Eu estou neste momento a elaborar um projecto de uma habitação unifamiliar, geminada num dos lados, e fiquei com uma dúvida acerca dos alinhamentos dominantes. Eu gostaria de, no lado da habitação vizinha criar um plano (que entretanto se desdobra e faz pala) e recuar o volume do edifício. Neste caso, qual é o alinhamento que deve ser mantido? O do plano, certo? Eu anexei uma imagem esquemática para ilustar o que pretendo. No caso, a mancha castanha seria a habitação vizinha.
Tem de perguntar ao arquitecto que es´ta a fazer o projecto, Este deve saber quais os alinhamentos que a entidade licenciadora irá permitir ou não. Seja através do regulamento do loteamento, seja decorrente do Regulamento municipal ou até do PDM ( alguns pdm especificam isso). O idela é pegar no estudo previo e marcar um atendimento com o tecnico que irá analisar o projecto de arqutiectura.
Estas pessoas agradeceram este comentário: SusanaCC
Agradeço a resposta, Pedro Barradas. No caso, eu sou a arquitecta que está a fazer o projecto. O regulamento (como acredito que a maioria diga) só diz que se deve manter o alinhamento dominante. A minha dúvida é, partindo do príncipio que a casa representada com a mancha castanha está com o alinhamento dominante, que elemento (muro/plano ou corpo) devo alinhar com a casa vizinha? Pela sua experiência, por qual alinharia? (Como o técnico que irá analizar o projecto ainda não entrou ao serviço, os colegas ainda não sabem qual será o entendimento.)
Colocado por: Pedro Barradasentão aguarde... e esclareça a situação com o seu cliente.
Sim, seria o ideal. Contudo, é "impossível" ficar à espera, quando nem sequer sabem quando será possível marcar audiências. Daí estar a perguntar a outros colegas que possam dar algum feedback.
Já alguma vez fez um projecto com uma solução semelhante?
Já... Mas sabe que cada caso é um caso, cada cabeça, sua sentença...eu sinceramente , acho que mantem/ assegura o alinhamento geral do edificado, o que recua é o interior, pelo que assim não vejo qual o problema do que pretende executar, Tem a caixa global, e tem um off-set desse elemento. Boa sorte.