg
    • SrR
    • 25 fevereiro 2023

# 19

Colocado por: rjmpiresCom uma bomba manual deste género é possível encher o circuito, ou tem de ser aquele carrinho com bomba?
      60250.jpg
    o ideal e correcto seria com a bomba circuladora, para fazer circular o fluido e retirar o maximo de bolsas de ar, mas quem nao tem cão.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  17.  # 20

Colocado por: SrRo ideal e correcto seria com a bomba circuladora, para fazer circular o fluido e retirar o maximo de bolsas de ar, mas quem nao tem cão.....

É só porque tenho acesso a este tipo de equipamento, usamos para atestar barreiras de óleo, glicol, água... Etc
    Apenas estou reticente de que forma conseguirei purgar as bolsas de ar.
    Não sei se estou a ver bem a coisa mas o ideal parece-me ser injetar por baixo com a válvula superior inicialmente fechada e ir abrindo para purgar por cima...

0.0240 seg. NEW