Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Eu estou neste momento a elaborar um projecto de uma habitação unifamiliar, geminada num dos lados, e fiquei com uma dúvida acerca dos alinhamentos dominantes.
    Eu gostaria de, no lado da habitação vizinha criar um plano (que entretanto se desdobra e faz pala) e recuar o volume do edifício.
    Neste caso, qual é o alinhamento que deve ser mantido? O do plano, certo?
    Eu anexei uma imagem esquemática para ilustar o que pretendo. No caso, a mancha castanha seria a habitação vizinha.

Agradeço, desde já, qualquer ajuda.
      exemplo1a.jpg
  2.  # 2

Tem de perguntar ao arquitecto que es´ta a fazer o projecto, Este deve saber quais os alinhamentos que a entidade licenciadora irá permitir ou não. Seja através do regulamento do loteamento, seja decorrente do Regulamento municipal ou até do PDM ( alguns pdm especificam isso).
    O idela é pegar no estudo previo e marcar um atendimento com o tecnico que irá analisar o projecto de arqutiectura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SusanaCC
  3.  # 3

Agradeço a resposta, Pedro Barradas.
    No caso, eu sou a arquitecta que está a fazer o projecto. O regulamento (como acredito que a maioria diga) só diz que se deve manter o alinhamento dominante.
    A minha dúvida é, partindo do príncipio que a casa representada com a mancha castanha está com o alinhamento dominante, que elemento (muro/plano ou corpo) devo alinhar com a casa vizinha?
    Pela sua experiência, por qual alinharia?
    (Como o técnico que irá analizar o projecto ainda não entrou ao serviço, os colegas ainda não sabem qual será o entendimento.)
  4.  # 4

então aguarde... e esclareça a situação com o seu cliente.

Colocado por: SusanaCCComo o técnico que irá analizar o projecto ainda não entrou ao serviço, os colegas ainda não sabem qual será o entendimento.)
    Concordam com este comentário: SusanaCC
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradasentão aguarde... e esclareça a situação com o seu cliente.

Sim, seria o ideal. Contudo, é "impossível" ficar à espera, quando nem sequer sabem quando será possível marcar audiências.
    Daí estar a perguntar a outros colegas que possam dar algum feedback.

Já alguma vez fez um projecto com uma solução semelhante?
  6.  # 6

não vejo problema com isso, mas terá de ser o técnico na CM a dizer qualquer coisa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

Já... Mas sabe que cada caso é um caso, cada cabeça, sua sentença...eu sinceramente , acho que mantem/ assegura o alinhamento geral do edificado, o que recua é o interior, pelo que assim não vejo qual o problema do que pretende executar, Tem a caixa global, e tem um off-set desse elemento.
    Boa sorte.

0.0127 seg. NEW