Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos!!

    Recentemente comprei uma casa com sistema de aquecimento de piso radiante hidráulico, sendo que a fonte de calor é recuperador a lenha. Tem também um deposito de 500 litros, mas que está a aquecer através da serpentina.

    Quando fui para usar o sistema verifiquei alguns problemas, ambas as bombas de circulação estão a funcionar, mas nenhuma das divisões está a aquecer. Então resolvi fazer um teste, que foi o seguinte:

    20:00h - Fiz fogueira
    20:25h - Bomba de circulação do recuperador começou a trabalhar
    21:40h - Bomba de circulação do depósito começou a trabalhar
    23:15h - Não tinha nenhuma divisão quente.

    No dia seguinte, as 8 da manhã o depósito estava com a água a 60 graus e a bomba ainda a trabalhar e mesmo assim não tinha nenhuma divisão quente.

    Que problemas posso estar a ter no meu sistema??
    Alguém me pode ajudar??
  2.  # 2

    Pode ser somente ar nas tugagens, tem o colector de ligação acessível? Tire umas fotos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MarcoOliveira17
  3.  # 3

    É problemas se circulação ou ar nos circuitos ou cabeças fechadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MarcoOliveira17
  4.  # 4

    Desde já obrigado pelas respostas.

    E como posso fazer para tirar o ar das tubagens??
    Os colectores estavam montados assim, tenho ideia de pelo menos 1 estar montado de forma errada.
      20171020_111620.jpg
      20171020_113424.jpg
  5.  # 5

    O ideal seria chamar um técnico para lhe purgar a tubagem toda provavelmente vai ter que fazer circular a água por cada circuito a fim de empurrar a água toda para fora visto que tem aí circuitos acima do purgador do colector, isso com uma mangueira ou bomba de enchimento faz isso
  6.  # 6

    Tire também uma foto na zona do acumulador e as bombas circuladoras
  7.  # 7

    Não tem cabeças eléctricas?como, supostamente vai controlar a temperatura nas diferentes divisões?
  8.  # 8

    Se fosse uma única divisão grande não precisava de cabeças
  9.  # 9

    Boa tarde,

    Quando comprei a casa, o sistema já estava assim. Eu pretendo meter cabeças elétricas com os reguladores de temperatura nas respectivas divisões.

    O sistema também não está preparado para aquecer AQS, ao mexer já quero por tudo em condições.

    Foto da bomba que está no recuperar não tenho.
      20171020_153041.jpg
      20171020_153101.jpg
      20171020_153119.jpg
  10.  # 10

    Quase de certeza absoluta que é ar na instalação, agora pelo que vejo o depósito não me parece que esteja preparado para aqs da maneira que está instalado, pois parece-me ser um depósito de aqs com uma serpentina ou seja não estou a ver ali sítio para aqs ou tem aqs instantânea ou duplo depósito que não esteja a ver, para já a solução passa por purgar tudo até ao colectores e dos colectores para a frente
  11.  # 11

    Este depósito não está preparado para AQS, já tenho outro que mandei fazer em inox de 200lts. Agora tenho que arranjar maneira para o instalar, e usar os 2 ao mesmo tempo. Mas primeiro queria ter o aquecimento do piso a funcionar, o que não está fácil. Pois não é qualquer Picheleiro que percebe deste tipo de aquecimento. E os que percebem estão cheios de trabalho 😔

    Hoje vou fazer um novo teste, vou fechar tudo no colector do rés do chão, e vou só deixar 1 circuito aberto do 1° piso da casa, para ver se consegue empurrar o ar e aquecer aquele quarto.

    Também reparei que a válvula automática que tenho a saída do depósito não está a trabalhar bem, pois a bomba estava a trabalhar e a válvula estava fechada, e o termómetro que tem depois da válvula só acusava 20 graus
  12.  # 12

    Hoje quando cheguei a casa as 18 horas a bomba circuladora do depósito ainda estava a trabalhar (desde ontem a noite) e tinha água no depósito a 58 graus. E não tinha nenhuma divisão quente. Isto está tudo a bater mal!!

    Deixo aqui uma foto com a ligação da bomba do recuperador de calor.
      20171107_184253.jpg
  13.  # 13

    Não sei se percebi bem mas ao que vejo nas fotos a casa tem cave mais 2 pisos?

    Os 2 coletores estão no piso do meio 1 virado para cima outro para baixo?

    É isso?
  14.  # 14

    A casa tem cave mais 2 pisos. Um colector está na cave virado para cima (rés do chão) e outro está no 1°piso virado para baixo para ligar à cave.

    Não percebo muito, mas penso que o colector da cave não trabalha bem assim como está montado. Penso que devia de ter os caudalimetros virados para cima e não para baixo como esta.
  15.  # 15

    Isso tem que ser purgado, tem que ir ao colector, não é nada de outro mundo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiZedaMotinha, MarcoOliveira17
  16.  # 16

    Colocado por: Sergio RodriguesIsso tem que ser purgado, tem que ir ao colector, não é nada de outro mundo
    experimenete a desapertar as duas carapuças que estam nos purgadores automaticos (aqueles elementos esguios que estam na lateral do colector)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MarcoOliveira17, sandra1974
  17.  # 17

    Para despistar o problema, feche o colector que está na cave, que poderá ser difícil purgar o ar.
    Funcione apenas com o de cima, depois então abra os purgadores do coletor de cima até sair o ar.
    Se não funcionar ainda, então o problema poderá estar na misturadora termoestática ou na valvula
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MarcoOliveira17
  18.  # 18

    Colocado por: jorgealvesexperimenete a desapertar as duas carapuças que estam nos purgadores automaticos (aqueles elementos esguios que estam na lateral do colector)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MarcoOliveira17
    cuidado que esta sujeito a levar banho
  19.  # 19

    Penso que já descobri 1 dos problemas. Dei conta de que a bomba que está no depósito estava sempre a trabalhar e então resolvi ver o que se passava e ela não estava a enviar sempre água para o piso. Acho que o termostato esta meio avariado e não da sempre sinal a eletrovalvula para abrir então fica a recircular no depósito.

    Queria que me dessem a opinião sobre uma coisa.
    Se eu tivesse um purgador antes dos colectores que estão na cave, não seria melhor para purgar do que estar a purgar as serpentinas 1 a 1???
      20171107_211628.jpg
  20.  # 20

    O termostacto não deve estar avariado deve é ter ar na zona onde está instalado e lê mal a temperatura, esse primeiro termostacto depois do depósito devia estar no depósito no topo assim está sujeito a ler mal a temperatura, o outro é o de segurança pro piso também pode apanhar algum ar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MarcoOliveira17
 
0.0228 seg. NEW