Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Comprei um casa em que tem instalado um recuperador de calor de dupla face, preceisava da vossa ajuda para tentar torna lo mais eficiente uma vez que me parece gastar mais lenha do que aquece

    Hote

    Depois de ler alguns tópicos aqui no fórum decidi tirar a grelha superior e única na hotte e espreitar lá para dentro, sendo que tem uma placa de lá de rocha de cada lado da hotte
    No recuperador também tem lá de rocha a isolar o recuperador das paredes

    Devo tirar a lá de rocha ?
    Coloco um ventilador dentro da hotte para mandar o ar quente para fora ??

    Cumprimentos
    Barbosa
      IMG_20171107_184841.jpg
    •  
      aacc
    • 8 novembro 2017

     # 2

    O "combustível" para essa lareira é que é engraçado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tdetone
      IMG_20171107_1848412.jpg
  2.  # 3

    convém ter uma entrada de ar por baixo para o ar frio entrar, aquecer, subir e sair pela grelha superior.
    Pode colocar ventilador mas são precisos alguns cuidados senão começa a puxar fumo para a sala, e não é qualquer ventilador que esteja apto para trabalhar dentro da hotte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tdetone
  3.  # 4

    Bom dia

    o combustivel é para o "morcao" que abastece

    hoje de manha encontrei uma abertura por baixo do recuperador (foto abaixo)

    será suficiente para entrar AR?? a la de rocha das latererais nao deveria ser tirada para que o ar circula-se melhor até há hotte??

    a ideia dos vetiladores era fazer com que o ar quente que esta la dentro saisse uma vez que sai pouco ar pela grelha superior


    Cumprimentos
    ABArbosa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
      IMG_20171107_193751.jpg
  4.  # 5

    qual a medida dessa entrada de ar? se for igual á de cima deve chegar (aprox. 15x30cm)
    a la de rocha não deve estar encostada ao recuperador, a ideia é o ar passar junto do recuperador para aquecer o ar.
    experimente injectar ar nessa entrada por baixo com o ventilador e ver se melhora o rendimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tdetone
      c.jpg
  5.  # 6

    Caro António, e de que material são as paredes em redor da hotte e do recuperador? Consegue perceber se essa abertura por baixo do recuperador não está obstruída?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tdetone
  6.  # 7

    Bom dia

    Colocado por: fsilva106qual a medida dessa entrada de ar? se for igual á de cima deve chegar (aprox. 15x30cm)
    a la de rocha não deve estar encostada ao recuperador, a ideia é o ar passar junto do recuperador para aquecer o ar.
    experimente injectar ar nessa entrada por baixo com o ventilador e ver se melhora o rendimento
      c.jpg


    a medida de entrada de ar é superior á de cima comparei com grelha mas nao tinha uma fita metrica á mao
    Coloquei um ventilador em cima e parece ter melhorado um pouco

    Colocado por: mhpintoCaro António, e de que material são as paredes em redor da hotte e do recuperador? Consegue perceber se essa abertura por baixo do recuperador não está obstruída?


    as paredes sao em tijolo de um lado e as 3 outras Faces a "rosa" em pladur
    Logo ja vou desmontar o recuperador e ver , mas assim a frio parece-me que a la de rocha lateral inpede o ar de circular
    um dos problemas que vou confirmar hoje tambem as passagens de ar quer pela coluna de fumos que pelos buracos da parede dupla
  7.  # 8

    Colocado por: tdetoneas paredes sao em tijolo de um lado e as 3 outras Faces a "rosa" em pladur

    Não tome isto como certo que não percebo nada do assunto, apenas li umas coisas: se isso é dupla face é porque a parede em tijolo não é exterior, pelo menos nessa não faz sentido ter a lã de rocha. Já onde tem o pladur, a doutrina diverge, mas se não quiser arriscar, não sei se dá para fazer, mas em teoria meter uma lã de rocha menos espessa já deveria ajudar a que o ar circulasse mais. Mas o essencial é ver se essa abertura por baixo está a fazer alguma coisa ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tdetone
  8.  # 9

    Boas

    Nenhuma das paredes é exterior
  9.  # 10

    Colocado por: tdetoneColoquei um ventilador em cima e parece ter melhorado um pouco

    Que ventilador colocou??

    Colocado por: tdetoneNenhuma das paredes é exterior

    nesse caso não precisa de lã de rocha nenhuma,
    as aberturas em baixo e em cima são suficientes para o arrefecimento da hotte e ajuda a circular o ar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tdetone
  10.  # 11

    O ventilador deve estar sempre a insuflar ar na hotte e não a extrair. Como colocou pode puxar fumos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tdetone
  11.  # 12

    Boas

    coloquei um ventilador daqueles baratos (imagem) só para testar a extrair da hotte , entao o melhor será colocalo na parte de baixo???

    Cumprimentos
      vent.jpg
  12.  # 13

    Colocado por: tdetoneentao o melhor será colocalo na parte de baixo???

    sim, é melhor,
    mas tem de ser um ventilador mais potente
  13.  # 14

    cuidado com a potência, para não criar presão negativa
  14.  # 15

    Boas, eu Também estou com uma situação igual em colocar uns ventiladores a extrair da hotte ou colocar um a forçar , também já pensei num que se colocam na hotte que enviam para outras divisões. mas e um pouco caro , essas ventoinhas será que aguentam ? obrigado
  15.  # 16

    A forma mais barata e segura de forçar ar no recuperador de calor é:
    -se o recuperador não tiver carter, devem criar um carter em chapa (pode ser alumínio ou zinco)
    -utilizar um ventilador (pode ser um exaustor de cozinha do genero que coloquei na imagem em cima) a insuflar ar frio para dentro do carter,

    vejam este link
    http://www.sitiodaslareiras.com/ferlux_701.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  16.  # 17

    Colocado por: fsilva106A forma mais barata e segura de forçar ar no recuperador de calor é:
    -se o recuperador não tiver carter, devem criar um carter em chapa (pode ser alumínio ou zinco) o Zinco liberta Gases com o calor.
    -utilizar um ventilador (pode ser um exaustor de cozinha do genero que coloquei na imagem em cima) a insuflar ar frio para dentro do carter,

    vejam este link
    http://www.sitiodaslareiras.com/ferlux_701.htm
  17.  # 18

    Boas realmente é uma obra interessante e no meu caso ainda vou construir a hotte e já tenho uma entrada de ar exterior debaixo do sitio onde vou colocar o recuperador que por sina e praticamente igual ao do link e mais difícil será fazer o cárter. eu também queria canalizar para duas divisões próximas. e com este sistema o ventilador pode ser simples. no meu caso o recuperador fica no R-ch de uma pequena vivenda
    • jbar
    • 1 dezembro 2017

     # 19

    Peço desculpa por raptar o tópico... mas tenho um problema semelhante.

    O meu problema é que o carter tem 2 saídas para o andar superior que uma é perigosa (no rodapé, mesmo junto ao flutuante, debaixo do roupeiro) e outra é inútil (num WC afastado).
    Recuperador queima bem, mas não há saídas de calor na sala. Ficamos a olhar para a beleza do recuperador, mas com frio.

    Como ando sem tempo livre para bricolages deste tipo, preciso de alguém que faça o serviço na zona de Aveiro :) Recomendações?
    O objetivo será o de reorganizar a estrutura interna de tubagens de uma hotte de pladur e eventualmente adicionar um ventilador para injetar ar.
 
0.0200 seg. NEW