Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros foristas,

Vinha solicitar a colaboração dos interessados num estudo que estou a desenvolver.

Sou aluna do Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e nesse âmbito estou a desenvolver um estudo sobre a experiência dos consumidores de serviços e sistemas inteligentes de gestão de energia para controlar e monitorizar o consumo de energia. Este estudo tem como objetivo compreender a experiência dos utilizadores, e a sua relação com o consumo de energia. Para este efeito estou a efetuar entrevistas individuais e de grupo a utilizadores destes sistemas na zona do Porto.

Sendo este forum um importante canal para comunicação e troca de experiências dos utilizadores dessas novas tecnologias, gostaría de convidá-los à participação nas entrevistas.

O estudo desenvolvido envolve a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência).

Nesse sentido pedia aos interessados para responderem a este tópico, ou enviarem-me uma mensagem privada para agendarmos a entrevista de acordo com a vossa disponibilidade. Desejavelmente esta entrevista será presencial e nas instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Posso também dar mais detalhes sobre o projeto.

Informo ainda que, a informação recolhida neste estudo será tratada de forma estritamente confidencial e será apenas utilizada no âmbito deste estudo. Os resultados serão reportados de forma agregada, sem identificar individualmente os entrevistados em momento algum. A informação poderá ser usada para relatórios, apresentações ou artigos científicos.

Pensamos que os resultados serão interessantes para todos os envolvidos e em agradecimento pela colaboração teremos muito gosto em partilhá-los com os participantes.

Com os melhores cumprimentos,

Luisa
  2.  # 2

Colocado por: LuisaSGestudo sobre a experiência dos consumidores de serviços inteligentes de energia

pode especificar melhor este conceito?
    talvez com exemplos.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  3.  # 3

Consideramos sistemas/serviços inteligentes de gestão de energia, aqueles que permitem controlar e monitorizar o consumo de energia com o objetivo de ser mais eficiente no âmbito do consumo de energia. É um conceito associado às casas inteligentes, onde um indivíduo conhece e controla os seus consumos ao longo do dia, sendo possível saber exatamente quando, como e onde gasta a sua energia ao logo do dia. Isto lhe permite planear as horas em que os electrodomésticos devem funcionar a fim de aproveitar as horas de sol, no caso de possuir paineis fotovoltáicos, ou mesmo, nos horários em que as tarifas de electricidade ficam a um preço mais favorável. Há também funcionalidade de ligar e desligar luzes remotamente, etc. Todo a gestão pode ser feita através de apps instalados em telemóveis ou tablets, já que o sistema está conectado à internet.

Há alguns serviços no mercado que permitem estas funcionalidades, como o EDP RE:DY, mas também há os sistemas que são montados pelos próprios consumidores, pois compram os equipamentos separadamente e desenvolvem a solução completa, sem a necessidade de um comercializador fornecer o serviço.

O estudo, o qual peço a colaboração, justamente quer saber como tem sido a experiência dos utilizadores com estes sistemas ou serviços. Tem sido positiva ou negativa? Quais são as expectativas? Acham que novas funcionalidades trariam a solução para determinada necessidade ? entre outras questões.

Todo o estudo é baseado no conceito das Redes Inteligentes (Smart Grids), que têm sido implementadas em Portugal, já há alguns anos nas redes de média e baixa tensão, mas que ainda há poucas ofertas de serviços.
  4.  # 4

lamento mas não posso ajudar - sistemas inteligentes lá em casa só conheço 1: Eu próprio.
    :P
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisaSG
    •  
      skypt
    • 7 novembro 2017

# 5

Luisa,
    caso queira cativar mais participantes,
    sugiro :
    https://groups.google.com/group/aberto-ate-de-madrugada
    http://abertoatedemadrugada.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisaSG
  5.  # 6

Luisa tenho trabalhado frequentemente com diversos softwares de monitorização de energia, não no mercado doméstico, mas em edifícios de serviços e indústria.
    Relativamente à gestão de energia, utilizamos depois os sistemas de gestão centralizada e em alguns casos específicos os próprios distribuidores de energia controlam alguns equipamentos. Se estiver interessada terei todo o gosto em ajudar, mas não poderá ser presencial (por muito que me agradasse voltar à FEUP).
  6.  # 7

Colocado por: BazingaLuisa tenho trabalhado frequentemente com diversos softwares de monitorização de energia, não no mercado doméstico, mas em edifícios de serviços e indústria.
    Relativamente à gestão de energia, utilizamos depois os sistemas de gestão centralizada e em alguns casos específicos os próprios distribuidores de energia controlam alguns equipamentos. Se estiver interessada terei todo o gosto em ajudar, mas não poderá ser presencial (por muito que me agradasse voltar à FEUP).

Olá Bazinga,

Agradeço muito a disponibilidade. Pode enviar um contato de email para [email protected] ? Obrigada

0.0116 seg. NEW